segunda-feira, abril 09, 2007

ENCERRAMENTO DE JARDINS DE INFÂNCIA

Dez jardins de infância podem encerrar em Lamego.

Segundo a imprensa de hoje no distrito de Viseu são 107 os jardins de infância que estão assinalados pelo Ministério da Educação para encerrar.

Francisco Lopes presidente da Câmara de Lamego desconhece esta eventualidade, e lamenta que antes de serem debatidas com os municípios estas questões sejam divulgadas pela imprensa.

Segundo o Ministério da educação os jardins de infância com menos de dez crianças devem encerrar no próximo ano lectivo. Fonte:Universidade FM

37 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho difícil alguém mais colocar sequer a hipótese de vir a residir na cidade de Lamego.

Qualquer dia quando alguém nos perguntar onde residimos, bastará dizer, apenas, que residimos no Lugar de Lamego.

Tantas são as instituições e serviços públicos que estão a desaparecer/encerrar em Lamego, que não haverá necessidade de atribuir nomes às ruas de tão reduzida que ficará a nossa cidade.

E não se admirem se vos disser que o encerramento de tais entidades não se vai ficar por aqui (não se esqueçam disto os trabalhadores de Lamego).
A propósito, não julguem que a história da permanência da PSP em Lamego ficou por aqui.

Por outro lado, é natural que encerrando maternidades qualquer dia não haja crianças suficientes em Lamego para os jardins de infância existentes.

Mas haverá sempre alguém com a "lata" de afirmar em relação a este tema que o encerramento dos jardins de infância tem o objectivo de criar melhores condições para os nossos filhos, tal como afirmaram em relção ao encerramento da maternidade.

Vamos provavelmente assistir a mais uma manobra governamental com visão economicista apelidada de melhoria das condições de vida dos lamecenses.

Acreditem que não me recordo de existir um Governo que se lembrasse tanto da nossa cidade como o actual.

As engenharias do "Engenheiro" Sócratres só podiam ter este belo resultado.

Anónimo disse...

ó sinhor presedente, quando temos a circular em lamego? Quer uma ideia para começar? Faça a ligação da rotunda junto à A24 à rotunda Nova, junto a fafel! Tenha t...

Anónimo disse...

O que tem feito a variadora da educação, senão passear e mostrar-se Nada, nem falar sabe!

Anónimo disse...

É altura das regiões afectadas por estas (des)medidas do Governo encetadas pelo Engenheiro??? Sócrates se mobilizarem para combater de forma eficaz esta certidão de óbito antecipada ao interior. De forma isolada todas os berros não servirão para coisa nenhuma mas em conjunto terão eco, concerteza.

Sr. Presidente quer uma forma de se assumir como lider de região - assume e coordene um movimento de contestação à desertificação do interior. É por aqui que se deve ir e não pela memória sempre presente que somos uma cidade histórica.....

Anónimo disse...

Olha que afinal ele é mesmo Engenheiro. Na RTP ele desmontou toda a cabala que os laranjas montaram contra ele, a começar pelo Balsemão e seus lacaios.

Anónimo disse...

Somos um país de atrasados mentais,
Julgavam que este Primeiro Ministro se chamava Barroso ou Santana?
Deviam ter vergonha.

Anónimo disse...

Meu primeiro comentário neste blog
Sou do Brasil.
Gostaria de saber que partido administra essa bela cidade.
Se responderem, agradeço.

Anónimo disse...

É o pêessedê!

Anónimo disse...

bota meu irmão, idubidubidu...bota pra quebrá!

Anónimo disse...

Licenciado em Engenharia ele é... a forma como o é, é que.....
Quem diria que nas universidades existem plamnos de estudos especiais para gentes especiais!!!!??????

Não convenceu totalmente

Anónimo disse...

Se não te convenceu é porque se passa algo com a tua inteligência.

Anónimo disse...

Que habilitações tem o Marques Mendes para poder dar aulas numa universidade ???
A Moderna, neste caso ???

Anónimo disse...

O anónimo das 12:16

Por seres tão inteligente é que és o que és....

