domingo, abril 15, 2007

ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE LAMEGO

Nos próximos anos, serão criados cerca de mil e cem postos de trabalho, no Douro, graças aos vários investimentos previstos para a região.

Estes números foram anunciados pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, na altura da inauguração das novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego. O membro do Governo sublinhou, ainda, o investimento de oitenta e seis milhões de euros, para projectos financiados ao abrigo dos Programas Integrados Turísticos de Natureza Estruturante de Base Regional (PITER II).

Aposta na qualidade do ensino e profissionalismo no sector também foram outras apostas, ali deixadas pelo responsável governativo. Por sua vez, o Presidente do Instituto de Formação Turística, Jorge Umbelino, defendeu que a nova estrutura “deve preconizar um ensino adequado ao tecido empresarial existente”, cujo sector, realçou o mesmo, “deve abrir-se aos profissionais do sector”, reconhecendo que “o Douro tem falha de recursos humanos, na área hoteleira e de restauração”.

Bernardo Trindade anunciou que, a partir de Junho, a Região Norte e, por arrastamento, o Douro, “serão servidos por mais doze rotas aéreas”.

A construção deste complexo escolar, em Lamego, representou um investimento de 6,8 milhões de euros, tendo uma capacidade de formação de 300 alunos e sendo composto por três elementos, internato, escola e hotel de aplicação.

A escola de Hotelaria e Turismo de Lamego vai conferir a equivalência ao 12º, disponibilizando ainda um centro de formação para quadros superiores da Área de Hotelaria e Turismo.

Para o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, esta escola é uma mais valia para o país, para a região e para o concelho. Será “uma nova janela de oportunidades para os jovens”.

50 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado... Zé António...

Anónimo disse...

Aprovado o comentário anterior. Teria ficado muito bem ao "querido líder" ter agradecido, aos anteriores executivos, o esforço envidado para a construção de tão importante estrutura formadora. Enfim...
A propósito!...Alguém convidou os elementos que contribuíram para tal? Não se vê ninguém nas fotos dos jornais da terra! Mais um lapso?

Anónimo disse...

Ó Cabral...
Então o ex-presidente não fez nada ???

Anónimo disse...

Não foi o ex presidente, foi o INFTUR que mandou fazer e que pagou a obra...
Tal como a ETAR Foi feita pelas ATMAD, ou como agora o GAS NATURAL é feito pela BEIRAGÁs...

Anónimo disse...

É tudo muito lindo sim senhor... então e o Ensino Superior!??... Veja lá isso Sr. Dr....

Anónimo disse...

o zé-tó era um presidente medíocre o actual ainda pouco se sabe, mas não é exemplo para ninguem, pois não passa de mais um funcionário publico. Espero que o próximo presidente da câmara seja alguem com vontade de fazer alguma coisa certa pelo concelho e principalmente pela cidade. Que idealize, planifique e execute.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:39.
Então o ex não teve nada a ver com a Escola de Hotelaria

Muito inteligente caro anónimo.
Você deve ser igual aos que estão na Câmara.

Anónimo disse...

Lamego e os lamecenses.
Continua tudo igual, pequeno, pobre e miúdinho é uma tristeza.
Enfim com gente desta natureza não tarda e Lamego é uma aldeia maior no interior do país.
Parabéns ao intelecto desta cidade.

Anónimo disse...

E os confrades do espumante hoje na Praça da Alegria, a saber:

Desfilando a TeTe e Osório.

O Vígaro do Pintinho também não poderia faltar, dado que se trata de bebidas com alcoólicas e assim esquece as dívidas bebendo uma champanhada.

Mas o barrigas do Presidente da Câmara de Tarouca que não gosta nada da pinguita, não podia de forma alguma deixar de fazer parte de mais uma confraria.

Anónimo disse...

Adorei o desfile.
O vestido lindo de perder, a cara da modelo... nem por isso...

Uma vergonha.

