quarta-feira, junho 20, 2007

LAMEGO EM OBRAS

48 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente se vêm obras em Lamego!!
Esta cidade estava parada no tempo!
Como lamecense fico muito contente e espero que estas obras todas e as que ainda estão para vir possam trazer alguma evolução a esta cidade e a este concelho, para que ele possa daqui para a frente recuperar a população e o desenvolvimento que perdeu nos anos anteriores.

Anónimo disse...

Lá vem outra vez a cassete.
Como se o Presidente estivesse a pagar as obras do bolso dele.

Incompetentes e imbecis.

Este assunto á para ofuscar mais uma grande asneira do executivo???
A maneira como trata as nossas criançaws, obrigando os pais a pagar 60 euros por cada criança para terem férias desportivas ???
Tende vergonha.
Tapai a cara.
Estragais tanto dinheiro noutras coisas e as nossas crianças que se lixem..

Anónimo disse...

A saga dos carros da Câmara continua...

O Megane, famoso Megane acidentado há tempos no Alentejo às 5 da manhã, levando como passageiros 2 pessoas estranhas ao executivo, foi alvo de outro acidente grave, ontem, dia 19, perto de Penacova.

Segundo se sabe desta vez o veículo vai para a sucata.

E também segundo se sabe, não era ninguém da Camara que ía a conduzi-lo.

Mais uma trapalhada para o presidente Xico ter de explicar aos lamecenses.

Descubram lá quem era o condutor !!!

Por aqui se vê a bagunça que é esta Câmara...

Mas o Cabral, deste caso, nem uma letra...

Anónimo disse...

Vê-se mesmo que vocês não gostam de obras... Quando lá estiveram não fizeram obras e agora finalmente elas aparecem criticam e inventam assuntos sem interesse para abafar...
Será que vocês ainda não perceberam que os presidentes de câmara são eleitos para fazer obras e desenvolver os concelhos!? E é isso que as pessoas querem!! Como é obvio!!
Se não, para que precisamos deles!?
Não é de certeza para fazer uma rotundo em 8 anos!!!

olho vivo disse...

Ó anónimo das 2:44, julguei que me vinhas dizer quem estampou mais um carro da Câmara.
Quem deu mais um enorme prejuizo ao erário público.

Este vai mesmo para a sucata.

Quanto à cassete das obras já a ouvimos tanta, tanta vez, que já cheira mal.

Já estou como alguém aqui disse: parece que o presidente está a pagar as obras do seu próprio bolso.

Já viste, só em carros, o que esta escumalha já deu de prejuizo a todos nós ?

Isso é que é importante.

Não mudeis de assunto.

Diz lá quem conduzia, indevidamente, o Megane.

Anónimo disse...

Em tão pouco tempo já são asneiras a mais, atenção que o 4º carro que vai para a sucata somos nós que pagamos, e as crianças tambem pagam estes carros indirectamente nas ferias desportiva ,as obras são obrigação da camara estragar dinheiro não é, e nem todos somos defensores do antigo presidente, eu juro que votei xico lopes.

Anónimo disse...

Isto não é uma equipe, são trituradores de dinheiros publicos, tenham vergonha.Demita-se Sr Presidente

Anónimo disse...

O investimento é no cimento e alcatrão e lazer e o bom investimento o reprodutivo com efeito multiplicador para criar e não destruir empresas e postos de trabalho, onde está é esta a tua estratégia xico não percebes nada de economia e desenvolvimento sustentado.

Anónimo disse...

Parece-me que os apoiantes do chico lopes de repente ficaram sem argumentos sem serem os do costume é que estes casos não teem argumentos.

olho vivo disse...

O anónimo das 7:14 vem falar de economia e desenvolvimento sustentado.
Mas isso é areia de mais para a camioneta do presidente.
Sabe lá ele o que isso é.
Ele está convencido que por gastar os nossos dinheiros e o dos outros em cimento e alcatrão que está desenvolver uma bos politica.
E o desemprego e as empresas e o bem estar da população ?
Mas não adianta falar assim a esta gente.
São como os bois a olhar para um palácio.