Ficas-te completamente esclarecido, óptimo... também deves ter andado na Independente.
Por onde andei, era completamente impossivel frequentar uma universidade ou efectuar uma transferência sem apresentação de comprovativo de habilitações ou comprovativo de cadeiras feitas em outra instituição de ensino Superior. Sugeria esta leitura:

Decreto-Lei n.º 316/83, de 2 de Julho:
"Artigo 1.º
Poderá ser conferida equivalência de habilitações nacionais de nível superior a disciplinas dos planos de estudos dos cursos superiores ministrados em estabelecimentos de ensino superior oficial português.
Artigo 2.º
A concessão das equivalências a que se refere o artigo 1.º é da competência do conselho científico de cada estabelecimento de ensino superior.
Artigo 3.º
1 - A equivalência será requerida ao presidente do conselho científico do estabelecimento de ensino superior, devendo o requerimento mencionar, obrigatoriamente, as habilitações de que é requerida equivalência e o objectivo com que esta é requerida.
2 - O requerimento será instruído com documento comprovativo da aprovação nas habilitações de que se requer equivalência e respectiva classificação se atribuída.
3 - O conselho científico poderá solicitar ao requerente os elementos adicionais que entenda necessários para apreciação do pedido, nomeadamente documentos comprovativos das condições de admissão, regulamentos e programas de estudo e escolaridade.
Artigo 4.º
1 - O conselho científico deliberará sobre o pedido nos 30 dias subsequentes à recepção do requerimento devidamente instruído."

Percebes agora porque é que fiquei com duvidas? Ou queres que te explique como se fosses muito.....

Anónimo disse...

Não vejo onde estejam as suas dúvidas.
Tudo isto não foi provado pelo Primeiro-Ministro??? Ou estava á espera que ele se demitisse por uma coisa que foi inventada pelo PSD,que quer chegar ao poder a todo o custo para voltar a afundar o país.
Sabes por acaso que o que ele disse ontem na televisão está em consonância com o Presidente da Républica?
Que pretende o anão Marques Mendes, que mesmo dentro do próprio partido é tão contestado?
Será que ele, como já aqui foi dito, tem habilitações para dar aulas numa universidade?
Deixem o país andar p'rá frente. vejam o empenho
deste governo, como o próprio Presidente da Républica já reconheceu...

Anónimo disse...

Só se ademite que se comente neste "post" a entrevista do "engenheiro" porque é a resposta à situação em que nos encontramos hoje no nosso país!

Anónimo disse...

Só se ademite que se comente neste "post" a entrevista do "engenheiro" porque é a resposta à situação em que nos encontramos hoje no nosso país!

Anónimo disse...

"admitir"
peço desculpa !

Anónimo disse...

Falam falam falam na dizem nada...

Anónimo disse...

...no meu tempo isto não fecharia ...fui o melhor presidente que lamego alguma vez teve...

Anónimo disse...

No teu tempo não abriu foi nada...
falou-se muito, mas nada se fez...
Como podes ter sido o melhor presidente se em 8 anos não abriste uma única rua ou avenida, não fizeste uma zona industrial, nem se fez o hospital novo, nem o pavilhão multiusos, muito menos a tão falada circular à cidade, as piscinas cobertas, o teatro e muitas outras obras... Prometidas... mas nenhuma feita... Enfim! Isto no tempo em que havia dinheiro...
Desculpa a minha fria honestidade... Mas é a verdade...

Anónimo disse...

Como é que um presidente que deixou tudo isto passar ao lado iria conseguir que Lamego fosse o único concelho do interior do pais onde as escolas com poucos alunos não fechassem? Difícil...

Anónimo disse...

O Zá António tem razão, apesar de tudo ele foi um grande presidente.

Anónimo disse...

Ó murilovsky, pelo que depreendi do teu comentário frequentaste o ensino superior, mas devo dizer-te que a instituição onde estudaste é pior que a Independente pois ninguém te ensinou a escrever "ficaste".

Anónimo disse...

Caro Lamecense em Lisboa
Este ponto não foi provado:
"...2 - O requerimento será instruído com documento comprovativo da aprovação nas habilitações de que se requer equivalência e respectiva classificação se atribuída..."

Anónimo disse...

O anónimo das 10.20 finalmente sabes para que é que existes... para me corrigires. Fico muito agradecido. Bem haja (ops se calhar é sem "h")

Anónimo disse...