Anónimo disse...

Lamego viveu ontem uma das maiores manifestações politicas desde o 25 de Abril.
Paulo Portas do CDS/PP aclamado e vitoriado por milhares e milhares de pessoas percorreu as principais ruas da cidade.
Do seu lado direito seguiam, de braço dado o Pinto e o Zé Manel do lado esquerdo o Coitinho de braço dado com a Tète/Modelo.
Logo atrás o empreiteiro que vai a todas mas que não engana ninguém o Delfim Mendes, que se batia às Camaras de Televisão como aquel adepto do F.C.Porto.
Só visto...

Anónimo disse...

Hoje na televisão houve desfile Miss Erotica 2007. Força Tete vais longe

Anónimo disse...

Anonimo 10:04 PM, Abril 17, 2007

Isto não representa Lamego nem a esmagadora maioria dos lamecenses se revêm nos comentários infantis e mesquinhos destes 4 últimos comentários que até são do mesmo comentador... Que é alguém que não sabe perder em democracia, nem sabe fazer mais nada de jeito...
Enfim, mentalidades pequenas existem em todo lado, não só cá.
Isto não é Lamego!

Anónimo disse...

Ó anónimo das 2:57.
Como tu andas enganado.Então tu gostas-te do desfile da TéTé na Praça da Alegria e da respectiva representação que a Câmara de Lamego lá mandou?
Osório, 20 anos a xuxar sem nada ter feito no Turismo, segundo afirmam o9s seus companheiros de partido.
Pinto, aquilo que todos sabemos, caloteiro que só ao estado são cerca de 500.000 euros ou sejam 100.000 contos. Isto para não falar de tantos outros calotes que há para ai, nomeadamente ao seu amigo Zé Manuel.
TéTé, que já vai em não sei quantos milhares de horas sem dar uma para a caixa, porque também não sabe. Já agora ela é solteira, casada, viúva ou divorciada ? Alguém me sabe dizer.
Para não parecer mal levaram também o Màrio de Tarouca, que até é Presidente.
Por último o Evaristo, tens cá disto, ou antes o vai com todos, que ainda há pouco tempo punha os da Câmara na lama, que depois ficou de alinhar na lista do Vasco Lima para o Turismo e acabou por roer a corda. Mas para os amigos continua a ser4 socuialista

Anónimo disse...

CARO ANÓNIMO DAS 2:57, DÁVA-TE JEITO QUE OS COMENTÁRIOS FOSSEM TODOS DA MESMA PESSOA?

BEM TE ENGANAS...

JÁ PARECIAS O FERNANDO CABRAL A FALAR !

Anónimo disse...

Caro blogista...
Na próxima que escrever
Mário Ferreiras, presidente da Câmara de Tarouca. Deve usar a palavra DOUTOR MÁRIO FERREIRA8 o analfebeto de Tarouca).
Embora em reunião do Ps em Viseu, alguêm lhe disse para tirar o anel que ustentava no dedo que o identificava como Dr.( da mula russa).
Em determinados actos o anel de Dr. continua a exibilo( vergonha).
O Bétinho, sabe que o Mário analfebeto, não é licenciano em qualquer coisa mas, trata-o como Dr.
Motivo...
Mama, mama e mais mama.

Anónimo disse...

O oportunista do Mário Ferreira, têm de estar presente nes enventos para segurar o emprego da D.Zélia, sua esposa funcionária da Escola de Hotelaria de Lamego.
Sr. Presidente da Região de turismo Douro Sul onde está a sua coragem.

Anónimo disse...

Enfim, triste, por este andar ides levar um tombo nas próximas eleições...

Anónimo disse...

Anonimo 7:33 PM, Abril 18, 2007

Claro que és sempre o mesmo! Quem e que queres enganar? Vê logo pelo pela quantidade seguida de comentários sempre com o mesmo conteúdo insultuoso e mesquinho... Só podes ser o mesmo!! Vais longe...
Escusas de responder porque não me vou dirigir mais a ti.
Só não percebo o porque do moderador deste blog permitir este tipo de comportamento no blog!?