Anónimo disse...

Que se passará com o Amandio na Câmara?
Ele ataca o Presidente e o Chefe de Gabinete, José Pinto, forte e feio.
Diz o piorio deles.
Que terá acontecido?

O Cabral sabe, mas não quer dizer, senão leva com o chinelo.

Contem lá à gente...

Anónimo disse...

Não desvies o assunto. Não te preocupes que os carros estão devidamente segurados e não gastarás um tostão da tua reforma.

Fala do que está a ser feito, critica as obras, critica o pó no ar de tanto se fazer, critica quem faz, porque tu meu amigo, nada fizeste!

Anónimo disse...

Lamego em obras? Lamego estaleiro de obras. Parece-me mais apropriado!

Anónimo disse...

Já se sabe quem conduzia o Megane que foi para a sucata???

Eu apenas sei que era conduzido por alguém que não pertence ao executivo.

Isto é uma Camara devoradora de automóveis, e não só.

Anónimo disse...

Até que enfim que o IGAL e o Ministério Público, vão passar a pente fino os negócios da Câmara de Lamego.

Já tardava...

olho vivo disse...

Então o Dr.Sarmento já se arrependeu de ter traído o seu partido nas ultimas eleições autárquicas ?
Ele sabia bem e foi avisado de como eram as pessoas com quem se ía meter.
Agora que escreva no pasquim do betinho a sua desilusão.
E as irmâs que continuem a fazer campanha pelo Xico Lopes.
É claro que o castigo havia de vir.

Anónimo disse...

até que em fim um presidente que faz obras em Lamego!!!
Já estávamos fartos de ser ultrapassados em obras por vilas e aldeias!!
agora sim, viva Lamego!!!

Anónimo disse...

Mais uma coisa, a tua má língua e falta de educação ficam contigo, as obras ficam com Lamego e os lamecenses!!
Só dás má fama ao PS, nada mais...
Já nem aos vereadores socialistas...

Anónimo disse...

Toca a cassete.
Vira o disco e toca o mesmo.
Não sabes outra cantilena.

O pior vai ser daqui a uns tempos.
Venham as auditorias de pressa,

sou-de-cá disse...

E dinheiro para pager as obras ?

Por acaso sabes que o individamento desta pobre Câmara está a atinjir o limite ?

Por acaso tens conhecimento dos malabarismos que esta pobre Câmara tem feito e que podem levar à sua dissolução, com graves penas para os seus responsáveis ?

Depois não digam que eu não avisei...

Ena, Ena disse...

