quarta-feira, maio 14, 2008

ESCOLAS DE NOVA GERAÇÃO EM LAMEGO


As crianças do Município de Lamego que frequentam o Pré-Escolar e 1º Ciclo vão ter à sua disposição uma escola melhor, inovadora e abrangente, com a construção de três novos centros escolares, uma prioridade absoluta da Câmara Municipal de Lamego e do Ministério da Educação. A criação destes equipamentos segue-se ao anterior encerramento dos estabelecimentos de ensino com menos de 10 alunos e que obrigou à reformulação completa da rede do 1º Ciclo do Ensino Básico em todo o país.


Em cerimónia realizada na cidade do Porto, a 7 de Maio, a Câmara Municipal de Lamego e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) assinaram um protocolo de cooperação que resultará na criação de um dos maiores centos escolares da Região Norte, e o primeiro a nascer em Lamego, junto à Escola EB 2/3 de Lamego, disponível para receber os alunos das freguesias de Almavace, Ferreiros, Sande e Avões.

A nova infra-estrutura deve entrar em funcionamento ainda no ano lectivo 2009/10, representando um investimento financeiro de cerca de cinco milhões de euros, projecto integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). De acordo com a Carta Educativa do Município de Lamego, o número de turmas a considerar na futura escola é de 16 turmas (384 alunos), no 1º Ciclo do Ensino Básico, e de seis turmas (150 alunos), no ensino Pré-Escolar.

A criação de escolas de nova geração visa combater o abandono e exclusão escolar, garantido a oferta de refeições aos alunos e a implementação do programa “Escola a Tempo Inteiro”. A introdução do ensino do Inglês também está assegurada. Os futuros centros escolares vão garantir a igualdade e qualidade de acesso a espaços educativos, possibilitando o enquadramento das exigências, transformações e expectativas de qualidade que existem hoje no Sistema Educativo. O Centro Escolar de Lamego, um edifício a construir de raiz, vai dispor de um vasto conjunto de valências e áreas de apoio, nomeadamente salas de aula, cozinha/refeitório, sala de informática, biblioteca, auditório, reprografia, campos de jogos, recreio coberto e zonas de parque infantil.

Foram ainda aprovados dois novos centros escolares para as zonas nascente e sul do concelho, a construir nas freguesias de Ferreirim e Penude, completando deste modo a requalificação em curso da rede educativa.

Na opinião de Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, esta requalificação do parque escolar “adapta-se às novas exigências sociais, tornando a escola uma instituição mais aberta, moderna e ao serviço de Portugal, implicando uma reorganização do sistema educativo, sem paralelo na História do nosso concelho”. FONTE: CML site oficial

39 comentários:

Anónimo disse...

Escola e mais escolas, no meu tempo, que não foi a assim à tanto tempo como isso, havia Liceus e Professores.

Agora temos prof. e escolas e alunos que não sabem uma ponta de um corno a passar... viva a liberdade e o 26 de Abril.

Anónimo disse...

BRUXEDO no CENTRO de EMPREGO.

