sexta-feira, janeiro 19, 2007

31.000.000 € ABASTECEM O DOURO SUL

Uma barragem, uma nova estação de tratamento de águas e 138 quilómetros de novas condutas compõem o lote de investimentos que o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, lançou quarta-feira (dia 17), em Lamego, a convite da Associação de Municípios do Douro Sul, que integra os 10 concelhos a norte do distrito de Viseu.
Este conjunto de obras, que representa um investimento de 31,3 milhões de euros, faz parte do novo sub-sistema de abastecimento de água do Balsemão (integrado no Sistema Multimunicipal de Trás-os-Montes e Alto Douro), que vai ter origem na albufeira que a nova barragem de Pretarouca (Lamego) criará no rio Balsemão.
As três empreitadas, que constituem um dos “mais importantes” investimentos de obras públicas na história do Douro Sul, vão garantir, a partir de 2008, o “abastecimento domiciliário de água aos 91.640 habitantes dos concelhos de Cinfães, Resende, Lamego, Tarouca, Castro Daire e Vila Nova de Paiva”, precisa o presidente da Associação de Municípios do Vale Douro Sul, o edil de Resende, António Borges.
A nova barragem de Pretarouca criará uma albufeira com 43,40 hectares que permitirá armazenar mais de três milhões de metros cúbicos de água. O investimento ultrapassa os nove milhões e 600 mil euros. A Estação de Tratamento foi adjudicada por 5.754.530,10 euros e a obra das adutoras e reservatório de água do Sub-sistema de Balsemão está orçada em 10.899.181,20 euros. As três empreitadas são co-financiadas em 81 por cento, pela União Europeia. FONTE: Jornal do Centro

23 comentários:

Anónimo disse...

Faz as contas aos milhares de euros que o pessoal da Câmara já comeu nestes 15 meses.
Uma fortuna...
E então não haviam de ter feito alguma coisa além das tainadas...
Então eles foram eleitos só para comer e beber?
Ao menos vão tapando os olhos aos mais incautos.

Anónimo disse...

oh cabral é msm do passado! vai consultar as actas da camara do anterior executivo!... Burro...

Anónimo disse...

Éstás cada vez mais asno.
Então o novo executivo descobriu a pólvora.
Tu sabes muito bem que tudo isto é obra do antigo executivo.

Anónimo disse...

todas os projectos das obras em curso devem ser do anterior executivo...foram 16 anos de projectos!

Anónimo disse...

projectou-se muito e fez-se muito pouco!

Anónimo disse...

É preciso ter-se uma lata do tamanho do mundo!!!!!

O XL e a cambada ouviram estiveram na cerimónia do acto de consignação desta obra e ouviram 4 pessoas a discursar e a dizerem que o processo tinha começado em 2001, com o anterior presidente da camara e com o Socrates quando era ministro do ambiente.

Ninguém ouviu o XL a dizer que era mentira.Ouviu e nem pestanejou!!!!

Se quer obra que a faça.Que se deixe de tainadas e de mentiras...

Se Lamego vai ter o problema da água resolvido tem de agradecer ao PS.

Sejamos honestos.

Anónimo disse...

É preciso ter-se uma lata do tamanho do mundo!!!!!

O XL e a cambada ouviram estiveram na cerimónia do acto de consignação desta obra e ouviram 4 pessoas a discursar e a dizerem que o processo tinha começado em 2001, com o anterior presidente da camara e com o Socrates quando era ministro do ambiente.

Ninguém ouviu o XL a dizer que era mentira.Ouviu e nem pestanejou!!!!

Se quer obra que a faça.Que se deixe de tainadas e de mentiras...

Se Lamego vai ter o problema da água resolvido tem de agradecer ao PS.

Sejamos honestos.

Anónimo disse...

Wolf cuida-te....

Umas pastilhinhas para o cerebro iriam fazer-te um milagre!

O riquinho anda a ver tudo ao contrário.

Primeiro convenceu-se que ao dar a falar das dividas estava bater no Zé António.
Não deu conta que a noticia diz que aquele descalabro camarário é desde o Outono para cá? Quem governa a camara desde o último outono?