www.lamegohoje.com

LAMEGO HOJE
Edição de 21-06-2007

Lamego em Câmara ardente

Apesar da controvérsia e das suspeições que recaem sobre a constituição de uma nova empresa participada pela Câmara de Lamego, Francisco Lopes tem já luz verde para avançar com mais uma engenharia financeira de contornos pouco explicados e manifestamente confusos.
Como se sabe, numa primeira fase, Francisco Lopes avançou com a constituição de uma empresa municipal denominada “Lamego Convida” cujo objecto social, por demasiado lato, se torna numa espécie de “pau para toda a colher”. No entanto, sabe-se que para viabilizar a “Lamego Convida” a Câmara terá que injectar anualmente mais de 500 mil euros nos cofres da empresa.
Em Novembro de 2006, mal acabada de constituir a “Lamego Convida” lançou um concurso público para seleccionar um parceiro privado para constituir uma nova empresa com base numa parceria público/privada. No seguimento desse concurso, um concorrente chegou mesmo a acusar a “Lamego Convida” de favorecimento ao concorrente que viria a sair vencedor - um consórcio liderado pela empresa “Irmãos Cavaco”.
Apesar das denúncias e da participação à PJ, por parte do vereador Pedro Torres, o que é certo é que a nova empresa – Renova, S.A. - acabou por ser constituída.
Constituída esta, Francisco Lopes deu novo passo. E de passo em passo, começam a perceber-se, com toda a clareza, os contornos de ligação entre os diferentes elos e o seu principal objectivo.
De facto, na passada Segunda-feira, Francisco Lopes, fez aprovar na Assembleia Municipal um documento em que a Câmara passa um conjunto assinalável de património Municipal para a “Lamego Convida”, autorizando esta, desde já, a trespassar esse património para a novíssima “Renova”.
Com esta operação a Câmara recebe já à cabeça 4. 800 milhões de euros, o que aparentemente parece ser um negócio mediano. No entanto o que já se percebe é que a “Lamego Convida” numa série de operações cruzadas com a empresa “Renova” irá promover alguns investimentos de valia duvidosa e que depois esse negócio, que face aos documentos disponíveis poderá rondar os 20 milhões de euros, será viabilizado por um contrato de locação imobiliária cujo pagador final será a Câmara.
No fundo trata-se de um negócio em que a Câmara cede já, recebe algum à cabeça (4.800 milhões de euros) e paga depois em rendas (mais de 20 milhões de euros).
Conhecedores deste tipo de engenharia financeira não têm relutância em classificar esta operação ainda mais danosa e lesiva do interesse público que a operação do endividamento com base em rendas futuras da EDP e que, em devido tempo, foi chumbado pelo Tribunal de Contas.
No fundo trata-se de fazer um empréstimo não previsto na Lei, num valor superior a 20 milhões de euros que escapa à capacidade de endividamento da Câmara. Esse autêntico empréstimo consubstancia-se alienando património para logo de seguida o voltar alugar. Tecnicamente a operação é conhecida pela denominação em inglês “sale and lease back” que quer dizer isso mesmo: vender e voltar a alugar.
Alguns especialistas do funcionamento autárquico garantem que Francisco Lopes só cometerá este “erro monumental” se o tribunal de Contas andar distraído, “o que não é costume” ou se for preterido, violando gravemente a Lei alguns dos procedimentos obrigatórios junto do Tribunal de Contas. Aliás, o facto de se ter constituído uma segunda empresa participada pela Câmara pode indiciar uma terceira via ou seja através do cruzamento de operações entre as três entidades - Câmara, “Lamego Convida” e “Renova” - e que nesse cruzamento haja a esperança do Tribunal de Contas não descortinar o verdadeiro alcance e objectivo do endividamento encapotado e fora do seu alcance de possibilidade que a Câmara de Lamego, através da mão de Francisco Lopes, se prepara para fazer.
Recorde-se que a dívida da Câmara, neste momento, ultrapassa os 12 milhões de euros (já muito próximo do limite) e que, apesar dessa dívida, já possui compromissos assumidos e não pagos que ascendem a perto de 21 milhões de euros. Quando esses 21 milhões se adicionarem à dívida, a muito curto prazo, a dívida da Câmara ultrapassará os 30 milhões de euros.
Se a esses 30 milhões de euros se somar os cerca de 20 milhões que estão na forja com a engenharia “Lamego Convida”/”Renova”, no final do mandato, daqui a 2 anos, podemos estar perante uma dívida total e absoluta que rondará os 50 milhões de euros. Para que se tenha a dimensão exacta do alcance de tal montante, refira-se que a capacidade de endividamento da Câmara ronda, neste momento, os 12 milhões de euros.
Todas estas contas se desmoronarão se entretanto o Tribunal de Contas aferir do verdadeiro objectivo da operação e a inviabilizar por insustentável, como, aliás, o fez com o processo da venda das rendas futuras da EDP.

© 2004 Lamego Hoje - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.

