domingo, junho 10, 2007

ESCOTEIROS - 30 ANOS NO CASTELO

Foi há 30 anos que a Câmara Municipal de Lamego e a Associação dos Escoteiros de Portugal assinaram um protocolo que garantia a cedência do Castelo de Lamego ao Grupo nº 49. O protocolo, celebrado no dia 28 de Maio de 1977, previa que este espaço se tornasse na sede do Grupo, em reconhecimento do trabalho realizado até aí. Desde o ano anterior que os escoteiros haviam levado a cabo uma tarefa louvável, tanto pelo que proporcionou como pelas dificuldades que enfrentaram.

Durante muito tempo funcionou ali a cadeia da cidade. Já depois do aljube ser demolido, a Torre de Menagem e a Praça de Armas estiveram encerradas ao público desde 1945. O estado de abandono aliado ao facto de a Praça de Armas se ter transformado em lixeira pública, impediam a digna conservação do monumento.

Não era sequer possível visitar a Torre que, devido à acumulação de lixo, se encontrava praticamente inacessível. Ora, em 1976, com o apoio da autarquia, os jovens escoteiros lançaram-se no árduo labor de limpar totalmente o monumento, de modo a poder torná-lo num lugar aprazível e digno de ser visitado.

Desde a conclusão desses trabalhos que o espaço serve de sede ao Grupo, que o conserva o melhor possível, dados os escassos apoios com que vem contando ao longo dos anos. Também por ali passaram, desde a abertura ao público, milhares de visitantes oriundos das mais variadas proveniências.Numa cidade que não peca pela falta de monumentos, o Castelo ocupa um lugar central pela sua posição na geografia da cidade, pela importância histórica ou pela beleza arquitectónica do edifício e zona envolvente. Ao longo de todos estes anos pôde também ser o local de encontro de inúmeros jovens (e não só) que souberam, imbuídos do espírito Escotista e do natural entusiasmo da juventude, alimentar a confiança que presidiu à assinatura desse protocolo memorável para a nossa instituição.Fonte: Chefia do Grupo

210 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 210 de 210
Anónimo disse...

O xefe Hvmbert0 C0sta alguma vez participou numa prova de IRONGAY ?

Anónimo disse...

Gostaria de ter tatuado o meu nome nas tetas da mãe de Hvmbert0 C0sta.

Anónimo disse...

Ontem sunhei k tinha tatuado meu nome nas tetas di mamãe di Hvmbertu Kosta. Maió viadagem.

Anónimo disse...

Ontem sunhei ki tinha tatuado meu nome em torno de mamilus de mamãe di Hvmdert0 C0sta

Anónimo disse...

Sempre achei o sr. Humbert Costa uma boa pessoa, não compreendo a razão de o insultarem neste blog. Não vi nele qualquer tipo de comportamento ilegal com rapazes. O administrador do blog não deveria permitir tal insultos.

Anónimo disse...

xefe umberto c0sta é gente boa. amava a garutada demais. keru tatuá meu nome em mamilus de mamãe de xefe para u cara num eskecé meu nomi.

Anónimo disse...

kero tatuá meu nome em tetas de mamãe de Francisco Medeiros lá no Cabo Frio. A velha tranza como uma porca de verdade.

Anónimo disse...

Humberto Costa não era viado não. Viado era escoteiros de VNG que viviam dando pra todo mundo.Nunca vi tão folgados e confiados.

Anónimo disse...

Sei de um cara de Cedofeita que foi acampar no Lamego e lá detonaram seu cu. e o cara gustou.

Anónimo disse...

Eu cunhessi xefe Humberto em uma noite em jardim da républica. O cara me pareceu viadaço fulgadu.Um cara do sul o akusa de estrupo e de ter perdido seu lenço.

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 210 de 210   Mais recente› Mais recente»