sexta-feira, novembro 10, 2006

LAMEGO - UM CONCELHO EM MUDANÇA

Uma cidade virada do avesso é o que vai acontecer em Lamego, nos próximos anos. Muitas obras e equipamentos de que a cidade necessita, depois de anos de marasmo e de uma situação financeira periclitante.

Saído de uma crise financeira grave, segundo o responsável pelo Município, Francisco Lopes, o Concelho de Lamego enfrenta o futuro com optimismo com a nova e dinâmica equipa autárquica. Aqui deixamos o mais importante de uma entrevista exclusiva ao Notícias de vila Real. Em fase adiantada para arranque estão obras respeitantes às acessibilidades.

Assim, quatro obras de requalificação urbana vão marcar o futuro da cidade. A primeira diz respeito à beneficiação desde a Rotunda até à Igreja do Desterro, obra que custará cerca de dois milhões de euros. Mas também a Av. 5 de Outubro vai, finalmente, ser requalificada prevendo-se gastar cerca de 850.000 euros.Na parte poente vai ser requalificada a Av. Defensores do Douro, desde o Hospital até ao Relógio do Sol. Esta obra tem um custo previsto de cerca de 600.000 euros.

Finalmente, a Av. Afonso Henriques, desde o Tribunal até à Adega, vai também ser objecto de intervenção, com um gasto previsto de três milhões e meio de euros. Já na área da habitação social vai ser adjudicada a construção de um bloco com 47 habitações, com um custo de cerca de dois milhões de euros.E as obras deste executivo não ficam por aqui.

Ao lado das actuais piscinas vai ser construído um novo complexo de piscinas com um custo de cerca de 2,5 milhões de euros.Outras obras previstas, ainda para este mandato, têm a ver com a requalificação do Largo da Vitória, do Largo do Ribeiro, a construção do Espaço Internet e a loja da Juventude. Acresce a obra da nova delegação do Centro de Recrutamento Militar.

Em termos de saneamento e reforço da rede de abastecimento de água, estão neste momento em curso sete empreitadas, em diversas freguesias. Por outro lado, prosseguem as obras do Teatro Ribeiro Conceição, que importam em cerca de três milhões de euros.

SITUAÇÃO FINANCEIRA CONTROLADA

Para conseguir financiamento para estas obras a Câmara renegociou a dívida que vinha dos mandatos anteriores. Assim, neste momento, a Câmara paga cerca de 100.000 euros por mês, para amortização da dívida. Diz o autarca lamecense que, entretanto, já foram pagas as dívidas referentes a 2003 e 2004 e também as realizadas até Maio de 2005. Acrescenta Francisco Lopes que a situação financeira da Câmara está controlada. Deste modo, referentes a este mandato, o Município apenas deve as contraídas de Maio até agora.

Por outro lado, as respeitantes a obras a ser realizadas com recurso a fundos comunitários, estão saldadas até Agosto passado. O Município entendeu criar a empresa municipal “Lamego Convida”, a qual vai ficar com a responsabilidade de gestão dos equipamentos desportivos, do Teatro e também, no geral, a política cultural da autarquia. Mas não se fica por aqui a actividade prevista por esta autarquia. Previstas estão também obras no Largo da Feira, que vai ter um parque subterrâneo, com obras que poderão elevar-se a 10 milhões de euros.

OBRAS NO CAMPO DO TABULADO

A criação de condições de trabalho para o pessoal da autarquia leva a que se estude a construção de um edifício técnico para a Câmara.A necessitar de obras de requalificação está o Campo do Tabulado, vulgo Jardim do Lamego, onde irá ser construído um parque subterrâneo. Também a fonte do Lamego regressará ao local onde se encontrava quase há um século atrás, em frente à Câmara.

Para tudo isto, diz Francisco Lopes, estão estudadas as condições de financiamento. Serão dinheiros da autarquia, financiamentos da administração central e comunitários e principalmente de privados, que não deixarão de se interessar por alguns destes projectos. Lamego avança para o futuro com os pés bem assentes e com projectos que a farão reconquistar algum do protagonismo perdido.