Anónimo disse...

Anónimo das 7:33.
Se tens a certeza que só há uma pessoa e escrever neste blog,porque não acabas com esta trampa ?
A ser assim estás a dizer que ninguém liga a esta porcaria.

Anónimo disse...

Rectificação: Anónimo das 9:11

Anónimo disse...

Afinal o pacóvio do Coitadinho ainda é do CDS. É pau mandado do Pinto Calotes do Xico Lopes e DO MEl a quem chamam doutor da mula ruça.O Paulo Portas nem acreditava no discurso do Coitadinho quando elogiava o Xico lopes 80% Técnico e 20% politico. Nem os do PSD faziam melhor. É uma uma pena quando não se tem noção do ridículo. Ainda não percebeu que o Paulo quer um partido com identidade e autonomia, Abre os olhos coitadinho não sejas pau mandado

Anónimo disse...

Mas o melhor é a mensagem que o cabeça no ar leias-se coutinho mandou aos militantes, Agradecia a presença na recepção ao Portas. Mas será que alguem compareceu ao seu convite? Será que ainda não percebeu que todos os colegas funcionários antigos carteiros e funcionários os correios se riem a gargalhada. é uma pena que o CDS vá desaparecendo desta cidade com um representando que faz o papel do psd. Onde estão os responsaveis deste partido?
Sempre votei no Cds mas se este vaidoso, continuar a representar o partido nem vale a pena concorrer. Se não sabiam ficam a saber que este artista já na tropa era considerado o maior BUFO do Regime. Punha toda a gente em causa.
Muitos foram os que foram perseguidos e investigados, perguntem ao filho do sr Taveira de Sande o que sofreu por causa desse Bufo.

Anónimo disse...

Um dia destes vou contar-vos outras manimgancias desse vaidoso e porco

Anónimo disse...

Na nossa Câmara só há disto.

Anónimo disse...

http://apertonostomates.blogspot.com/2007/04/o-circo-encantou-mas-o-cheiro-ficou.html

Anónimo disse...

deculpem lá. é a primeira vez que escrevo neste blog. fico feliz por Lamego ter uma nova escola. mas em vez dos largos mihares de euros gastos lá, não poderiam valorizar o ensino superior? A ESE não tem as minimas condições. A ESTGL está a rebentarpelas costuras. Acho que o Municipio deveria em conjunto com o IPV estudar uma solução. Mas por favor, não façam uma aberração de obra como aquela ampliação do teatro! aquilo é um verdadeiro broc*e!

Anónimo disse...

Ainda bem que o anónimo das 5:10 falou naquela aberração naquele aborto enorme que está a ser construido nas traseiras do Teatro.
Só em Lamego.

Anónimo disse...

só em Lamego porque os lamecenses quiseram! valia mais ter deixado o xiquinho da regua a construir fluvinas no douro do que masmarrachos, mostruosidades em lamego! voces quiseram agora aguentem! quem se deve estar a rir é o Zé António. Com ele nenhum veiculo desapareceu, a água não estava quase,, mas mesmo quase boa... masmarrachos daquele género..!?!? nem pensar....

Anónimo disse...

Os Lamecenses viraram GALEGOS.

Anónimo disse...

A quela aberração que estão a construir atrás do teatro já estáva no projecto do Zé António. Penso que sem aquele mamarracho não se teria financiamento para as obras do teatro, aconteceu com to9dos os teatros antigos que foram reformulados - necessidades das novas tecnologias e formas de encarar as salas de espectáculo.
Se calhar teria sido preferido recuperar apenas o que existia, apesar das limitações que iria causar em termos de espectáculos, e ter-se apostado numa nova sala em outro lugar. Julgo que o custo não seria muito diferente.

Anónimo disse...

