quinta-feira, setembro 29, 2005

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - PÓLO DE LAMEGO

Lamego teve a Moderna e a Portucalense mas não soube investir no Ensino Superior...
Passados todos estes anos...Lamego tem uma rotunda...e a ESE-PL estas instalações...














O que NÃO foi feito...e o que falta fazer...

22 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ipse Ego disse...

Por incrível que pareça...é verdade caro anónimo...aquilo, de facto, é a entrada da Escola Superior de Educação - Pólo Educacional de Lamego!

Esta Escola Superior está instalada numa cave de um prédio habitacional, situação que se previa provisória, no entanto, já lá vão pelo menos 8 anos. Estas instalações resumem-se a um hall de entrada (onde se situa a secretaria, a sala dos professores) e um corredor com 8 salas de aula, duas salas de computadores, três casas-de-banho, o bar e biblioteca.

Nesta Escola estão em funcionamento as Licenciaturas em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Educadores de Infância e, Desporto – Variante Em Desporto De Recreação. ( julgo serem cerca de 300 alunos).

Moderador disse...

"Anonymous said...
Isso é o quê exactamente? Tem salas de aula ou é um espaço de arrumos/armazém? É uma cave ou um R/c de um prédio? A sério que é uma escola superior?!?

11:46 PM, Setembro 29, 2005 "

Aluno indignado disse...

Sou aluno na ESEV-PL e, para ser honesto quando soube que vinha para cá, nem sequer sabia localizar Lamego no mapa....mas isso é outra história!
Quando cá cheguei para fazer a matrícula foi-me muito dificil encontrar a Escola porque nem sequer os habitantes me souberam dizer onde era...até que alguém me disse qualquer coisa do género: "Ah eu acho que sei onde fica... fica ali por de trás do Pingo Doce...até acho que que ainda faz parte dos anexos do Pingo Doce"! E assim foi, dirigi-me à dita superficie comercial e um bocadinho mais à frente ali estava ela... aquela a que nós chamamos "carinhosamente" Os Anexos do Pingo Doce.

mal informado disse...

Pró aluno indignado... habitua-te meu... que em Lamego "mui nobre ciudade", é assim! Mas não te preocupes que acabas por te habituar! eheheh

Anónimo disse...

Estou a ver que este blog é dedicado à cidade de Lamego... Objectivo: Apontar o que de pior tem a cidade!!(pelo menos o pouco que li!)
Pois muito bem... Sou aluna do Pólo de Lamego! É verdade que o pólo não tem condições! Fica muito a desejar em termos de estruturas... Mas tem uma uma coisa que faz dele um espaço muito especial!! Todos os que ali dentro trabalham e estudam formam uma "grande familia"... E hoje, não troco os "meus anexos do Pingo doce" por nada deste mundo!! Nele aprendi que, com pouco pode-se fazer muito... Só quem lá passa sabe a magia que aquele pequeno espaço tem e as saudades que deixa a todos aqueles que lá estudaram...
Somos pequeninos aos olhos do mundo... Mas sabemos que somos grandes!! Um abraço/beijinho para todos aqueles que estudam no pólo de lamego!! :) Cátia

Orabolas!!! disse...

Um beijinho, Cátia! É bom sabermos defender aquilo que é bom para nós!
Agora, quanto às instalações da Escola Superior de Educação, será melhor que perguntem a Viseu por que motivo não querem aproveitar nenhumas das alternativas em termos de espaço que já lhes foram oferecidas pelo actual Cãmara...
E procurem saber por que motivo há gente em Viseu que quer a todo o custo acabar com as Escolas de Lamego... e já agora informem-se igualmente de gente que, aqui em Lamego, por motivos de protagonismo pessoal, emperra todo o sistema...
Já tenho lido numa coisa a que chamam jornal, falar muito mal do Dr. Álvaro bonito... Grande maldade e injustiça!!! Se existe ensino superior em Lamego é à custa da persistência e do querer deste Senhor, que, sem qualquer interesse que não seja o profissional, tem feito crescer uma Instituição da qual até há bem pouco, muitos Lamecenses (até dos chamados ilustres- que vontade rir!!!) nunca tinham ouvido falar!!!
Depois a culpa é da Câmara!!!

sapinho disse...

