sábado, fevereiro 17, 2007

LAURENTINO CHOCADO

Laurentino Dias, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, veio a Lamego e em entrevista à "Lamego em revista" diz-se chocado com o que viu no Complexo Desportivo de Lamego. Deixamos aqui as "gordas" de uma entrevista que põe o dedo na ferida no pouco que se tem feito pela juventude e desporto na Cidade de Lamego. Um novo ciclo parece iniciar-se com diversos investimentos "arrojados mas absolutamente necessários".
COMPLEXO DESPORTIVO DE LAMEGO
"O regresso ao Complexo Desportivo significou para mim um choque profundo. Eu tinha consciência que, não só em Lamego como em muitos outros sítios, o Estado se esqueceu do seu património. Gastou ao longo destes anos, fruto da integração europeia, milhões de euros a promover e a comparticipar obras, beneficiações, complexos desportivos, pavilhões, piscinas, campos, estádios nos mais diversos locais, para os mais diversos titulares, clubes, associações, câmaras municipais, mas esqueceu-se do seu próprio património."

"20 anos depois voltei ao Complexo Desportivo de Lamego e encontrei as mesmas coisas"..."As condições de alojamento são as mesmas de há 20 anos. Durante este período o país progrediu e as exigências de qualidade das pessoas evoluíram muito. Actualmente ninguém, enquanto associação, clube ou selecção de qualquer modalidade, procura ficar alojado nas condições que oferece o Centro de Estágio de Lamego. Portanto, aquelas instalações para Centro de Estágio, como estão não servem. Qualquer hotel de menor qualidade é bem melhor."

"Por outro lado é um desperdício imenso o facto de a própria população da cidade e região não usufruir de um espaço desportivo com as condições fantásticas que ali existem. Está situado num local aprazível com uitas zonas verdes; existem campos que podem e devem ser remodelados para a prática desportiva; tem um pavilhão que já não está em bom estado."

"...como disse na sessão solene na Câmara de Lamego, eu não voltaria à cidade nesta função, que não fosse para iniciar um processo profundo de remodelação no sentido de encontrar as soluções para o Centro de Estágio. Devo dizer que já iniciamos esse processo."

"Recordo que já temos no Orçamento de Estado o enquadramento para a reabilitação do Centro de Estágio de Lamego, numa perspectiva de vir a construir uma infra-estrutura nacional para servir de acolhimento a uma das grandes modalidades desportivas (voleibol), que ali passará a ter o seu Centro de Alto Rendimento e a sua residência. "

"... há um conjunto de altos investimentos que considero mesmo arrojados, mas absolutamente necessários."..."ou nos dedicamos a fazer isso imediatamente, procurando criar condições para que a partir do princípio de 2007, por via do novo quadro comunitário de apoio, tenhamos os meios para iniciar a obra e conclui-la no mais curto espaço de tempo, ou então passa mais uma vez a hora do Complexo Desportivo de Lamego e essa obra ficará por fazer."

" Estou convencido que, por aquilo que tem sido a colaboração entre nós e o município, vamos conseguir levar a cabo esta empreitada e remodelar o Centro de Estágio de Lamego, colocando-o ao serviço do município, da região e do país, nas diversas valências que pode ter na área desportiva e do alojamento."

PISCINAS COBERTAS
"Recordo que no actual quadro comunitário de apoio já estão inscritas as piscinas cobertas de Lamego."
"Custa-me a crer que uma cidade como Lamego, tenha passado tanto tempo sem ter um equipamento deste género. A minha terra, Fafe, tem piscinas cobertas e aquecidas desde 1978, ou seja, há 28 anos."
"Há inúmeros concelhos (cidades e vilas), com muito menos população, com muito menos exigência, juventude e associativismo que Lamego e dispõe já este tipo de infra-estruturas construídas há muito tempo. Isto significa falta de planeamento."
PONTO JÁ
"Dentro de poucos meses, estaremos em condições de, com o apoio do município, abrir em Lamego uma Loja " Ponto Já". Trata-se de uma infra-estrutura que para além de toda a informação do próprio Instituto da Juventude, disponibilizará ainda acesso à biblioteca, centros de média e internet gratuita. É um local onde os jovens podem frequentar cursos de formação, ter acesso às novas tecnologias e, portanto, creio que Lamego ficará a ganhar com a instalação de uma loja "Ponto Já".

25 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonha o estado a que o Estado deixou chegar o Complexo Desportivo de Lamego. A degradação é evidente, chegando ao cúmulo de não ter água para quem lá faz exercício. O pavilhão não tem condições, mete água, é frio, não tem bancadas. O ideal,a meu ver,seria fazer obras em todos os edifícios e fazer nascer lá o tal "campus universitário" que tanta falta faz a Lamego.

Anónimo disse...

pois é o Estado não liga nada a Lamego mas os anteriores presidentes da câmara tabém tinham obrigação de lembrar o Estado que o seu património estava a ficar degradado e que era importante conservá-lo, e isso não me parece que tenha sido feito.

Anónimo disse...

Pois é...
O Barroso e o Santana estiveram lá tanto tempo e... nada.

Anónimo disse...