Ninguém queria a creditar que aquele quarto negro com entrada secreta pela gaveta do lado esquerdo da secretária da Directora existisse, mas uma gargalhada histérica de gelar a alma vinda lá do escuro e um fundo perdido suspenso a 2 metros do chão matou qualquer dúvida! “Aquilo era mesmo bruxedo, Pareceu-me a alma do meu já extinto projecto”, exclamou uma desempregada de longa duração que já tentara o suicídio 69 vezes por asfixia e engasgamento.
Foram apreendidos centenas de livros de S. Cipriano que forravam as únicas três paredes visíveis já que as outras 2 completariam o pentagrama onde estariam unidas as cinco pontas dentro de um circulo bem engendrado pelos 4 Sabbats Principais já desde a Idade Média: são eles, ainda vivos (como que por bruxedo), Sabbat Amanda-o da Fonte- Seca, Sabbat Entesa Santos, Sabbat Demal-a-Pior Noreira e Sabbat Sarnento que cedeu o seu lugar a um Sabbat Anónimo. Nos rituais ainda participavam sabbats menores: Sabbat Lili Outeiro, Sabbat LouroDenso, Sabbat Al-Meydda e ainda o Sabbat Jiló que servia de cobaia para aperfeiçoar feitiços e Magia Negra nas celebrações das Colheitas e Lactação de animais. “ Andaram a enganar-me este tempo todo com promessas de emprego no gabinete da presidência da CML e afinal puseram-me neste estado, sem metade do cérebro que, desconfio, serviu para acrescentar uns preciosos neurónios na mioleira do secretário”, confessou o Sabbat Jiló, muito desiludido e acrescentando que até agora nem colheita nem lactação.
Os livros de S. Cipriano são por si só um bruxedo dentro de si mesmo já que, segundo Mar-e-Sol Mountanela, há traduções mal feitas o que explica que determinados projectos e desempregados estejam perdidos algures entre o Limbo do desemprego e as cunhas forjadas nas oficinas da CML. “Agora compreendo porque a minha vida é um inferno”, desabafou uma desgraçada a quem fora dito que a “oração pelas almas do purgatório” era, se fosse bem traduzida, a “oração pelas almas do inferno” nas quais estariam ardendo as almas Social-Democratas.
Ferdinand Crista, que preferiu manter o anonimato, confidenciou ao totodasbersas que tudo começou no primeiro dia em que Mar-e-Sol Mountanela apareceu lá no desemprego com uma vassoura de marca WICCA, pelo que “pensei que ia ser varrido dali para fora”. Aliás, ela nos primeiros tempos apresentava-se como Doreen Valiente e que, embora só parecesse ter 18 aninhos, na verdade já era uma bruxa à 86 gloriosos anos e Alta Sacerdotisa desde 1950 e tal, quase sessenta.
Preparemo-nos para Solstício de Verão onde será sacrificado o Povo para a celebração do pleno emprego.

Anónimo disse...

Vocês deixem-se de tretas!
Escolas de nova geração´só com professoras também de nova geração, e como todos sabem a Selecção Nacional A vai em breve iniciar o estágio em Viseu. Os hoteis esgotados mas não aqui no Douro Sul, por isso as mulheres dos men's podem que vão para o Montebelo, podem perfeitamente vir para cá, que nada lhes faltará da nossa parte, boa gastronomia, boas paisagens e machos latinos.
Com sorte algumas poderam ficar por cá e será então a nova geração a puxar carroça pois pois a actual não consegue dar conta do recado.
Vou tentar arranjar o contacto de uma que elas depois passam, a maioria até é loira por isso é de ter esperança!

Anónimo disse...

A política educativa do Concelho de Lamego está toda errada, devido principalmente à acção da Drª Teté que não sabe nada de nada.
Autoriza o encerramento de escolas com mais de doze alunos; tem uma péssima rede de transportes escolares; prepara-se para alinhar na aberração das AECS no 1º Ciclo, com prioridade às activiades que são um verbo de encher em prejuízo do que é importante saber ler, escrever e contar;
Engº Francisco Lopes aceite o meu conselho: livres-se dessa incompetente e entregue a pasta da educação a quem tenha categoria e sensibilidade para o assunto!

Anónimo disse...

é socialista...

Anónimo disse...

Ó 8:43 PM, Maio 17, 2008 o Arménio Libânio não é socialista, não.
És pitosga ou quê! Em 1º lugar deves aprender a escrever sem erros, em 2º lugar deves ter cuidado com os palpites que dás, calúnias não, entendes!

Anónimo disse...

O Armênio Libâneo, teve o escadote da CDU em Tarouca.
Era ele... funcionário dos CTT do Porto.
O Libâneo deveria ser ouvido sobre o APITO DOURADO...
NÃO SE ADMIREM??
A AFPorto poderia explicar melhor.
Vamos ficando por aqui...

