O pombo tem sido o símbolo da paz e do amor...o seu número em Lamego comprova claramente a sua vontade de proliferação.
Numa altura em que só se fala em gripe das aves é também de referir que existem vários estudos científicos que comprovam a resistência dos pombos ao H5N1, ou seja os pombos não são contaminados.
Numa altura em que só se fala em gripe das aves é também de referir que existem vários estudos científicos que comprovam a resistência dos pombos ao H5N1, ou seja os pombos não são contaminados.

Por outro lado todos sabemos que representam focos potenciais de infecções e que os seus dejectos causam prejuízos enormes à cidade, particularmente nos telhados e monumentos...
Não pedimos a matança massiva destes animais, não é a forma mais correcta ou humana de lidar com este problema, pedimos o controlo da população de pombos por métodos menos cruéis, como a criação de locais de nidificação artificiais (nos quais os ovos são recolhidos periodicamente), a distribuição de milho impregnado com contraceptivo oral ou mais "à Nova Iorque" a largada de falcões (predadores de pombos)...
11 comentários:
Ora ai está uma questão que Lamego devia reflectir. Sendo Lamego a cidade de Portugal com mais monumentos por metro quadrado m2,a meu ver, devia estar preocupada com este problema, que é enorme. Todos nós passamos diáriamente junta á câmara ou ao GAT e observamos a degradação que se começa a notar nos beirais destes edifícios. Não sei o quê, mas algo tem de ser feito.
Concordo plenamente com este tema e a forma como é abordado, os monumentos de Lamego não se conseguem defender sózinhos. Todos os Lamecenses têm a obrigação de os preservar o melhor possível.
Caro moderador estou certo que esta nova câmara vai certamente tomar medidas no sentido de solucionar esta questâo. No entanto deixe-me felicitá-lo por ver que há cidadãos que são observadores,e tentam alertar quem de direito para a solução destes problemas. UM ABRAÇO
Bem visto, a dos falcões parece-me uma ideia interessante.
Quando lavo o carro nao sei se um falcão me chegava...
bem penso que a melhor forma é prevenir... como não sei mas o xico lopes já está a tomar medidas
Já que o Chico mandou abater os gatinhos da engenheira podia aproveitar a onda e mandava haviar também os pombos.
Isso já devia ter sido feito há muito tempo.
Que ideia é essa de que Lamego é a cidade de Portugal com mais monumentos por m2... basta ver uma qualquer listagem de património classificado para verificar que tal não é verdade. Tem de facto (já teve mais e conforme o tempo passa parece ter menos), um património artistico arquitectónico significativo que urge tratar e valorizar, sendo sem duvida um dos elementos que poderá contribuir de forma significativa como polo de desenvolvimento, mas não está, nem de perto nem de longe, classificada nesse ranking. Só a titulo de exemplo: Óbidos e toda ela classificada.
Os pombos (os seus dejectos) são sem duvida um elemento de degradaçãomas pior do que esse são os "pombos" generus " PATOS BRAVOS" (vulgo empreiteiro) que não olham a meios para atingir fins, condujuvados por Câmaras Municipais dormentes, pouco atentas, laxivas, que permitem que tudo se faça...em lamego os exemplos são mais que muitos.... ESSA DEVE SER A PREOCUPAÇÂO...só depois vêm os Pombos.
Obrigado pelo tempo dispensado
Murilovsky
APOIADO, mas que Lamego tem muitos monumentos lá isso tem!
Enviar um comentário