Ó Cabral, não me convences com o teu palavriado de aldrabão.

Anónimo disse...

Murilovsky se já estava do tempo do zé antónio pq q o xiquinho da régua se vangloriza desta obra e todo o staff também? quando chove pouco fomos nos que mandamos vir mas se de repente chove muito e estraga a colheita já não fomos nós e forma os outros... voces laranjas metem nojo! a sério... são ridiculos... e sim... infelizmente lamego é quase uma freguesia da régua... cada vez somos mais galegos...

Anónimo disse...

O dr. Mel já tomou posse no turismo?

Anónimo disse...

Os verdadeiros arquitectos da Confraria do Espumanten não estiveram na Praça da Alegria?

Anónimo disse...

Só estiveram presentes na Praça da Alegria os maiores vígaros da Península Ibérica. Fonte RTP, depois da saída dos vigaristos, os funcionários da RTP, queixaram-se que da falta dos seus pertences. Foi uma autêntica limpeza.

Anónimo disse...

Pena tenho que por causa da Confraria toda a Cãmara tenha estado parada, unicamente a tratar de algo que aos privados diz respeito. Julgo que tendo em conta a CONTA qu8e o municipio vai pagar com esta Feira de vaidades deveriam todos os lamecencesw ser convidados para tão "elevado evento" - afinal o dinheiro é de todos nós.
Estou desejoso por verificar a justificação dada para atribui a medalha de Ouro a Durão Barroso, tenho a certeza que vai ser completamente vazia de conteudo, mas o Xico é "esperto" e com este gesto já está a pensar em outros voos - O tempo dirá.
E ASSIM VAI ESTE PAIS

Critico disse...

O Douro não é Lamego logo os empreguinhos não são para os residentes desta cidade sem qualquer futuro...

Anónimo disse...

Caro anónimo 9:58, Abril 20, 2007

Deves sofrer de iletrecia ou de partidarite aguda. Ninguém acusou o Zé António de coisa nenhuma, não é nenhuma novidade que a obra do Teatro foi pensada e projectado com a anterior Câmara, nem ninguém diz se o mamarracho (ao que parece necessário) é culpa deste ou daquele. O QUE DISSE FOI QUE O "MAMARRACHO" ESTÁ NO PROJECTO DESDE INICIO. Tens duvida vai informar-te........

Anónimo disse...

Visitei Lamego uma vez mais.
Notei a falta de esplanadas agora que o bom tempo regressou.
Impossível descansar as pernas no jardim da Sé pois com o trânsito de viaturas é barulho e poluição a mais.
Da Sé catedral olhei o Castelo e não o vi! Apanhei um susto...
Afinal, recuei e... lá está ele agora encoberto por uma construção que estão a fazer no teatro.
Não haveria outra solução?Tal como está, que me perdoem os entendidos, não gosto.
Certo é que na encosta aqueles pardieiros nunca mais são retirados e assim também deixam de se ver...
Almocei e jantei maravilhosamente. Já dormir é que foi complicado pois a malta dos bares é muito ruidosa na zona da Sé. Soube que as residenciais do local se queixam à polícia mas sem resultados práticos.
Gostei muito da zona residencial do relógio do sol que mão amiga me levou a ver. Bonito, limpo e sossegado fiquei com inveja de quem lá vive.
Visitei a Senhora, revi o parque (está melhor) mas não gostei da fotografia que tirei à cidade vista lá do alto. Continuam a abusar da construção em altura e, bolas, tudo muito ao molho.
Mas gosto, mesmo assim. Talvez por estar sempre a ver, não o que está, mas o que estava quando aí estudei nos idos de sessenta.
É o meu lugar do coração e da saudade e por isso quando posso lá estou eu a caminho de Lamego e Vila Real (onde também estudei).Mas a "Vila" está muito melhor...
Saúde para todos.
(neste blogue a maioria está muito zangada...)

Anónimo disse...

