segunda-feira, novembro 20, 2006

DESEMPREGO - 60% MULHERES


No final do mês de Março último, as mulheres do distrito de Viseu representavam 60 por cento dos desempregados da região. Num universo absoluto de 17300 pessoas sem emprego, mais de metade, 10359, eram do sexo feminino. Com excepção do concelho de Carregal do Sal, onde a diferença entre homens e mulheres se cinge a uma pessoa, com desvantagem para os homens (116 para 115), em todos os outros municípios do distrito de Viseu, 23, se contribuiu para a disparidade do desemprego entre géneros.
As diferenças são mais pronunciadas em concelhos como os de Lamego (1190 mulheres desempregadas para 756 homens); S. Pedro do Sul (569 para 256); e de Viseu (2691 para 1992).
Diminuição de desempregados. Os números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) demonstram que também em Viseu, à semelhança do que sucedeu na generalidade dos distritos do país, o desemprego registou uma quebra de Fevereiro para Março e, ao contrário da realidade nacional, também de Janeiro para Fevereiro. Armamar, Oliveira de Frades, Penedono e Resende destoam dos restantes 20 municípios do distrito, com aumento ou manutenção do número de desempregados.A tendência decrescente no distrito recebeu o contributo da queda de desemprego, na globalidade, de homens e mulheres. Embora, relativamente ao sexo feminino, a diminuição nem sempre se tenha verificado em todos os concelhos. Em Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, Penedono, Resende, Tabuaço e em Vouzela a realidade foi mais madrasta para as mulheres. Do lado dos homens, apenas em Resende e em S. João da Pesqueira se verificou idêntico panorama.
FONTE: JORNAL DO CENTRO

22 comentários:

contra-informação disse...

Desemprego!! a palavra mais conhecida e proferida pelos cidadãos de Portugal!!! como é obvio, Lamego não é excepção!!!culpa de quem?!do governo, da Camara, da junta?!......
Como já disse, Lamego padece deste mal, e cada vez mais.... com o encerramento de umas quantas instituições, com a falta de acessos A cidade e com a falta de industria, vamos passar a ser uma colonia de férias....
seria de bom grado que as gentes de lamego comecassem a pensar nesta epideia........faço votos para q o nosso presidente da camara e os presidentes de junta deem o seu contributo de forma justa e coerente!de salientar q maior percentagem de desempregados são jovens, com pouco nivel literario, ou licenciados!preciasamos de industria, seja ela qual for.se nao quizermos q esta seja uma cidade fantasma, é necessário unir forças, de forma a não encerrar :o hospital, a cadeia, o cioe, o polo do ispv e que a psp nao saia .sabe-se lá mais o q é q está em vias de encerrar.
espero que com o reabrir do nosso maravilhoso Teatro reabra o rápido possivel para q possa empregar mais uns quantos lamecenses..( não chega, mas ajuda a combater o desemprego...)
não podemos deixar q lmego se torne numa cidade fantasma rodeada de corvos......

Anónimo disse...

Nem uma zona industrial temos!!! Parece que agora FINALMENTE

Anónimo disse...

Nem uma zona industrial temos!!! Parece que agora FINALMENTE

Anónimo disse...

VAMOS TER UMA...

gaiola aberta disse...

Ao contra informação said...

Não tenhas preocupação com o desemprego em Lamego.
Está já tudo previsto.
O Xico Lopes jà tem a solução para o problema.
Todas essas mulheres desempregadas vão ser admitidas nas empresas municipais.
E para ajudar também à resolução do problema, vai ser construido um novo edificio da Câmara, muito maior, onde caiba toda a gente.

As mulheres desempregadas de Lamego, podem, a partir de segunda-feira, dirigir-se à Câmara afim de preencherem um questionário.

Para caírem na graça dos diversos artistas do executivo, é aconselhável levarem um garrafão de vinho e dois salpicões para as tainadas do costume...

contrainformaçao disse...

o gaiola, ve la se ainda la vai alguem da tua familia....... o peixe morre la boca.... olha q no tempo do ze.... familias inteiras foram la enfiadas..... mas onde é q andam os fiscais?!:)))ou sera q ja la estao. em 16 anos a famila dos gajos com a mao fechada, reinaram na cidade....

wolf disse...

Então Lamego vai ter uma Novo Edificio Municipal?

AFINAL O XICO LOPES FAZ OBRA!!

contra-informaçao disse...

uma grande parte do pessoal q passa por aqui tem a mania da perseguiçao............o senhor cabral, com o maior rspeito, deve ter s costar bem largas......

