sexta-feira, março 09, 2007

ATERRO DA DISCÓRDIA

Em 1999, duas freguesias de Lamego, escondidas nas encostas da serra de Montemuro, entraram no mapa dos protestos. Lazarim e Bigorne ocuparam a linha da frente num duro combate contra a instalação do aterro sanitário do Douro Sul.
O povo não estava contra o aterro, mas contra a localização prevista no projecto inicial. As populações alegavam que a obra iria contaminar as nascentes de água.

Todos os dias, durante muitos dias, homens e mulheres, velhos e novos, ocuparam os terrenos barrando a entrada das máquinas. Às questões ambientais juntaram-se outros argumentos. Foram invocadas irregularidades nos processos de expropriações. Em causa estavam terrenos privados e baldios das duas freguesias.

De pouco serviu tamanha contestação perante a tamanha força da autoridade. Dezenas de militares da GNR, cavalos e cães invadiram o protesto. As imagens do povo empurrado, ferido e derrotado correram o país.
O protesto espalhou-se pelo norte do país em várias manifestações contra a política ambiental do governo de então. Sócrates, o então ministro do Ambiente, garantia que o executivo não cedia ao argumento “não no meu quintal”.
E não cedeu… O aterro foi inaugurado em Janeiro de 2002. Veio pôr fim a 16 lixeiras a céu aberto. Hoje recebe lixos de 10 municípios.
O povo vive conformado, mas não se sente derrotado… Entretanto… muita coisa mudou.
Veja o que mudou em "Perdidos e Achados", sábado no Jornal da Noite da SIC.

40 comentários:

Anónimo disse...

Não me admirava nada que as previsões mais catastrofistas se tenham realizado.(tenho quase a certeza que é isso que acontece.
Todos sabiam que a base dos estudos apresentados eram uma grande treta.
Gostava de ouvir os politicos que defenderam aquela localização com tanto empenho que dessem a cara e fossem coerentes.
O problema é que neste pais (o meu) todo o que se faz mal em politica fica rectificado com o0 voto popular.... Assim é fácil decidir conforme se sopram os ventos.
Desgraçados de nós que temos politicos e gabinetes de estudo tão pouco sérios... E piorf é não termos uma o0pinião pública capaz e esclarecida...
Fiquem bem

Anónimo disse...

Cantas muito bem... mas não me alegras...

Anónimo disse...

Sinceramente a carga policial foi o que mais me revoltou na altura!! Mas depois, a frio, toda a gente tem de chegar à conclusão que estes são dos males que vêm por bem... as lixeiras a céu aberto são absurdas e concerteza que têm de fazer parte do passado.

Anónimo disse...

Esta semana foi cheia de coisas boas para o nosso querido executivo:

1º - Gostei que a Assembleia Municipal fosse levada a efeito nas instalações de uma das grandes obras do executivo anterior. Foi feito, desta maneira o reconhecimento da obra e do ex-Presidente.

2º - A maneira como esta assembleia foi conduzida, foi um sucesso. O Dr. Carrapatoso mostrou bem os seus nulos conhecimentos na questão, metendo as mãos pelos pés e vice-versa. Foi alvo da chacota dos presentes e agora dos ausentes.

3º - Foi de morrer a rir, as cotoveladas que o Xico Lopes dava na Teresa Jeová, por esta ter, frenéticamente, aplaudido a intervenção de um deputado socialista. Há quem diga, que nas próximas eleições, não renova o contrato.

4º - A maneira como o Dr.Agostinho Ribeiro, humilhou o pessoal da coligação, obrigamdo-o a retirar a proposta do aumento da água, foi o máximo. Diz quem sabe que nunca viu nada igual.

5º - Adorei, adorei, adorei, aquela do pedido de inspecção ao Instituto de Emprego, feito pelos presidentes, Lourenço Copitos de Almacave, da Magueijeira de Mgueija, claro, e do Zé ladrão da Penajóia.
Penso que foi a pedido da TéTé, só que lhes saíu o tiro pela culatra.
Afinal os inspectores só encontraram gáfes cometidas pela antiga directora que é precisamente a TèTé Jeová.

Sem duvida que Lamego é uma terra fora de série.

Há muita gente que nos faz rir...

Anónimo disse...

os encapusados e o cobarde do manda-chuva também festejaram ontem o Dia Internacional da Mulher??Há quem jure que foram vistos no seu quartel general a brindar aos shots em honra da sua brilhante organização mafiosa!!!

Anónimo disse...

Cobardola ...

Anónimo disse...