Neste ano e meio de mandato, Lamego retrocedeu 10 anos.
Lamego está cada vex mais triste e sem esperança.
Depois do fracasso que foi a semana Santa, pela primeira vez,desde há muitos anos, sem as tradicionais bandeiras a assinalar a quadra pascal, podemos lembrar aqui o fecho do café-esplanada 4 estações que, como todos sabemos, dava uma enorme "vida" àquela zona baixa da cidade. Dava uma certa alegria a Lamego. Era ponto de encontro de muitos lamecenses e não só.
Ultimamente tem servido para exposições fotográficas onde ninguém vai e a quem ninguém liga, devido ao baixo nivel das mesmas.
Em concentração de motoqueiros como vai ser este fim de semada, dava gosto ver a esplanada replecta de visitantes, mas pelos vistos isso acabou.

Na parte alta da cidade e desde que esta Câmara tomou conta dos destinos de Lamego. a Fonte Luminosa da Alameda, que dava um enorme colorido àquela zona e parecia bem a quem entra em Lamego vindo da Règua, nunca mais funcionou, o mesmo acontecendo à taça que está junto ao bar, cujos repuxos nunca mais se viram.
O mesmo aconteceu a outro equipamento que se encontra junto à Escola Nº1, um pouco acima do Liceu, que também nunca mais funcionou.

Criticavam o executivo anterior por não mandar colocar água nas taças da Avenida, numa altura em que esta era insuficiente para o abastecimento público, que estava em primeiro lugar.
Hoje com água em abundância, segundo informações da Câmara, as taças continuam vazias, mas muitas vezes com quantidades de lixo.

Tentam apenas produzir eventos, para dar nas vistas, como foi o recente dia do teatro. que deu a barracada que toda a cidade conhece.

Pobre cidade de Lamego... Quem te viu e quem te vê.

Aqueles que foram os causadores desta situação, muitos deles já bastante arrependidos, hão-de sentir tambem a mesma tristeza, se forem na realidade lamecenses e que gostem da sua terra.

Oxalá estes dois anos e meio passem depressa...

Anónimo disse...

Eu acho precisamente o contrário! E sei que muita gente concorda comigo! Finalmente em Lamego sê vê alguma coisa a mudar!! Finalmente se vêm obras a nascer e finalmente a mentalidade está a mudar!!

Não é por não haver toalhas nos postes na semana santa que as coisas estão piores.
Nem vai ser o mau perder de meia dúzia de pessoas desta cidade que vêm para aqui e para o seu jornal caluniar que vão conseguir parar as obras que ai estão e as estão a ser preparadas...

"Eurico" e "Sou-de-cá" paciência, Lamego está primeiro...

Anónimo disse...

O 4 estações não fechou, está em rotação de concurso, vai abrir brevemente

Anónimo disse...

Onde estão as obras a nascer ???

Anónimo disse...

O que é isso de rotação de concurso ?.....

Anónimo disse...

Também gostava de saber !!!

Anónimo disse...

Quer dizer que de "x" em "x" anos existe um concurso publico para a concessão do espaço 4 estações, como acontece com outros imóveis que a câmara concessione a privados.

Anónimo disse...

E isso demora muito.
Não seria melhor a Câmara construir um novo espaço com uma estrutura moderna, porque aquela já tem 30 anos e já está desadequada.
Tornar aquela zona mais bonita`?
Vá lá... façam alguma coisa.

Critico disse...

Em Lamego ninguém se pode queixar das actuações do governo sejam elas fechar escolas ou integrar Lamego no conselho de Tarouca e isto porque segundo me lembro o PS teve maioria nas eleições legislativas.
Isto não é só lá por a cruz... é levar com as consequências de não ler programas eleitorais e ir na conversa...

Anónimo disse...

Se HÁ corrupção em Tarouca...
Que seria, CORRUPÇÃO=LAMEGO-TAROUCA???
Lamecenses (galegos), deixai a estar a corrupção de Lamego, e não façais misturas.
Quem pagou as campanhas eleitorais do PS em Tarouca?
Alguêm sabe???
Concerteza que sim.

Anónimo disse...

Ó Tarouqueiro...
Ninguém compreende o que tu queres...

Anónimo disse...

Os tamancos, leia-se Tarouqueiros, foram aos Estados Unidos.
Já informaram os Tarouquenses das despesas que fizeram??? Sr.presidente e vereador Amáro? o tal do meio tempo, etc..
Não há dúvida que aqueles autarcas fazem dos Tarouquenses uns aparvalhados.
O que quero é que o Ministério Público ou outras Entidades, investiguem as manigâncias que existem na Câmara de Tarouca e Lamego.
Não julgues que sou Tarouquense.
Sou Lamacense mas, não Galego.