Anónimo disse...

quanto deve a junta de almacave? digam aos Lamecences. Fala-se em mais de 100 mil contos

Anónimo disse...

Que engraçado. Estes anónimos distinguem-se todos uns aos outros. Deviam ir fazer prestidigitação para o Teatro.

Anónimo disse...

Esse Dr. Libaneo é um atentado. Vai de portátil para o Srª dos Rem+edios trabalhar e armar-se em pseudo-intelectual.
Consta-me que as reuniõaes por ele orientadas são verdadeiras anedotas.
Coitados dos professores!
E ele ainda se gaba que tem pedalada!

Anónimo disse...

Meus Deus tanta cultura neste blog, é bem provável que o chico, dos pasteis, venha aqui buscar o próximo serôdio para o teatro.

Tanto poder o anónimo das 11.55h, como o das 6.15h, ou mesmo outro qualquer são todos bons pelo comentários.

Vai ser uma escolha muito dificil...

Anónimo disse...

Na última sessão de cinema tive dificuldade em arranjar bilhete para o filme, a casa estava cheia de moscas... só faltaram os espectadores.

Por este andar mais uns meses e o teatro é para fechar. Tanta euforia, chico! Para quê? Vê
-se mesmo que nem os trutas do teatro, nem chico, dos pastéis, nem o super miguéis, dos pincéis e outros tais são capazes de por aquela casa de espectáculos (o TRC não é um teatro), a funcionar como deve ser... enfim

Anónimo disse...

totodasbersas=pina.

Anónimo disse...

Sentido das Letras / Copyright 2008 - 5/15/2008 9:34 AM
“Lamento e peço desculpa”
Foi deste modo que o Primeiro-Ministro, José Sócrates, reagiu à “chamada de atenção” das associações antitabágicas por este ter fumado a bordo do avião em que viajou até à Venezuela numa visita oficial àquele país.

“De facto fumei, com o ministro da Economia enquanto conversávamos, mas no convencimento de que se podia fumar, porque assim sempre aconteceu nas outras viagens anteriores”, foi desta forma que José Sócrates justificou o acto de ter fumado a bordo do avião que levou a comitiva oficial portuguesa a Caracas. “Se por algum motivo violei algum regulamento, alguma lei, lamento e peço desculpa, não voltará a acontecer, até porque vou deixar de fumar”, confessou.


No entanto, a penitência do Primeiro-Ministro não convenceu nem o PSD, nem o Bloco de Esquerda que defendem que Sócrates deverá ser multado “e de forma exemplar” de modo a dar o “exemplo”.

Anónimo disse...

UM COMENTÁRIO ÀS 6:52 DA MANHÃ ???
DEVIAS ESTAR COM UMA TAL NARDA..

CURA-TE...

Anónimo disse...

Ainda bem que dizes que ele trabalhava, poi isso tinha direito a ganhar.

Agora é que há muito quem ganhe sem nada fazer!!!

E tu sabes disso.

Anónimo disse...

Realmente só um tarado como o anónimo das 6:52 é capaz de dizer enormidades daquelas.
Só um ordinário é capaz de insultar assim as pessoas que ele nem sequer tem a honra de conhecer.

Tal como dis o outro... TRATA-TE..

E não bebas água...

Anónimo disse...

Gostei de ouvir o Dr. Agostinho Ribeiro a falar, hoje de manhã, na Antena 1, directamente de Viseu.

Assim vale a pena

Anónimo disse...

Também gostei de o ouvir, pode dizer-se que chegou e venceu. Apenas lamento que o Museu de Lamego tenha passado para 2º lugar, tal facto é já evidente na comparação da programação, para o Dia dos Museus, assistida no Museu Grão Vasco e no Museu de Lamego.

Até consigo perceber tal facto embora não se justifique... rápidamente vai ter que escolher....

Anónimo disse...