De facto, em termos de ambiente não há melhor...sem dúvida nenhuma!!! Toda a gente se conhece, a relação com os professores é óptima, são todos duma acessibilidade incrível...
Mas não é por isso que nos devemos calar em relação às nossas instalações…antes pelo contrário…uma vez que gostamos tanto da Escola há que fazer pressão com a autarquia, ou a quem seja, para que nos arranje instalações decentes para que possamos ser mais e melhores...como por exemplo a ESGTL que no ano passado abriu dois cursos novos e este ano parece-me que já há mais dois!!! Enquanto nós devido às nossas instalações fechamos cursos!!!
Tenho muita pena que assim seja!!!

Aveiro disse...

Estou de acordo com tudo o que li até agora...e concluo que os Lamecenses não dão valor aos estudantes universitários, no entanto deviam "dar graças" por nos terem cá , pois somos nós que lhes damos a ganhar algum dinheirinho ao longo do ano lectivo, através das rendas a que nos sujeitamos (sem vermos qualquer recibo), as comprar que fazemos diariamente, na Solumen, Copyprint, os jantares que fazemos, etc,etc,etc...

E pelo que se ouve dizer a ctual Câmara só tomou uma atitude em relação a nós depois de Tarouca se ter chegado à frente com a cedência de um terreno para construção! (Mas isto é um aparte, não me interessam as politiqices)

Contudo isto, acho que tanto nós (estudantes) como a população lamecense devia manifestar a importância que temos para a cidade e a intenção que temos em que fiquemos por cá...nós temos que mostrar que somos uma mais valia para a cidade!

sapinho disse...

Olá Aveiro, tens razão no que dizes mas também já ouvi dizer que era melhor não fazermos muito "barulho" porque estamos sob a pressão de nos tirarem de cá!!!! É o que se diz...mas também já se diz isso desde que esta Escola existe.

Bainessa disse...

Lá está!!!! Não é justo!!!! PAGAMOS O MESMO VALOR DE PROPINAS que Viseu e que a ESGTL e as nossas instalações não têm qualquer tipo de comparação!!!! Sejamos justos!!!
Não faço a minima ideia a quem nos devemos queixar...mas deviamos mostrar o nosso desagrado de alguma forma...NÃo NOS COMEM POR PARVOS!!!! Se continuamos neste estado amorfe, todos os anos aumentam 100€ nas proprinas e nós deixamos estar quietos porque "ao menos temos bom ambiente"...POR FAVOR!

aveiro disse...

Ao menos este ano já não pagámos os impressos das matrículas...já são menos 15 € ;)

gestorinho disse...

Atenção meus amigos...a ESGTL também não tem umas instalações "nada por aí além"! É certo que são melhores que as do Pólo e, sendo assim não é justo pagarem o mesmo que nós ou Viseu! Sei que as vossas aulas dividem-se entre o Pólo e o Complexo Desportivo...deve ser tramado...o tranporte lá para cima é à vossa conta?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
palu disse...

Caros amigos, eu frequentei a melhor universidade do país em termos de instalações e penso que vocês devem lutar por uma melhoria das instalações da vossa escola porque o facto de ter boas condições não faz diminuir o espírito académico, antes pelo contrário.
Quando entrei, pela primeira vez na ESEV-PL nem queria acreditar que era possível ter ali aulas mas depois reparei que a minha universidade também tinha começado assim e hoje em dia está óptima. Por isso, lutem por uma condições melhores! !

Filipe disse...

Eu chamo aquilo de "Enfermaria"... azulejos nas paredes azuis e brancos... lol... mas apesar de ser uma "cave" pequena é muito acolhedora... somos muito poucos mas conhecemo-nos todos...!!!

e.f. disse...