Anónimo das 7:40.

Gostei de saber dessa palhaçada.

Lamego tem aquilo que merece...

Anónimo disse...

parece k esse filme vai dar na tv!? vai ser bonito de ver?!

Anónimo disse...

Não percas. É digno de ser visto...

Anónimo disse...

atenção os 4taste não vêm a lamego...será o lider da jsd,o dr.barriga e dois macakitos encapuçados a dar autógrafos...cuidado mais uma do "El Máfia"!!!

Anónimo disse...

É isto o PS Lamego!? Isto é porquê!? É por agora se fazer alguma coisa por Lamego e antes não!? É por sentirem que as próximas eleições estão perdidas outra vez!? Ou simplesmente porque não sabem mais!? Tristes...
Não admira que os vereadores tenham deixado o PS Lamego...

Anónimo disse...

Ficaram chateados por a PSP ficar em Lamego...

Anónimo disse...

a polícia ficou ,mas os encapuçados continuam á solta...

Anónimo disse...

APITO DOURADO TAMBÉM CHEGOU A LAMEGO. NÃO SE TRATA DA BOLA, NÃO SENHOR, PORQUE AÍ O CLUBE DA TERRA TEM SIDO MAIS VEZES ROUBADO DO QUE TEM SIDO BENEFECIADO. TRATA-SE DE OUTRO JOGO E DE OUTRO CLUBE – CHAMA-SE RTDS (REGIÃO TURISMO DOURO SUL) E O JOGO É DE INTERESSES E DE POLÍTICA. OSÓRIO NAS SUAS DUAS DÉCADAS DE PRESIDENTE DA REGIÃO, HABITUOU-SE A GAMAR O QUE A REGIÃO LHE PODIA DAR E O QUE NÃO PODIA DAR. COMO NÃO TEM PROFISSÃO CONHECIDA, NEM HABILITAÇÕES ACADÉMICAS, SEMPRE CONFUNDIU O CARGO QUE OCUPAVA COM A PROFISSÃO E ESTAVA POR ISSO PRONTINHO PARA MAIS UM MANDATO DE 4 ANOS DE GAMANÇO. PARA TAL REUNIU AS ESPINGARDAS E CONTA COM OS VOTOS DE OUTROS ADEPTOS DO GAMANÇO – PRESIDENTES DA CAMARA DE TAROUCA E CINFÃES, DO MONSTRO DA GASTRONOMIA, O EVARISTO, PERDÃO, O VIGARISTO E DOS OUTROS 5 ELEMENTOS DAS DIFERENTES ENTIDADES QUE FAZEM PARTE, POR LEI, DO COLÉGIO ELEITORAL QUE TÊM ANDADO A SER SUBSTITUÍDOS À PRESSA PARA VOTAREM EM OSÓRIO. E AS OUTRAS CÂMARAS? OSÓRIO NÃO CONSEGUIU ATÉ AGORA, E ACHAMOS QUE JÁ ACORDOU TARDE, CONVENCER OS PRESIDENTES E DAS RESTANTES ENTIDADES. É QUE AFINAL HÁ UM PLANO B PARA SALVAR A RTDS DAS GARRAS DE OSÓRIO, VERDADEIRA AVE DE RAPINA DOS SEUS FUNDOS QUE ELE USA PARA PAGAR AS DÍVIDAS PESSOAIS. QUEM ENCABEÇA A LISTA DE OPOSIÇÃO A OSÓRIO, QUE ANDA AMARELO DE RAIVA, FÚRIA E REVOLTA?
LEMBRAM-SE DE UM POST ESCRITO NO DEFUNTO MEIA-LARANJA HÁ 1 ANO? POIS É ESSE MESMO. PIU-PIU É BRUXO. ÓSORIO TEM OS DIAS CONTADINHOS, PARA ALEGRIA DOS SEUS FUNCIONÁRIOS QUE PARA VÁRIAS VEZES TÊM TOMADO POSIÇÃO CONTRA O ESBULHO QUE ELE TEM FEITO DOS SEUS DIREITOS. VOLTAREMOS A ESTE ASSUNTO AO LONGO DA SEMANA. ESTAMOS BEM INFORMADOS.

Anónimo disse...

então já sabem quem são os encapusados???
eu gostava de saber...informem-me por favor...

Anónimo disse...