E o que já fez este executivo em ano e meio ???
NADA !!!!

Anónimo disse...

Acaba de acontecer a maior palhaçada carnavalesca que jamais se viu.
O palhaço-mor, que dá pelo nome de Alberto João e que é dono da nossa Ilha da Madeira, não satisfeito com a aprovação pelo Tribunal Constitucional e a Promulgação pelo Presidente da Republica, Prof. Cavaco Silva, da Lei das Finanças Regionais, demite-se do Governo para logo se voltar a candidatar. E acabamos de saber pela televisão, com o conluio do Dr. Marques Mendes.
Aquele senhor não satisfeito com os milhões que tem sacado aos portugueses do Continente, ainda vai agora obrigar-nos a pagar-lhe o custo das eleições antecipadas.
Somos um país de brandos costumes senão não aceitaríamos esse imbecil, nem mais um minuto em território nacional.
O Governo do país havia de lhe descontar, nas transferências, todo o dinheiro que ele vai gastar com esta autêntica farsa de eleições antecipadas.
Quantos Sociais Democratas se devem sentir envergonhados com mais esta escandalosa façanha do seu "companheiro".

Anónimo disse...

EMBORA O DITADOR DA MADEIRA SE ATIRE, COM ARMAS E BAGAGENS, AO GOVERNO SOCIALISTA,A QUEM ELE QUER ATINGIR, VERDADEIRAMENTE, É O NOSSO PRESIDENTE DA REPUBLICA, POR ESTE TER PROMULGADO A LEI, NÃO TENDO CEDIDO AO SEU PEDIDO PARA QUE O NÃO FIZESSE.
O SR. SILVA, COMO ALBERTO JOÃO O CHAMAVA CONSTANTEMENTE, NÃO TEM COMPARAÇÃO POSSIVEL, COM ESSE INDIVIDUO, MAL-EDUCADO, PREPOTENTE, INSULTUOSO...
JARDIM JÁ FOI LONGE DEMAIS. SÃO HORAS DE O METER NA ORDEM.

Anónimo disse...

Nem quero acreditar que o pequenino do Mendes, ande a colaborar nestas palhaçadas.
Por isso o PSD, anda tão por baixo.

Anónimo disse...

Elementar meu caro...com os cortes orçamentais seria impossível cumprir o programa a que se propôs, portanto agora revê o programa em baixa e ganha as eleições para mais 4 anos com maioria PiSD. Dúvidas? O PiSD não falha!

Anónimo disse...

Afinal as obras da Madeira foram todas pagas com o dinheiro doa contribuintes do Continente.
Ainda bem que acabou a mama.

Anónimo disse...

Concordo, mas só é pena não acabar a mama a Lisboa também! Obras bilionárias pagas com o dinheiro dos impostos de pessoas que nem urgências hospitalares podem ter!!!

Anónimo disse...

Então e ninguém fala dos AÇORES?
pois meus amigos lá também se gastam MILHÕES só que... Vão continuar a gastar-se porque lá são DO PS.

Anónimo disse...

É lamentável que o Bocassa do Alberto João faça tudo isto para afrontar o Cavaco Silva, (Sr.Silva) que promulgou a Lei das Finanças Regionais.
Trata mal toda a gente, é grosseirão, mal- educado, mal- formado e outras coisas que me abstenho de dizer mas que toda a genta sabe.
E ainda há quem o defenda. Só podem ser iguais a ele.
Milhõs de agradecimentos ao governo qie lhe acabou com a mama.

Anónimo disse...

Ao contrário de cá...lá ninguém o acusa de pouca obra! Por isso vai ter nova maioria absoluta. Quem merece, merece!

Anónimo disse...

Por onde tem andado o Laurentino? Por onde têm andado os nossos governantes? Por onde têm andado os nossos autarcas? LAMEGO ESTÁ A MORRER...e a culpa é vossa!

Anónimo disse...

Mas, então??? o Laurentino concerteza desconhece. Porque ficava CHOCADISSIMO, com o que vai pelo FUTEBOL em Tarouca.CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO.
Aqueles transportes agência de viagens) MELO, etc..
Aquele relvado sintético.
Aquela permanência por um ano e a sua subidahá 3ª. divisão???
E vamos ficar por aqui e por agora...
HAJA LUZ NAS INVESTIGAÇÕES.

Anónimo disse...

Caro conterrâneo tarouquense. Conforma-te...
Os de Lamego ainda estão pior, muito pior...
Aqui em Tarouca é só um, em Lamego são muitos.
Resta-nos a consolação de que a justiça está a apanhá-los e a esperança de que serão punidos severamente.
Isto agora esté a fiar mais fino.
Não vez o que se está a passar na Câmara de Lisboa???
Também há-de chegar a vez destes.

Anónimo disse...

Isso é verdade, os de Lamego estão (estavam) piores. É que em Tarouca diga-se o que se disser o presidente lá foi fazendo obra nos últimos anos. O de Lamego não!

Anónimo disse...

