quinta-feira, março 30, 2006

ECOTAINER

A cidade de Lamego dispõe de um novo sistema subterrâneo de recolha de resíduos sólidos urbanos, o ecotainer, cuja funcionalidade e estética torna mais fácil o dia-a-dia de todos os lamecenses.O ecotainer substitui o antigo sistema de contentores de superfície, com um aspecto visual desagradável e de exageradas proporções, que não permite a desejada integração com a envolvente urbana. Com a entrada em funcionamento do novo sistema, desaparecem os maus cheiros e a estética da cidade é valorizada.

A recolha de resíduos domésticos é feita através de um sistema hidráulico de subida e descida do ecotainer, rápido e muito simples, para que o lixo seja posteriormente transportado por camiões para o Aterro Sanitário de Bigorne.
A Câmara Municipal de Lamego já concluiu a instalação de 14 módulos, privilegiando a sua localização em ruas e praças de especial interesse histórico, cujos marcos de deposição são estilizados pelos conceituados arquitectos Siza Vieira e Eduardo Souto Moura. Tratam-se de modelos exclusivos, cujas características estéticas e funcionais, inerentes ao seu apurado design, o convertem numa peça singular, de superior qualidade artística. O investimento necessário feito pela Câmara Municipal de Lamego para a aquisição e instalação dos ecotainers ascende a cerca de 250 mil euros.

Deste modo, é possível preservar e melhorar a imagem urbana da cidade, sobretudo da sua zona histórica, em particular na Rua de Almacave, Rua do Teatro, Largo da Vitória, Largo dos Bancos e Av. Alfredo de Sousa, acautelando deste modo os elementos de forte apelo e atracção turística.A concretização desta medida insere-se na actual politica da autarquia na área do ambiente, liderada pelo Vereador Manuel Coutinho, que tem por objectivo elevar os padrões de equipamentos e infra-estruturas de excelência.

FONTE: Notícias do Douro

4 comentários:

Anónimo disse...

ESTE HOMEM É UMA MÁQUINA ATÉ O LIXO EM LAMEGO JÁ ESTÁ A MUDAR.

Anónimo disse...

Mais uma fantástica obra do Xico.

Anónimo disse...

"A concretização desta medida insere-se na actual politica da autarquia na área do ambiente, liderada pelo Vereador Manuel Coutinho, que tem por objectivo elevar os padrões de equipamentos e infra-estruturas de excelência."

Sois ridiculos. É apenas mais um trabalho herdado do antigo executivo.

Sois mesmo ridiculos.

Anónimo disse...

A quem souber responder…
Gostava que repusessem a verdade sobre a colocação dos ecotainers.
Pergunto:
Quem teve a ideia?
Quem escolheu o modelo?
Quem escolheu os locais para a sua colocação?
Quem pôs a concurso esta obra?
Quando se iniciou esta obra?
Uma coisa posso garantir a todos os lamecenses, em nenhuma das respostas às perguntas anteriores aparecerá o nome do Vereador Coutinho.

Quem queria parar a obra?
Na resposta a esta pergunta, já poderá aparecer, finalmente… o nome do Vereador Coutinho…