O Coitado do sr. administrador do aterro ficou mesmo mal na fotografia. Coitado não ganha um tostão pela elevada carga horária e pelo exaustivo labor que ali pratica. Coitado só tem telemóvel e automóvel pagos pelo aterro. Coitado deve sofrer de sinusite pois não lhe cheira mal quando o próprio jornalista adjectiva o cheiro de nauseabundo. Coitado fez promessas de emprego e investimento às gentes de Bigorne (para desistirem da luta)e assume hoje que nem uma única pessoa de Bigorne trabalha no aterro. Coitado enquanto presidente da Câmara deu 15000 contos para construir a sede da Junta de Bigorne em troca do silêncio mas deixou o saneamento e acessibilidades por fazer. Coitado do homem que mentiu a todos para conseguir administrar alguma coisa.

Anónimo disse...

Uma grande obra, não só para Lamego como para mais 10 concelhos aqui à volta de maioria do PSD e que hoje dão graças por tal obra.
Por aqui se vê a grandiosidade de um excelente presidente de Câmara que foi o Senhor JOSÉ ANTÓNIO ALMEIDA SANTOS.
A prová-lo estão os dois presidentes de junta de Lazarim e Bigorne, eleitos em listas do PS em agradecimento pela obra do aterro.
Isto é que era governar o concelho, que tantas saudades deixa.
Agora é só merendolas, estampanços de viaturas, desaparecimento de outras e balela, muita balela.

Anónimo disse...

Uma grande obra no local errado. Vivam as pessoas de Lazarim que não se deixaram comprar por um cartucho de rebuçados estragados. Perderam mas lutaram até ao fim. Bigorne torce a orelha por ter acreditado nas ofertas vazias do ex-presidente administrador.

Anónimo disse...

http://apertonostomates.blogspot.com/

Anónimo disse...

Anónimo das 11:31 deves sofrer de iletrecia... não percebeste nada do que foi dito::::assim vai lamego

Anónimo disse...

as análises, as análises da agua nas fontes e ribeiros... como estão os resultados?
Isso é que interessa, o resto é conversa. Se na lixeira(vulgo: aterro sanitário) está lá mais um xuxa pouco interessa. as análises, cadê elas?

Anónimo disse...

Realmente o ZeAntónio ficou mesmo mal naquela entrevista.
Pelo menos pela mesma vergonha já não passamos pois não é presidente da Câmara.
De resto aqui temos a prova cabal do interesse deste senhor, ao contrario de todos os estudos de impacto ambiental, na instalação do aterro em Bigorne.
Realmente, face ao mau desempenho que sempre teve, o ZeAntónio só apredeu para administrar lixo! (por isso é que com narinas tão apuradas, já não cheira!)
Quanto é doloroso assistir a estas cavalgadas.

Anónimo disse...

GRANDE DOR DE CORNO.

DAVAS DINHEIRO PARA SER IGUAL A ELE.

Anónimo disse...

Mais um golpe palaciano nas hóstes do PSD local, de uma forma camuflada a comissão conselhia do PSD, anunciou publicamente o apoio à Região de Turismo do Douro Sul, do Deputado Melchior Moreira. Pois as eleições estão aí e como não poderia deixar de ser, mais uma vez o PROFISSIONAL do Turismo Jorge Osório vai tomar conta da cadeira por mais 4 anitos. Viva o El´Dourado.

Anónimo disse...

Ao anonymous das 09,36, estás enganado, há duas listas uma liderada pelo empresário de sucesso Vasco Lima e outra liderada pelo Monstro da gastronomia, mais conhecido por Vigaristo. O Profissional foi exonerado do cargo e vai ter novas funções na Região de Turismo, fachineiro de 3ª classe.

Anónimo disse...

O Vigaristo homem dos 7 costados, bandeirinha e carteirista de profissão, não faz outra coisa senão correr a cidade acima e abaixo, relatando as manobras protagonizadas pelo executivo camarário, com o propósito de manipularem o acto eleitoral da Região de Turismo. Fonte Vigaristo, recebeu no dia de ontem na sua suite presidencial dos motéis da serra das meadas, o presidente da câmara, pinto calotes e osório, para o fecho da lista ao acto eleitoral. De acordo com a mesma fonte, as facturas correspondentes aos repastos da Turisserra à câmara municipal foram liquidadas. O Vigaristo que corre a cidade acima e abaixo a denegrir a imagem do executivo da câmara e do Osório do Turismo, vai levando a água ao seu moinho, não fosse ele o grande Vigaristo.

Anónimo disse...

Osório profissional do faz nada e do nada sabe fazer, conseguiu mais uma vez aplicar o drible perfeito ao presidente da camara de lamego. O Melchior que se cuide, porque quando der conta está com uma mão à frente e outra atrás.