O Ministério Público está lá para vos ouvir! Se têm alguma coisa concreta a apontar façam-no. Agora levantar poeira só para agravar conjuntivites não vale de nada.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10,32...
O presidente lá vai fazendo...o que ???
Veja-se ( por exp.)a rotunda de Santa Apol´nia, os Tarouquenses, e não só, sabem que nem todos os veiculos pesados circulam ali sem terem de ocupar o jardim.
Sabem porque...O projecto aprovado pela CCRN foi um e a construção da rotunda foi outro.
Até nem é por acaso que o proprietário dos vários apartamentos ali construidos, foi um dos que lhe foi permitido contruir em altura, quatro andares, contrariando as celebres medidas preventivas do PDM8 em seu tempo poderei voltar ás medidas preventivas).
Sou dos que confia na JUSTIÇA. Mas tambêm se sabe que o presidente Mário Ferreira, tem um processo no Tribunal Administrativo de Viseu, já lá vão quatro anos e julgamento nem sinal.
Já agora só para os Lamecenses; sabem informar como apareceu como funcinária na Escola de Hoteleria de Lamego a esposa do presidente Mário Caetano Teixeira Ferreira.
Eu sei mas não digo...

Anónimo disse...

Já que alguêm neste blog, colocou a situação da rotunda de Santa Apolónia-Castanheiro do Tarouca-Tarouca... uma vergonha.
Como Tarouquense, continuo sem saber o seguinte; a escola pré primária e parqueinfantil, ali existentes, foram construidos pela Firma:Parcelar do Varosa, proprietário dos vários lotes de apartamentos, comércio e serviços, mas, pagos com dinheiro de todos nós.
Não acham muito estranho.
Estranho tambêm a existência/construção de vários transformadores de energia elétrica (alta tensão) contiguos á referida escola/parque infantil???
Estranho ainda, o Ministério da Educação aprovarConcordar, com a localização daqueles transformadores naquele local, etc..

Anónimo disse...

Ao anónimo do dia 25 e das 11 horas:
Mas então o presidente da Câmara de Tarouca com a sua maioria? não tem coragem de fazer como o Carmona Rodrigues, na Câmara de Lisboa?
Presidente da Câmara de Tarouca solicite uma sindicância- mas à Procoradoria Geral da República, de que está `espera, olhe quem não deve não teme.
Estamos de facto em época de gripes( das tais aves, que poisaram em Tarouca)daí as conjuntivites.
Como se sabe, é uma doença do OLHO, a sua causa, tambêm pode ser de origem HEPÁTICA, etc., etc..
Mas em Tarouca embora determinados autarcas sofram de conjuntivites, cuja proveniência devem averiguar. Não lhes faz qualquer diferença. POIS ATÉ TÊM OLHOS DE LINCE.

Anónimo disse...

Estávamos nós fartos de pessoas que sabiam mas não faziam. Depois apareceram as que diziam mas não sabiam e agora aparecem-nos pessoas que sabem mas não dizem??? Poupem-nos.

Anónimo disse...

ASSIM VAI TAROUCA...
Sr.Presidente da Associação Empresarial de Tarouca (AET).
O Sr. sempre que lhe obrigam a deitar faladura, cita sempre, e ao longo de vários anos,um emigrante na Suiça, que subiu de categoria e de salario, quando lá chegou e exibiu um diploma que tinha conseguido num curso aqui(veja-se o último jornal sempre jovem).
Sr.Pr. da AET, o Sr. nunca referiu o curso( Não sabe- será de coveiro?-.
Por exemplo... quantos formandos passaram pelos cursos organizados pela PROFIFORMA (sempre esta empresa) qual a percentagem de profissionais que conseguiram colocação no mercado de trabalho- perdeu-lhe o número, só se lembro do que já estava na Súiça).
Nos cursos organizados pela AET, é fácil verificar, que há pessoas com 4 5 e mais cursos-CAÇA AOS SUBSIDIOS-CORRUPÇÃO, ou não?)
O Sr. Alfredo da PROFIFORMA é AMIGO.
O PRESIDENTE DA CÂMARA DE TAROUCA tambêm-Veja-se o arrendamento que a Câmara fez consigo.
O Sr.António Loureiro Borges, Pr. da AET, NADA TEM DE EMPRESÁRIO. Prove o contrário.Os empresários e comerciantes, gostariam de saber qual a posição do Pr. da AET sobre a construção em Tarouca das grandes superficies.
Julgo que a AET é constituida por mais elementos qual foi a vossa posição.
HÒ SR:BORGES , basta de ser´sácristão, com o devido respeito pelos Sacristães.

Anónimo disse...

ao anónimo das 8,55 de 27/2.
Desculpe lá, fazia do amigo , pessoa mais esperta.
Deixo-lhe uma dica...
Sabe ou não, que em tempos quem comendava a Escola de Hote4laria de Lamego, era um Presidente da Câmara de Lamego.
Embora o Presiden de Tarouca lhe comece a isca e... no isol, aquando do tal polo de educaçao que o Mário dizia vir para Tarouca.
JÁ ENTENDEU::: BOLAS

Anónimo disse...

Quem o gajo da foto? Deve gostar pouco de tainadas, deve. ´Com aquela barriga faz concorrência ao Sr. Amândio