----------------------------------

Reverso da medalha:
Como o tamanho XL parece não conter tudo o que lá há para meter, há que aumentá-lo.
XXL chegará?
Senão (vai-se) renovando.
O último a sair que apague a luz...!

Anónimo disse...

Venham as obras!! Bem precisamos delas!! Temos 16 anos de obras para fazer!
Os outros também se endividaram mas fizeram-nas!!

Anónimo disse...

Tendes pouco mais de 2 anos, só.
E é se tudo correr à vossa feição, porque estou em crer que já nem esse tempo vocês têm.
É que vêm aí as auditorias...

Anónimo disse...

sim, e então?
pelo volume de obras, não me parece que sejam só 2 anos...
Sabes qual é a diferença, agora trabalha-se por Lamego!!!
As pessoas não são burras, entre obras feitas e a difamação compulsiva de um jornal qual achas que escolhem?

Anónimo disse...

Sem dúvida as noticias sérias e verdadeiras do jornal.

Não são difamações. E a prova vamos tê-la daqui a algum tempo.

Ou julgas que não há na Câmara quem já tenha dado conta que está para breve um terramoto ?

Não precisamos de esperar dois anos. Talvez dois meses bastem.

Então os lamecenses não se interrogam de onde vem tanto dinheiro para pagar estas obras ?

Então os lamecenses não sabem que a Câmara está a atinjir o limite de endividamento ?

Sabem porque o jornal Lamego Hoje tem esgotado nas últimas semanas, como aqui já foi dito ?

Os lamecenses estão apreensivos e tristes, porque nada lhes trás confiança e bem-estar.

Meditem...

Lamecense Satisfeito disse...

Os verdadeiros Lamecenses estão felizes e contentes. Há obra. Vê-se obra. Cheira-se obra. Sente-se obra.

Diga-se o que se disser Francisco Lopes tem cumprido e até tem superado todas as expectativas. Recebeu uma rotunda de herança, que até é chacota nacional, e começou por uma ponta a renovar Lamego.

Se continuar neste ritmo é mais que garantido que vai ser reconduzido a novo mandato, e isso, já começa a assustar muita gente...

Anónimo disse...

Há quem esteja preocupado com o pagamento das obras? Tenham juizo nessa carola porque alguém as vai pagar...
Não precisam de andar aflitos, Lamego e os Lamecenses querem é as obras agora o resto que se LIXE.

JÁ CHEGOU QUASE DUAS DÉCADAS DE MARASMO SOCIALISTA, AGORA VENHAM OBRAS. OBRAS E MAIS OBRAS PARA RECUPERAR O TEMPO PERDIDO.

Lamecense de gema disse...

Há pessoas que não se cansam de repetir sempre a mesma coisa.
Estão obsecados pelas obras como se isso fosse a felicidade dos lamecenses.
Para que queremos nós obras se não temos outras condições básicas.
Não julguem que andamos a rejubilar de contentamento pelo facto de se estarem a fazer umas obritas.
Isso toda a gente faz. Até nas freguesias mais remotas, mas isso não é tudo, ou antes isso não é nada se comparado com aquilo de que as populações necessitam.
Perguntem aos comerciantes e moradores da 5 de Outubro e vão ouvir as respostas.
Hã meia-duzia de individuos nesta terra onde de inclui o moderador deste blog, que são pagos para fazer a propaganda do executivo. Mas isso cheira-me a tacho, senão aguardemos.
Deixem-se de uma vez por todas de colocar as obras acima de tudo o que é essencial para o bem estar dos lamecenses.
Eles querem mais do que isso, muito mais e isso está a ser-lhes negado.
Querem um futuro risonho que não veem, querem confiança, bem-estar e felicidade que não têm.
O resto, essas tais obras nada contribuem para tal e além disso, os governos sejam eles do país, das Câmaras ou das Juntas de Freguesia, mais não fazem do que as suas obrigações, ao fazerem obra.
Foram eleitos para isso mesmo, mas também para outras coisas mais interessantes e mais necessárias.
Como dizia ontem um interveniente, vamos aguardar mais uns meses, porque tudo se conjuga para que isto vá ter um fim triste, muito triste...