VOLTANDO AO ASSUNTO...

...e o Colégio? Também vai ser integrado nas Escolas de Nova Geração de lamego?
Quem souber que responda!

Anónimo disse...

O totodasbersas é um cidadão chamado Carlos Pina.

Anónimo disse...

O totodasbersas é um cidadão chamado Carlos Pina.

Anónimo disse...

Vão ao blogue dele - cliquem, nos comentários, no nome do totodasbersas - e vêem logo pelos videos quem é (há lá um miudo a cantar que é o filho dele).
ok? Esclarecido.

Anónimo disse...

E a entrada da cidade de Lamego que mais parece um estaleiro.
E já lá vai mais de um mês, vergohoso.

Anónimo disse...

Lamego está finalmente a seguir o caminho do progresso!
Se não se faz nada, é porque não se faz mas se se faz e já que se faz, então há que ter paciência.
Quem tiver pressa que vá pelas alternativas que os outros dixaram...(nenhumas)

Anónimo disse...

Gostei muito dos buracos que fizeram no Relógio do Sol.
É revoltante a falta de planeamento.
Se a culpa não é da Câmara há que penalizar os responsáveis.
Pelo menos deixavam aqui em condições.
È brincar com os dinheiros públicos!

Anónimo disse...

As obras na Rina já metem nojo.

Anónimo disse...

Lamecenses estejam atentos às golpadas, protagonizadas por gente com responsabilidade nesta cidade, do futuro Polo Turístico do Douro.

Anónimo disse...

Mais de um ano para fazer um kilometro de estrada (Do desterro à rotundo do A24) meu Deus que vergonha.

Anónimo disse...

Pelo que se comenta o TRC teve a maior enchente depois da inauguração (que foi de borla), com os vigaros dos advogados.
Grande sessão (também era de borla).

Anónimo disse...

Por falar em teatro, então agora não há borlas.
Mas que coisa tão má.
O povo assim não vai.

Anónimo disse...

Alguém sabe que vai ser o novo director?
Já se fala no chico lopes, é um polivalente.

Anónimo disse...

e já agora ponham tambem o luixxxxxxxxxx

Anónimo disse...

Por favor, deêm um tom mais nobre e digno aos vossos comentários. Fico triste, ao verificar que certos jovens, de quem se pode esperar tanto, enveredam por esta via. Têm todo um futuro à vossa frente, aproveitem-no, por favor, para para se enriquecerem e valorizarem, cultural, moral e humanamente. Felicidades para todos.

Anónimo disse...

ò anonimo das 10:51, vai trabalhar que é o que te faz falta! É só mama

Anónimo disse...

Muitos dos comentadores que aparecem no blogue fazem lembrar aqueles riscas, que aparecem sempre quando a obra está pronta, os ”grafitos” a besuntar as fachadas dos monumentos e as paredes dos edifícios, muitos deles obrigam a grandes trabalhos para recuperar tais fachadas. Esses marginais pensam que estão a prestar um grande serviço, que estão a fazer arte. Aqui no blogue está a acontecer algo de parecido, como não têm paredes para grafitar despejam palavrões e obscenidades grande parte desses palavrões nada têm a ver com os temas em apreciação, não têm mesmo nada de todo a ver.
De facto é impressionante, este espaço era óptimo, para os não residentes e da diáspora matarem saudades, mas começo agora a entender que há uns quantos que não sabem respeitar ninguém e impedem que a função se cumpra, é lamentável e muita paciência para este tipo de gente.

Anónimo disse...

as jotas conquistam câmaras? a colar cartazes? lol

Anónimo disse...

ai pois é , doi , nao doi !!!!!!!!

se existisse reforma na politica , havia muitos ex-jotas para usufruir dela !!!!!!

o aireosa e o machadovski mais o rucanovski estavam na linha da frente para terem uma pensaozita .

DOWn is the nEW UP! disse...

http://lamego-douro.blogspot.com/