sábado, setembro 24, 2005

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E EMPREGO

Lamego vive quase exclusivamente do comércio tradicional e, recentemente, foi criado um programa para o reabilitar e modernizar – URBCOM.

Criando acessos e infra-estruturas será possível potenciar o crescimento da Indústria?

Será fácil encontrar emprego ou trabalho?

Haverá formação profissional?

O que foi feito… e …o que nos falta…

10 comentários:

Percursor disse...

Há duas coisas essenciais que devem ser feitas para a revitalização e manutenção do comércio em Lamego. Primeiro temos que atrair para as pessoas de Lamego e principalmente as de fora de Lamego. Depois temos que modernizar esse comércio para que essas pessoas, de cá ou de fora, comprem no nosso comércio.

Na modernização pode ser que o programa URBCOM desenvolvido pela câmara seja uma boa ajuda e seja positivo para o comércio, mas não chega. Temos que atrair as pessoas. Como é que fazemos isso? Existem muitas coisas que podem atrair as pessoas desde as acessibilidades aos espectáculos, às visitas aos monumentos, aos cursos de formação, etc. Mas aqui voltamos aos problemas fundamentais que esta câmara não quer ver. Ou não consegue mesmo ver.

Acessibilidades, quer de fora para a cidade, quer dentro da própria cidade. Existem uma grande falta de acessos dentro da cidade, existe falta de estacionamento, não é bom para atrair as pessoas, veja-se que a grande obra do mandato (ou da década), uma rotunda, nos seus acessos não tem um único lugar de estacionamento, chamando aquilo centralidade, com lojas que vai ter, como vamos às lojas se não temos onde parar o carro? Isto podem parecer pequenas coisas, mas podem fazer a diferença. Além de que a falta de novos arruamentos faz com que haja falta de construções sóbrias em bons locais para comércio.

Existe também falta de equipamentos que tragam pessoas de fora. Por exemplo, quando atletas lamecenses têm que ir a Castro Daire para ir a uma piscina coberta, ou músicos terem que ir a Tarouca ensaiar no auditório, eles estão a deixar o seu dinheiro aos comerciantes da zona, seja em almoços, cafés, ou até outras coisas.

No caso da indústria é claro que deveria ser criada pelo menos uma zona industrial não poluente. Aliás, nem se percebe como é que Lamego ainda não possui um zona industrial em condições, quando qualquer vila ou cidade tem uma! Seria ainda melhor se nessa zona industrial fosse criado um centro de negócios.
Ela poderia ser feita em Juvantes ou em Penude, numa zona plana, juntamente com a construção de uma ligação à A24 naquela zona, poderia ser também a entrada sul em Lamego.

1arb disse...

Refiro-me especificamente ao URBcom e para dizer que este programa parece-me que vem demasiado tarde e que não vai resolver os problemas da modernização do comércio da cidade de Lamego, pois os nossos comerciantes, da zona intervencionada, estão totalmente descapitalizados para investir nos seus espaços comerciais. Isto é, não têm dinheiro e qualquer investimento requer capitais próprios, sempre mais “caros” principalmente em períodos de recessão como a conjuntura mundial que estamos a viver.
Pergunto porque é que este programa não apareceu há 10 anos atrás?
(Há outras muitas questões a colocar, mas agora não tenho tempo.)

palu disse...

Eu venho falar um pouco da formação profissional. No meu entender existe uma enorme falha nas nossas escolas secundárias no que diz respeito aos cursos técnico – profissionais. A Escola de Hotelaria vem diminuir a carência deste tipo de cursos, mas penso ser possível fazer mais e melhor, quer através das escolas secundárias quer através da criação de novas escolas para o efeito.

e.f. disse...

É verdade palu, e também é verdade que temos muitos, muitos cafés e alguns restaurantes.

Mas não chega...não tarda estaremos a formar jovens de cá para irem para fora trabalhar.O problema é que os cafés e restaurantes "bons empregadores" de Lamego são poucos. Os empregados ou são pagos a "meias" pelo Intituto Emprego ou trabalham no comércio e vão fazer as horas das refeições.

Moderador disse...

Parabéns pelos coments...

Só uma achega...o URBCOM em Lamego é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lamego e Vale do Douro Sul e pela Câmara Municipal de Lamego.

Poderão ver mais detalhes em http://www.min-economia.pt/port/documentos/p_nota_urbcom.html

alguemsabe disse...

A industria o comércio e o emprego apenas terá futuro no dia em que a autarquia elaborar e executar um verdadeiro plano estratégico do Turismo para o concelho!
Ou alguém duvida que a maior fonte de emprego e receitas, futuramente, terá que passar pelo turismo?

Basta olhar para alguns exemplos, como Óbidos, Marvão, Salamanca, Santiago de Compostela, Cáceres... Verdadeiros exemplos de aproveitamento turistico de todas as suas potencialidades. E Lamego tem tudo para ser uma grande potência turística.

Não se entende como por exemplo, não existe um plano guia da cidade moderno e em várias linguas, nem no posto de turismo, nem no site camarário.
Sinalética dos monumentos, rampas de acesso, gabinete de arqueologia, museu arqueológico, venda de
produtos e merchandising destinado ao turismo;
geminação com outras cidades;Requalificar a Serra das Meadas como espaço pedagógico e de desportos de aventura,novo parque campismo, pousada da juventude; requalificar zona do castelo, da sé, bairro da ponte, S.Pedro de balsemão,....etc, etc

Percursor disse...

Nem sequer um mapa actualizado da cidade existe...

e.f. disse...

Vejam as diferenças...

"O Forum Viseu abriu portas no dia 13 de Setembro, 27 meses depois do seu lançamento. Um empreendimento com três pisos comerciais, onde estão distribuídas 81 lojas..."

"...o Forum Viseu está integrado na área de intervenção do Programa Polis..."

"Mil postos de trabalho directo"

Anónimo disse...

POR FALAR EM DESPORTO, O PAULO ANDRADE AFINAL DEMITIU-SE OU NÃO? OU FOI SÓ TRETA PARA O PRESIDENTE FAZER MÁ FIGURA NA ENTREGA DA MEDALHA? NÃO SEI COMO UM ESCROQUE DAQUELES AINDA ESTÁ NO CLUBE. NÃO TEM PALAVRA. DIZ QUE NÃO TEM TEMPO PARA O CLUBE? ENTÃO O QUE ANDA A FAZER LÁ? PRESTÍGIO? DEVIA ANDAR NAS TABERNAS E CONTINUAR LÁ. A MULHER TEM A MANIA E QUERIA ABARBATANAR A ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES! PROBLEMÁTICA! DEVE SER INFLUENCIA DO MARIDO QUE NÃO VALE O AR QUE RESPIRA.

Mind Booster Noori disse...

Realmente, concordo com o percursor: dei com este blog (cuja ideia desde já felicito) quando eu, um Lamecense, estava à procura de um mapa de Lamego que cubrisse o "Lugar do Cerrado" na Net... E não se encontra nenhum. Será que o Turismo de Lamego tem um mapa desses? Será que os criadores deste blog, interessados como estão na melhoria da nossa cidade de Lamego, poderiam fazer o favor comunitário de colocar online um mapa actualizado de Lamego? Pelo menos os Lamecenses que estão fora da nossa cidade agradeceriam...

Obrigado,
Marcos Marado