Anónimo disse...

comentário anterior:

As obras são em grande parte financiadas por fundos comunitários, como nos outros lados, e dai que vem grande parte do dinheiro!

"Não julguem que andamos a rejubilar de contentamento pelo facto de se estarem a fazer umas obritas.
Isso toda a gente faz."

toda a gente!? Não! porque em 16 anos isso não aconteceu!!!

"Eles querem mais do que isso, muito mais e isso está a ser-lhes negado."

Mas o que é que está a ser negado??
Querem mais o que?? Agora querem mais!! Quem passou do NADA para umas boas obras...

"vamos aguardar mais uns meses, porque tudo se conjuga para que isto vá ter um fim triste, muito triste..."

Mas tudo se conjuga o quê!?!? Que triste fim!!?? Tristes vivemos nos até agora numa cidade que perdeu população, que não tinha equipamentos, nem industria, nem emprego, nem evolui NADA!!! Apenas havia paleio!!!

Abram os olhos, Lamego está a mudar!! E esta mudança vai transformar a cidade vai e notar-se daqui a 2 ou 3 anos, quando estas obras feitas derem os seus frutos!!!

eu não sou pago para dizer isto!! nem sequer sou do PSD ou de outro partido, sou lamecense de gema e gosto muito da minha cidade, é por isso que a defendo!!!

Anónimo disse...

És um trista.
Só tens razão numa coisa. Lamego está a mudar, mas para pior.

sou-de-cá disse...

És lamecense??? de onde???
Não enganas ninguém...

Anónimo disse...

Anónimo das 3:44.

Há outras coisas muito mais interessantes para além das obras.

Anónimo disse...

S.JOÃO DE PARABÉNS.
CALOU OS CRÍTICOS E OS JORNAIS DA CIDADE.
mUITA GENTE VEIO VER,A COMISSÃO MOSTROU O QUE FAZ COM POUCO DINHEIRO.
PARABÉNS

Anónimo disse...

Aquela estrada (caminho) que dá acesso ao LIDL e as obras que ali decorrem ?????
Estão uma maravilha.
LAMECENSES, não fiquem só na cidade.
Percorram os lugares do concelho...
Vejam a lástima dos cainhos ruas, estradas municipais, ec.,etc..
Até o reduto do Amândio está numavergonha. Nnem as bermas dos caminhos são limpas.
VERGONHA...VERGONHA
Lamego não é só Almacave e Sé.
Todos os lugaras tambêm são Lamego.
Srs. da Assembleia Municipal o Plano de Actividades está a ser cumprido???
Sabeis que não.
Porque não tomas posição, em especial ao que a obras diz respeito?

Anónimo disse...

Sr. Presidente da Câmara de Lamego.
Por favor acabe com aquela chachada a que ontem Lamego assistiu e a que dão o nome de Marcha de S. João.

Aquilo não foi mais do que um desfile de Infantários e lares de terceira idade.

Os Zés Pereiras eram de uma pobreza confrangedora.
A organização uma lástima com espaços de mais de 100 metros, emtre os grupos

Num programa anunciado de uma semana, apenas um dia foi preenchido.
E gastam-se 7.500 euros (1.500 contos nesta bagunça).

Não hã nada que se salve nesta organização: nem iluminação, nem música, nem marcha, nem nada, nada, nada.

No local onde vi passar o desfile eram só criticas e lamentos.

E o aproveitamento das criancinhas ? Para isso nem há palavras.

Basta....

Anónimo disse...

O presidente da Câmara e a TéTé estiveram quase toda a semana em Lisboa.
Estiveram a tratar de safar a TéTé dos problemas que ela criou no Centro de Emprego e que a auditoria detectou.
É só disto que a nossa Câmara tem para oferecer ?