Cara Maria Aldina.
Não viu as esplanadas nomeadamente a das 4 estações que a Camara fechou e nunca mais volta a ter actividade?
Deixou de ver o Castelo porque esta Câmara o mandou com aquele inestético mamarracho?
Venha cá daqui por uns meses que vai dar falta de muitas outras coisas.
Tem sido assim desde Outubro de 2005.
Vá-se alegrando com as Urbanizações do Relógio do Sol, de Monsanto, da Ortigosa até S. João, do Mártir S.Sebastião até Medelo e também as do Paraíso.
Convido-a a conhecer as do Paraíso para regalar os olhos.
Mas não se esqueça duma coisa muito importante... Todas elas nasceram e cresceram durante os 16 anos em que a Câmara esteve nas mãos do Rui Valadares e do José António.

Anónimo disse...

Rectifico:
"Deixou de ver o Castelo porque esta Câmara o mandou tapar"

Anónimo disse...

O anónimo das 14:43 de 24 de abril;
e vc a dar-lhe, já lhe disse que o "Mamarracho" que estão a construir no Ribeiro Conceição faz parte do projecto, devia estar atento quando este foi apresentado publicamente e nomeadamente ter-se pronunciado contra o mesmo. Ele não é culpa nem do anterior nem deste executivo, é uma condicionante das novas salas de espectáculo. Para ter a aprovação financeira necessária era necessário existir. A outra opção era não o recuperar para este fim.
Percebe ou precisa que lhe façam um desenho... ísto é ser-se Cabeça Dura (quando convém dá jeito)

Anónimo disse...

Senhor Doutor, Inteligente como aqueles que no próximo dia 3 de Maio vão reunir no Largo da Feira.
Diga-me, qual o teatro em Portugal que tem um aborto igual ao de Lamego ?
O Politeama, que deve ser unico no país com palcos sobrepostos e com um sistema fora do vulgar para subir cenários, não tem nada destas aberrações, mas peço ao senhor doutor para me desculpar, porque quem sabe disto é V.Exlª.
Os lamecenses é que não gostam nada desta m.... e a maioria ainda não se apercebeu que lhe taparam o castelo, porque então !!!

Anónimo disse...

Sr Sou-de-cá
Deve estar enganado os lamecenses de certeza que já deram conta, ou julgar-se-á V.Exa mais atento.
Se o é não parece.
Quer um exemplo de uma torre que foi criada com o mesmo propósito que esta, Teatro Municipal de Aveiro.
Acontece que tendo em conta a sua inserção na malha urbana, bem como o arranjo arquitectónico que recebeu, a mesma parece imperceptivel, mas que existe existe e com a mesma dimensão.
"...aqueles que se vão reunir no 3 de maio no largo da Feira..." devem dizer respeito aos inumeros lamencenses (que não reparam no mamarracho) que ali vão estar e aos quais me vão juntar para poder admirar aqueles "quadrúpedes" de orelhas grandes a que V.Exª tem a honra (pelo o que aqui demonstra) pertencer.
Já agora não me trate por doutor porque eu, não sou médico.....

Anónimo disse...

Sr sou-de-cá
http://www.teatroaveirense.pt/

uma ajudinha para ver a tal torre (que diz que não existe em lado nenhum) e muito mais....

Anónimo disse...

Ao Sr mais-atento-que-tudo
mais um exemplo:
http://www.cm-viana-castelo.pt/teatro/ficha-tecnica.htm
está convencido ou as orelhas tiraram-lhe lugar à "massa cinzenta"

Anónimo disse...

Já agora aquele espaço tem o nome de "Boca de Cena"

Anónimo disse...

Tenha o nome que tiver.
Eu chamar-lhe-ei sempre, uma aberração, porque tapou o castelo da minha cidade.
Parabéns ao sou-de-cá, pelo reparo.

Anónimo disse...

LAMEGO TERRA DE BURROS FELIZES