Agora quer convencer o pessoal que uma obra desta dimensão, concurso, financiamento, etc ...se conseguia no espaço de um ano?

Pobre muchacho!!!!

Anónimo disse...

o cinderela, realmente todos temos que agradecer ao PS, pois sabemos como e que o PS local resolve os problemas da água, transportando água do rio Douro em cisternas pagas ao dia!! Ou deixando construir edifícios em linhas de água, não permitindo que a água circule para as fontes!!
este processo vem de 2001 mas é das ATMAD e não da câmara, nem o anteior nem o actual presidente têm nada a ver...
Mas é engraçado, apesar disso, antes as obras só apareciam de boca, agora aparecem no terreno...

Anónimo disse...

Caros concidadãos, a bem da verdade, e desde já permitam-nos que não nos consideramos "OS SENHORES DA VERDADE TOTAL", mas sobre a matéria em discussão, estivemos presentes, discutimos, proposemos, votamos e decidimos na altura própria!...
E a altura própria foi uma Assembleia Municipal, ainda liderada, pelo nosso Grande AMIGO, ( a nível pessoal e profissional, nós não temos nada a apontar, enquanto Presidente da Assembleia Municipal, no mandato anterior, por vezes, coitado fez o Especial favor de dizer " Sim Sr. Presidente" entenda-se presidente José António Almeida Santos, dizia-mos nós, a bem da verdade, sim uma daquelas Sessões da Assembleia Municipal em que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pretarouca
nos "Brindou" com os DVD's que queria que fossem "anexados" à acta ( não sabemos como é que se anexa um DVD a uma acta que tem que ser distruída por 50 Deputados Municipais!!!...), em que tivemos até a intervenção de um distinto Lamecense Professor Universitário que em tempos chegou a ser um putativo candidato a Presidente da Câmara! ( em nossa opinião, um Grande Lamecense, um grande técnico, um HOMEM SÉRIO, alguém competente, que quando se apercebeu, e bem, que estavam a aproveitar-se do deu BOM NOME E DA SUA Família, disse claramente que não estava disponível para isso, mas que estava disponível para ajudar a servir a sua terra natal), que grande exemplo que o herdou do seu Pai o Distinto e Saudoso Dr. Santos Monteiro.
Pedimos desculpa, mas como jovens que sentimos a serenidade da Cidade de Lamego, nossa Terra Mãe, não nos podiamos imiscuir de relembrar, este Grande Lamecense que foi, é, e sempre será O EXMO SR. DR. Santos Monteiro, como era conhecido desde o mais humilde Lamecense, até ao mais ilustre português!...
Se a memória mais longícua não nos atraiço-a, a mais recente muito menos!... E dentro deste contexto, permitam-nos que afirme-mos, ainda a bem da verdade, que ainda dentro das sessões da Assembleia Municipal anterior ( por vezes, acumulavam-se 3,4,actas,para aprovação por desleixo ( entenda-se excesso de trabalho, para quem está habituado a não fazer nada, ou por incorrecções e imprecissões, desculpem o à parte!dizia-mos nós, que o Sr. Rocha Dias, entenda-se Presidente da Junta de Pretarouca, para além do DVD, também teve a ousadia democrática de nos brindar com um tabuleiro de morangos "Made IN PRETAROUCA", em plena sessão da Assembleia, e segundo os que conseguiram provar, os " Morangos eram muito Bons"!...
Este nosso Amigo, Presidente Rocha Dias, esteve bem, é claro em nosso entender, porque defendeu a sua "Dama", esquençam os que sabem que o negócio dos morangos, é negócio de família ( este o único erro, no nosso entender, cometido), porque o Sr. Rocha Dias, até falou na questão dos funerais que iam ter que percorrer cerca de 20 a 30Km, porque a freguesis ia ficar dividida e até pediu para ser feito um passedão!... Isto é que é ser um Homem da Terra, justiça seja feita!...