Pois é Filipe e colegas...o ser humano tem a grande capacidade de se adaptar às adversidades...o Português tem ainda mais uma particularidade - é um satisfeito por natureza. "Podia ser pior..."!

Garantidamente, quando um dia sonharam entrar na universidade, nunca pensaram que entrariam numa "Estatal" com tão más instalações. Passados uns dias começam a construir a "vossa família" e pronto..."podia ser pior"...

E se o pai vos pergunta pelas instalações respondem: "Ah é para aí um T6...olha...podia ser pior!"

VOCÊS SÃO MUITO IMPORTANTES para Lamego e os Verdadeiros Lamecenses querem que vocês cheguem a casa e digam "Ó pai aquilo não podia ser melhor"...

Já se passaram muitos anos e se Lamego tem dinheiro para coisas pouco importantes também o terá de ter para resolver o que nos é MUITO IMPORTANTE...

Já se perderam muitos anos...mas apostando FORTE agora...
PODE SER MUITO MELHOR!

Percursor disse...

Vocês são muito importantes para Lamego! E não é só pelo dinheiro que cá deixam, mas pela prestigio e pela vida que trazem convosco.
E tenho a certeza que a grande parte dos lamecenses pensa o mesmo.

Sinceramente acho que aquelas instalações não são minimamente dignas da vossa escola, acho que já deveria haver uma escola nova. Tenho muito receio que isso vá acontecer em Tarouca. quando vi aquela noticia de que o presidente de Tarouca ofereceu terreno e dinheiro para a escola fiquei muito preocupado.

Sei como funciona a câmara de Lamego e sei que por isso normalmente Lamego nestas coisas sai a perder, mesmo para concelhos menos populosos! Espero que fiquem e que tenham um edifício novo.

Teco i Nichan disse...

Uma pessoa de Lamego que comece e acabe cá os estudos...

1º Começa por exemplo no infantário do bloco de Apartamentos da Ortigosa;

2º Evolui um bocadinho e vai para as "Anexas";

3º Evolui mais um bocadinho e vai para o "Ciclo";

4º O Liceu...Ahhh isto sim...

5º Ups...Regresso a um bloco de Apartamentos perto da Ortigosa...ESE-Pólo de Lamego!

É tempo de mudar...Por Lamego!

Lipezito disse...

Concordo plenamente quando dizem que nós, estudantes universitarios da cidade de Lamego, somos muito importantes para a terriola mas sinceramente nao concordo quando dizem que os lamecences pensam o mesmo... Se assim pensam porque é que na Semana Academica a policia estava na tenda noite sim noite sim??? Alguem chamou a policia para calar as pessoas da rua na noite da Sra. dos Remedios?? A ideia que tenho é que Lamego sem nós nao passava de uma terra de interior (á imagem de Bigorne, p.e.) mas os habitantes ainda nao perceberam tal facto...

Ja agora um aparte: ipse ego nao somos 300 mas sim a passar os 600 alunos!!! Somos muito nao somos??

Paulo disse...

Quem diz mal delamego... tem bom remédio... que eu saiba, não está cá ninguém obrigado, por isso quem não gosta de ESE que se vá, é uma verdade que tem umas instalações muito más, mas são as que temos, e deviamos lutar para que elas fossem melhores em vez de tanto se criticar. nunca vi uma Greve dos Alunos da ESE, só vejo comentários parvos como comparar uma semana academica com séculos de tradições com as festas em honra da Nossa Senhora dos Remédios, é degradante ver comparações deste tipo.
Os alunos são importantes para lamego, não só economicamente como socialmente, introduzem novas culturas e sub-culturas, as quais nem sempre são bem recebidas pela gerações com mais idade.
Se querem fazer da ESE uma grande escola lutem por ela...

Anónimo disse...

já vi escolas de condução com melhores condições,enfim Lamego cidade Fantasma)no seu melhor