Anónimo disse...

Eu também quero dar os parabéns.
Pois so vi as pessoas a dizerem bem da marcha.
Apessoa que aqui diz mal também deve ser de algum jornal.

marchante disse...

Não são uma ou duas pessoas que criticam o desfile dos infantários e dos lares de terceira idade !!!

São centenas e centenas de pessoas vindas das aldeias que dão por mal empregue o tempo que gastam para vir apreciar esta chachada.
E digo das aldeias, porque a esmagadora maioria dos habitantes da cidade nem sequer vêm à rua ver esta palhaçada.
Quanto ao jornal está-se a referir ao pasquim do humberto que no tempo do ex-executivo cascava forte e feio nesta "marcha" ?
Acabemos com isto de uma vez.
Isto é um desfile para atrasados mentais.
Secalhar no próximo ano já não se realiza este fantochada...

Anónimo disse...

Se não são as obras que se fazem nesta altura, capazes de atraír investimentoe e dar outras condições aos municipes, acredito que no futuro e à semelhança do que aconteceu no passado, lamego deixe de ter a importância que em tempos teve.
Deixem de ser assim e se são lamecenses participem activamente nos destinos do concelho, não sejam mesquinhos.

Anónimo disse...

Quanto ao desfile de S. João só tenho que dizer que foi positivo dentro das possibilidades. Tentou-se dar novamente vida ao rancho da ponte e apareceram 3 casais. O rancho de Fafel só serve para o estrangeiro, os ranchos das freguesias estão arrumados. Valha-nos a APITIL, a Santa Casa e o Pintinhas...

marchante disse...

Então tem razão o interveniente que diz que isto não é nenhuma Marcha de S. João, mas sim um desfile de infantários e lares de 3ª idade.
Por vontade do presidente da Câmara, do seu chefe de gabinete, e dos vereadores Coutinho e TéTé, este ano já tinha acabado a fantochada.
Mas pela ultima vez fizeram a vontade ao Amandio.

Anónimo disse...

Quem escreve a dizer mal deve ser de algum jornal.
Razão tem a comissão do s. joão em dizer mal dos nossos jornais.
A comissão do s. joão esta de parabéns,força.
Qunto a uma pessoa que diz que so estava gente das aldeias não deve ser de ca ou então quer também dizer que Lamego é uma aldeia.
Vamos correr com estas pessoas que so dizem mal.

Anónimo disse...

Certas pessoas que escrevem aqui ou são contra a câmara ou o Amândio
ou querem tomar conta das festas.
Anda aí um cheiro a PIRI QUITO quitoainda fica sem penas.

Anónimo disse...

Isto é palavriado do mordomo do S. João.
Cala-te e tem vergonha.
Aquilo que fazèis é alguma festa de S. João ?
Não percebeis nada.

Anónimo disse...

VAMOS AGORA FALAR DAQUILO QUE INTERESSA...OBRAS!

Então estão a gostar? eu avisei, comprem umas máscaras que Lamego vai ser transformada num estaleiro, voces não acreditaram e agora andam sempre aflitos com o pó.

MAS TAMBÉM SE PODE COMENTAR AS OBRAS DO PASSADO RECENTE...he! he! he!

Anónimo disse...

Ponha outra vez a cassete das obras... por favor.

Anónimo disse...

Obras são sinal de mudança.
É sinal que as coisas finalmente estão a andar.
Finalmente, depois de várias décadas de vazio e de total inoperância e incompetência, parece que Lamego está a trilhar o caminho do desenvolvimento.
Foi pena Lamego ter perdido tantos e tantos anos.
Foi pena Lamego não ter, em décadas e décadas, grande sorte com as câmaras que tomaram conta dos destinos de Lamego.
Haja Deus…Alooo!

Anónimo disse...

Vira o disco e toca o mesmo.
Já deste conta que estás mal da tóla ?
Porque não te tratas ?