Anónimo disse...

é verdade! 90% dos comentários são de um unico individuo que assume várias identidades! Tipo: xico vai fazer... finalmente fazem-se obras... lamego está no bom caminho... Parece um robô.

wolf disse...

Eu não sou nenhum robot, sou uma pessoa séria e honesta, que sei ver quando álguém faz por LAMEGO aquilo que os XUXAS em 16 anos não fizeram.

E por aquilo que me é dado a observar esta câmara está a planear obras, que vão dotar Lamego de muitas infraestruturas que já deviam ter sido contruidas à pelo menos 10 anos.

Anónimo disse...

Esta Câmara não fez nem vai fazer nada.
Só comezainas.

Leiam o meia laranja para saberem as verdades

Dizem-me que na Câmara toda a gente dá ordens. E então da parte da tarde não se pode aturar ninguém.
Parece uma feira, ou melhor... uma tasca.

Também não era de esperar outra coisa, com tal gente...

Anónimo disse...

Acabei de ser informado que a Adega cá do burgo, está a fornecer tinto lamecus à Câmara como nunca!...Agora é que é vender!...Só falta saber quem são os bebedores!...
Sugestão coloquem um alcoolímetro de uso obrigatório à porta dos Paços do Concelho!...

Anónimo disse...

Grande dica!... Ó Lourenço,Bota mais um tinto!...

contra-informaão disse...

passei os olhos pl meia laranja..............impressionante!!!!!!!!!!!!!!!!!! mantem a mesma filosofia de um bem conhecido jornal local....!!!!!não sei como e de que forma é q uma serie de pesoas em lameo se enfia em tudo quanto é lado.....?!!! parecem ratos de esgoto...............ainda não acabou um taxo ........já tem outro em vista.............sejam eles psd, ps, cds, pcp ou os verdes..................
contudo, a realildade é so uma: parece que os funcionários da camara já sabem o significado da palavra:"trabalho","pontualidade".

Anónimo disse...

Nunca se viu tanto funcionário a subir e descer as escadas da Câmara.
Pudera, os do tacho dão o exemplo.
Há dias que o edificio da Câmara mais parece ume feira, ou uma tasca.
Não há horários, ninguém cumpre. Então o Lourenço o Pinto e outros passam a vida a ir ao café, beber mais um.
Mas o exemplo de tudo isto é um senhor que dá pelo nome de Tonibé, que manda mais que o executivo todo.
Passa o dia á porta da Câmara ou nas imediações.
Ele mesmo diz que se está marimbando para os chéfes.
É uma autêntica balburdia.
Já toda a gente comenta toda esta bagunçada.
Queria dizer ao anónimo que recomendou a leitura do meia-laranja.
Passei por lá e vou ficar leitor.
Ali sim, é que se sabem as verdades.

Anónimo disse...

parece que o ouvidor já precisa de vir para aqui fazer publicidade...

Anónimo disse...

Este triste executivo, tem os dias contados...

Aguardemos os próximos capítulos...

faz-me rir disse...

Se quer andar bem informado... passe pelo meia-laranja.

Saiba as verdades que eles tentam encobrir.

wolf disse...

Já estão publicados os 3(três) anúncios de concurso para mais OBRAS EM LAMEGO.

-- Requalificação urbana da AV. 5 DE OUTUBRO.

-- REQUALIFICAÇÃO URBANA DA AV. DEFENSORES DO DOURO.

-- REQUALIFICAÇÃO E ALARGAMENTO DA AV. AFONSO HENRIQUES.

E esta hem!!!

AFINAL AS OBRAS AVANÇAM, E A BOM RITMO. E isto em apenas um ano, agora imaginem em 12 anos.

Agora 16 anos de SOCIALISMO só foi para COLOCAR LAMEGO NA CAUDA DO DESENVOLVIMENTO.

ps. Parem de me chamar Cabral, é que o visado pode ficar chateado, o meu nome já toda a gente sabe...sou o__________WOLF.

wolf disse...

Se gostas tanto do MEIATRETA vai para lá escrever.

Nós aqui já estamos fartos de ti, não é tanto de ti é mais de dor de barriga de nos rirmos
à tua custa ah ah ah ah ah

Anónimo disse...

Vais ter de aguentar...

faz-me rir disse...

Ó Wolf.
E dinheiro para as obras.
A Câmara está endividada até ás orelhas.
Está quase ma falência