Mas voltando ao assunto que nos fez intervir neste blog, a pura verdade é que esta obra que tem agora verba para ser executada, foi pensada, orçada, e negociada por 57 Homens e Mulheres que executaram funcões no Executivo, na Assembleia Municipal no mandato anterior, mas isso para nós não nos enche o Ego, porque queríamos e poderíamos ter feito mais e muito mais, se não fosse o EGOCENTRISMO de alguns políticos de Lamego!...
Assinado: Lamecenses 30 40 anos para o futuro de Lamego () movimento civico que quer ajudar o Concelho de Lamego a Evoluir)

Anónimo disse...

Apoiado, embora como assumem não sejam "OS SENHORES DA VERDADE TOTAL"! Poderiam ter feito mais, muito mais...mas não fizeram. Discutiram, propuseram, votaram e decidiram, mas, como sempre, não fizeram...

Diga-se em abono da verdade que esses 57 homens e mulheres que trabalharam diariamente com afinco, e receberam um ordenado durante quase 200 meses, acabaram por demonstrar no terreno uma produtividade muito, mas muito baixa. 200 meses em que se Lamego não regrediu também pouco terá progredido. Foram 200 meses que não podem encher o Ego a nenhum lamecense e muito menos a quem teve tempo para discutir, propôr, votar e decidir, mas, não teve tempo para... FAZER!

Anónimo disse...

O meu amigo 200 MESES é fantástico!!!

Ele agora é que disse TUDO. Então para se fazer uma obra são precisos 18 ANOS? não! não senhor, são preciso apenas alguns meses.

E FORAM ALGUNS MESES QUE O XICO LOPES LEVOU A FAZER OBRA, MUITA OBRA. QUEREM EXEMPLOS? Desculpem mas agora já é tarde e amanhã tenho que estar no trabalho às 9h.
Mas fica prometido, que assim eu possa dispensar algumas HORAS, venho aqui lembrar todos os Lamecenses, das inúmeras obras que já foram e continuam a ser feitas.

Anónimo disse...

Este Wolf já nem com pastilhas para o cerebro lá vai ....

O annonymous do dia 22 das 5:28PM mais não disse do que confirmar através do seu testemunho directo que se trata de uma obra lançada pelo anterior executivo.

Custa muito perceber que a enormidade desta obra e o facto de ter sido candidatada a fundos comunitários não podia ser realizada pelos que a lançaram?

Eu até sou daqueles que quero que o chiquinho faça obra para bem de Lamego mas detesto mentirosos porque fazem de nós parvos e .... isso os lamecenses não são (salvo algumas/poucas excepções!!!)

A César o que é de César.

Anónimo disse...

Cinderela, foste bem enganado...

Anónimo disse...

CUIDADO COM A PALAVRIADO DESTES ALDRABÕES QUE TOMARAM A CAMARA.

ELES ESTÃO A HIPOTECAR LAMEGO.

Anónimo disse...

Lamego: Câmara contesta estudo que a refere como má pagadora
A Câmara de Lamego contestou hoje o estudo que a coloca na lista de autarquias que pagam às empresas de construção com prazos superiores a 12 meses, assegurando que está a regularizar as dívidas de Agosto passado.

De acordo com o inquérito de Outono da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Lamego faz parte da extensa lista dos piores pagadores, juntamente com Alijó, Amares, Aveiro, Cabeceiras de Basto, Celorico da Beira, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Lousã, Maia, Melgaço, Mira, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Santa Maria da Feira, São Pedro do Sul, Vila do Conde e Vila Nova de Poiares.

No entanto, em comunicado hoje divulgado, a Câmara de Lamego assegura estar «a proceder ao pagamento de todas as dívidas contraídas junto de fornecedores e empreiteiros relativas ao mês de Agosto de 2006», ou seja, «com um intervalo de atraso de apenas quatro meses».

A autarquia, liderada por Francisco Lopes, ressalva que o actual quadro financeiro é «bem distinto» do que existia em 2005, quando «herdou do anterior mandato uma dívida global de cerca de 11 milhões e 700 mil euros (verificada a 31 de Outubro de 2005)».

«Nessa altura, o pagamento a fornecedores era concretizado com um intervalo de 15 meses de atraso, enquanto que os compromissos a industriais de obras públicas eram saldados com um intervalo ainda mais dilatado, de 22 meses de atraso», refere.

