sexta-feira, novembro 10, 2006

NOVAS ETAR'S NO CONCELHO DE LAMEGO

As ETAR´s de Cambres e Sande, infra-estruturas que integram o Sistema Multimunicipal das Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, já estão aptas a entrar em funcionamento, depois de terminada a fase de ensaios, com o objectivo de tratarem diariamente as águas residuais domésticas geradas pelos habitantes que residem nas suas áreas de influência. Estes importantes investimentos na área do saneamento básico visam dotar o município de Lamego de mais qualidade de vida solucionando em definitivo um problema crónico: a ausência de tratamento dos esgotos domésticos nas zonas rurais do concelho. A ETAR de Cambres está projectada para tratar as águas residuais de origem doméstica veiculadas pelo sistema de Cambres e que são produzidas nesta povoação e nas freguesias de Avões (Avões de Cá e Avões de Lá) e Ferreiros de Avões (Bairral, Canelas, Foz de Baixo, Foz de Cima, Morões de Cima, Morões de Baixo, Paço, Trás da Igreja e Varandas). Este equipamento servirá um equivalente populacional de 4840 habitantes, possuindo capacidade de tratamento para 897 m3 de águas residuais/ dia. Com o objectivo de eliminar os maus cheiros que são libertados nesta infra-estrutura também está prevista a instalação de um moderno sistema de desodorização. Por outro lado, a nova estação de tratamento situada na freguesia de Sande está projectada para tratar os efluentes drenados pelo sistema que serve esta freguesia. Irá servir um equivalente populacional de 1454 habitantes, apresentando capacidade de tratamento para 287 m3 de águas residuais/ dia. As duas ETAR´s, investimentos financiados pelos fundos de coesão, no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, possuem um sistema que assegura que o efluente descarregado tem características compatíveis com os padrões de qualidade exigidos pela Lei portuguesa e Comunitária.Neste momento, o concelho de Lamego integra um vasto leque de infra-estruturas na área do saneamento básico adequadas para solucionar em definitivo o problema do tratamento de águas residuais. A instalação de equipamentos que assegurem uma cobertura eficaz de todo o município é considerada um investimento prioritário por parte da Câmara Municipal de modo a impulsionar o desenvolvimento saudável do município.
FONTE: CML site oficial

14 comentários:

Anónimo disse...

Meu...
Digo-te uma coisa! vê lá se moderas os comments!

O post anterior é uma miseria...!

Dasse...coiso!

Anónimo disse...

Este blog é de propaganda politica e só come quem quer!
Ninguem come tudo quando vai ao restaurante e por vezes nem come nada!

Anónimo disse...

Este Blog é uma chachada.

Anónimo disse...

Ó menino Cabral!!!

Não queres dizer que isto foi obra do Xico Lopes, pois não???

E já agora... já sabes daquela das obras do Relógio do Sol???

Só os trapaceiros deste executivo são capaz de tanta ilegalidade.

Anónimo disse...

Ei... na era o post! Era os comments!

Dasse!

Cumps!

Anónimo disse...

Eu não compreendo como o dinheiro chega a tanto.

O Xico Lopes e o seu chefe de gabimete José Pinto, estão em Bruxelas em passeio á custa de todos nós.
Uma semanada de férias para estes dois senhores, que andam cançados de tantas tainadas.
Assim para figirem a este vida stressante das comezainas, foram mudar de ares, e estão hospedados num dos melhores hotéis de Bruxelas. E o povo de Lamego a pagar.
É assim mesmo...
Parece que estou a ver a cara de muitos que votaram neles ao saberem estas novidades.

Anónimo disse...

Meus Amigos, eu concordo que critiquem o despesismo autárquico, mas tenham paciência e sejam coerentes, não vos vi criticar o anterior, quando foi para o Brasil com a secretária e houve quem visse!... Nem as idas às meninas com o Famoso Mondeo que foi tanta mas tanta vez parar à oficina, vai-se lá saber o porquê!... Porque o Condutor oficial era o Sr. José Santos, sim, esse mesmo que foi Presidente da Câmara e depois " abateu" a viatura porque não servia para a Autarquia, comprou o "famoso " Mercedes, actualmente desaparecido em parte incerta e ofereceu o mondeu ao AMIGO AMÂNDIO, perdão, estava a fazer confusão, foi à APITIL, mas como quem anda com ele é o Sr. Amândio e a sua família Fonseca, até ficamos confusos!...isto é que é DEMOCRACIA à MODA dos Lamegueiros!...

Anónimo disse...

Não percebes nada de nada.
Só dizes asneiras.

Anónimo disse...

Eu volto a repetir, como se fosses muito burro!
Meus Amigos, eu concordo que critiquem o despesismo autárquico, mas tenham paciência e sejam coerentes, não vos vi criticar o anterior, quando foi para o Brasil com a secretária e houve quem visse(muito forró)!... Nem as idas às meninas(companhia de aluguer) com o Famoso Mondeo(Automovel da marca Ford) que foi tanta mas tanta vez parar à oficina(Auto- Rina), vai-se lá saber o porquê!... Porque o Condutor oficial era o Sr. José Santos(Zé Tó), sim, esse mesmo que foi Presidente da Câmara e depois " abateu" a viatura porque não servia para a Autarquia, comprou o "famoso " Mercedes, actualmente desaparecido em parte incerta e ofereceu o mondeo(Ford) ao AMIGO AMÂNDIO, perdão, à APITIL, mas como quem anda com ele(Automovel) é o Sr. Amândio e a sua família Fonseca, até ficamos confusos!...isto é que é DEMOCRACIA à MODA dos Lamegueiros!... (eheheheh)

Anónimo disse...

Continuas a mostrar a tua ignorância e infantilidade.

Anónimo disse...

Bem, se não percebes-te nada, então nada feito! Embrulha e abre depois quando estiveres mais esclarecido.

Anónimo disse...

hei, calma, toda a gente já sabe disso. Não te deixes arrastar para o nivel deles. Não caias nessa asneira!
Mantem a compostura. então!

Anónimo disse...

festas e festinhas ha em todo o lado... nao é segrego para ninguem... nem um bebe acredita no contrario... mas a verdade é q estte trabalha... e o outro passeava o belo mercedes.... e os lamecenses sonhaam.... sonhavam..... ha mais ilealidades.... e se começar-mos a falar nas juntas de freguesia..... dava uma novela mexicana dobrada em brasileiro.... é com cada taxo para aamigos q o pesoal até fica azul...verde.... amarelo.... até gozam com o pessoal q tem habilitaçoes para os cargos....
estamos em lamego.... nao esquecer

Anónimo disse...

Eh la! Vocês lamecences barafustam e barafustam por tudo e por nada!
E que tal se colocassem a fofoquice de lado e comentassem antes o post em si?
Será pedir muito?

Ps- Consta que a ETAR de PreTarouca vai ficar submersa, é mesmo verdade?
Cordialmente,
Ricardo Esteves