Anónimo disse...

Muito cuidado com o satanico do Evaristo.
Sempre jogou com um pau de dois bicos.
Tanto deita abaixo o presidente da Câmara e seus lacaios, como de seguida lhe lambe as botas.

Homem sem personalidade que leva e trás.
Cuidado... muito cuidado...

Anónimo disse...

Não haja duvidas que o Osório merece.
Ele que tanto tem dado ao turismo regional e local.
Lamego, que turisticamente é uma das maiotes cidades do país, deve-o a ele.
Em 20 anos o seu trabalho foi ... zero...
Como já tenho dito várias vezes, Lamego só tem os palhaços que merece.

Anónimo disse...

Estes senhores têm de ser banidos de uma vez por todas das instituições, autênticas hienas, que só vivem para a chulisse e para o mal.

Anónimo disse...

Notícia de última hora, aponta para duas listas, para a região de turismo. Eleição que se relaiza na próxima 6ª feira, tem como protagonistas Vasco Lima e Melchior Moreira. Finalmente deram uma machadada no osório.

Anónimo disse...

LÁ VAI TAROUCA CANTANDO E RINDO???
É inacreditável...
O MAFIOSO DO VASCO FIGUEIRA LIMA, candidato á presidência da Região de Turismo DOURO SUL.
Se for verdade???
VASQUINHO... entra no BLOG, não para fazercampanha eleitorar, mas, para fazeres apelo ao teu amigo, Mário anafebeto, presidente da Câmara de Tarouca, de quem TENS sido mandatário das listas PS à Câmara de Tarouca.
Como vai o Máriozinho, garir o APOIO à lista do OSÓRIO???
Vasquinho olha que o Mário NÃO GOSTA, da casa de alterne, que existe na barragem do Vilar (lá próximo).
Vasquinho empresário de sucesso???
DIEXA-ME RIR???
Mas como geriu o Vasquinho a EAVT( que o pai lhe deixou?)
Os Lamecenses, se não sabem ficam a saber; o Vasco Figueira Lima, foi presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Tarouca e ao mesmo tempo:::comandante do mesmo corpo activo... Dá que pensar??
E querem este mafioso na presidência da Região de Turismo Douro Sul??
Só malucos, poderão dar-lhe apoio.
SOBRE O ASSUNTO AINDA MAIS DIREI.

Anónimo disse...

Discordo do anonymous das 7,10 PM, pelos vistos qualquer alternativa ao osório não presta, o osório tem se servido bem do turismo, aliás a instituição rtds é propriedade do osório, ele gere muito bem esta propriedade.O Vasquito era a pessoa certa no lugar certo.

Anónimo disse...

O corpo de bombeiros voluntários de lamego, está de prevenção, porque a todo momento o solar dos padilhas pode fumegar. Lá se vai o património turístico da região douro sul.

Anónimo disse...

Que pena, acho que ninguêm nesta terra teria a coragem de ir apagar o fogo a uma coisa que já ardeu há mais de 20 anos.

Anónimo disse...

Pelo posts anteriores, verifico que as instituições do estado democrático sediadas em lamego são dirigidas por gente da pior espécie. Por isso não me admira que o expert do sócrates elimine estes feudos. Viva o estado democrático.

Anónimo disse...

Pelo posts anteriores, verifico que as instituições do estado democrático sediadas em lamego são dirigidas por gente da pior espécie. Por isso não me admira que o expert do sócrates elimine estes feudos. Viva o estado democrático.

Anónimo disse...

O grande mestre do turismo da região norte, o melhor cliente da brisa, o homem que mais mente neste país, o homem que domina a maior associação de turismo do norte de portugal, o homem que pede pareceres aos maiores juristas deste país para gamar, leva com um chuto no rabiosque! Deixa a presidência do turismo para ocupar um lugar no quadro dos supranumerários criado recentemente pelo governo, deixa a instituição falida, deixa uma instituição sem crédito, é obra! O futuro presidente do turismo vai ter muitas dores de cabeça para ensinar este parasita, incapacitado, porque mesmo para lavar as casas de banho também é preciso saber.

Anónimo disse...

Quer queirais ou não, o homem forte do Turismo no Douro Sul, vai continuar a ser o Jorge Osório.

MMV disse...

Estava agora a dar os perdidos e achados da SIC, e é de lamentar a situação toda...

Como é possível o ex-presidente da Câmara passar a administrador desse aterro?

É vergonhoso, coisas que só acontecem com este primeiro ministro!