No entanto, depois de ter conseguido «acordos de pagamento directamente com as empresas credoras ou através de instituições bancárias (em regime de factoring)», a autarquia conseguiu regularizar a dívida referente ao período 2002/2005 aos empreiteiros e outros fornecedores.

«A negociação da dívida, de montantes superiores a 20 mil euros, envolveu acordos num valor global de 2.292.602,66 euros, abrangendo 23 fornecedores e empreiteiros. O teor destes acordos estipula o recebimento da totalidade da dívida por parte dos credores, suportando estes o pagamento de juros a instituições bancárias de cerca de 3%», explica.

Neste âmbito, a Câmara paga a dívida mensalmente aos bancos sem juros, durante três anos.

O município chegou ainda a acordos directos com seis fornecedores e empreiteiros para o mesmo período, «num montante correspondente a 982.227,25 euros, recebendo estes a dívida em causa mensalmente sem juros», esclarece.

Desta forma, entre Novembro de 2005 e Dezembro de 2006, a autarquia pagou «cerca de 1 milhão e 400 mil euros de dívida contraída até 31 de Outubro de 2005 e ainda toda a facturação referente a autos de obras públicas, de Novembro de 2005 a Julho de 2006».

Diário Digital / Lusa

Anónimo disse...

Ó wolf não sejas oportunista.
Sabes que para não "dizermos" enormidades, basta saber estar calado.
Fui eu que 'publiquei' o 'comment', e 'lembro' que a Lusa e o DD limitaram-se a veicular o comunicado da Autarquia.
Não confundas 'telepatia' com a 'tia do pélé'.

E faz-nos um favor, se de facto queres ajudar o XL, cala-te.
A tua verborreia habitual, só o deixa ficar mal.
E de quem o deixa ficar
mal, já ele está suficientemente rodeado.

Por tanto, JUÌZO lobinho.

Anónimo disse...

Pois é anonymous do dia 23 das 9.45 PM já me tinham dito que o Sr pinto caloteiro andava por aqui ....
Ainda bem que o cara linda do Chico Lopes tem um chefe de gabinete à altura dos seus anões.

Fico contente com o desmentido. Aqueles senhores da construção civil não têm razão nenhuma.

Se a lista da Associação de Restauração, Hotelaria e Strip dá o 1ºlugar a Lamego, vêm agora estes barafustar com o n.º 18???

Comentários para quê? Um verdadeiro artista lamecense que só os seus iguais podem acolher, embelezar e amamentar.

Os que não são iguais lamentam.

Anónimo disse...

JÁ NÃO ENGANAIS NINGUÉM.
SOIS CALOTEIROS, O QUE NÃO É DE ESTRANHAR.
o DINHEIRO NÃO PODE CHEGÃR PARA TUDO E EM PRIMEIRO LUGAR ESTÃO AS TAINADAS, AS ALMOÇARADAS, AS MERENDOLAS, AS JANTARADAS E...........OS AMIGOS-

Anónimo disse...

Caro wolf.
É um amigo que te fala.
Porque não vais tratar-te?
Procura um psiquiatra, ou vai à urgência ao Hospital de Abravezes.
Bem sei que o teu problema é grave mas pode ser que tenhas sorte.
Sabes que essa doença leva as pessoas a cometer delitos.
Trata-te com urgência.

Anónimo disse...

Engraçado, antes tinhamos dividas e não tinhamos obra, agora temos obra e estamos a pagar as dividas!
Anónimo anterior, se calhar é melhor ires tu para o psiquiatra, pois acho que andas a defender as pessoas erradas...já não consegues ver a realidade como ela é...

Anónimo disse...

o rio pertence as dornas e nao a pretarouca por isso e a barragem das dornas e nao de pretarouca

Anónimo disse...

É uma excelente obra; vai mudar a vida de todos, ou melhor já está a mudar. O barulho já é muito.A estrada até à aldeia está cada vez mais escavacada, mas é o preço do "progresso" e é também uma obra de misericórdia dar de beber a quem tem sede e há muitos que têm sede.