FONTE: NOTÍCIAS DE VILA REAL

35 comentários:

Anónimo disse...

Eu vou guardar, religiosamente,este post para um dia, que julgo não virá distante, fazer comparação com a situação real.
Até dá vontade de rir.

Anónimo disse...

Mas vocês querem fazer dos lamecenses, burros???

Então a Câmara encontrou alguma árvore das patacas, ou galinha dos ovos de ouro???

Então toda a gente não sabe que esta Câmara está endividada até ás orelhas.

Então ó Cabral, tu não podias ter dito que só à banca foram ou vão buscar 70 milhões de euros, ou seja 14 milhões de contos ???

Já não admira que o Xico Lopes meta farpas destas, pois ele é aldrabão profissional.
Os lamecenses têm milhentas provas disso.

Até parece que estás a contar uma história das mil e uma noites.

Das obras anunciadas, dá-nos cá uma vontade de rir!!!

Então aquela de voltar a colocar a estátua e fonte do Lamego em cima do jardim, é de bradar aos céus.

Se hipotéticamente isso um dia viesse a acontecer, era a morte anunciada do executivo.

Os lamacenses não iriam permitir uma aberração dessa natureza.

O que o Xico quer é umas merendolas e umas férias mais o chefe de gabinete em Bruxelas á nossa custa.

Ele que se ponha a pau mas é com as auditorias e com o Tribunal de Contas!?!?!?!?

É que segundo me consta......

Anónimo disse...

Estamos fartos de aldrabices.
Já sabemos o que a casa gasta.
O Xico e os seus capangas andam a delirar.
O povo está cheio de vocês.

Anónimo disse...

Em grande! assim é que é pensar! Como Lamego estava a precisar de alguém com esta visão! Fico muito contente! Será que finalmente vamos poder esquecer o passado recente?

Anónimo disse...

Agora é que os xuxas vão ficar chateados... Tanta obra...

Anónimo disse...

É Verdade, tanta obra virtual para os meninos bricarem com os seus triciclos e pópós de pilhas.
Façam obras a sério! deixem-se de mariquices. Mais vale fazer uma obra bem feita que muitas com pouca ou nehuma utilidade.

Anónimo disse...

Isso! Obras a sério como as do anterior executivo! Uma rotunda...

Anónimo disse...

O menino que publicou o comment das
10:28 se tivesse memória deveria pensar melhor no que diz pois o passado camarário com as autarquias socialistas têm sido uma autêntica nulidade. O progresso de lamego está praticamente(infelizmente!) nas mãos de empreiteiros que mal sabem lêr e escrever! Como se compreende que outras autarquias vizinhas deram saltos visiveis em termos desenvolvimento e Lamego é o que se vê! Não teremos gente capaz para colocar a cidade no lugar que merece? A CMLamego parece um automóvel com o motor em alta rotação quase no vemelho mas a velocidade não passa dos 10Km/h(mais um cheirinho de acelerador e só sai fumo branco. A câmara em minha opinião precisa de um bom mecânico autarquico. Alguem que acabe com a corrupção e os interesses instalados que só comprometem o futuro das gentes de lamego e de quem quer cá viver.

Anónimo disse...

Mais vale pouco e bem feito que muito e, nada!

Anónimo disse...

A corrupção e os interesses instalados que refere o lenine, são atribuidos ao actual executivo...
Ó Lenine, o teu nome diz tudo.

Anónimo disse...

A ignorancia esconde a verdade. Se o snr quando houve falar em Lenine associa a factos negativos então aconselho-o a ler a vida e obra deste grande homem do sec. XX e da historia universal. Não confunda com estaline e outros sucessores, que não tiveram a capacidade de levar a russia no caminho correcto.

Biblioteca Escolar disse...

"Lamego - um Cidade em Mudança"
Este deveria ser o título e n Concelho.
As obras a iniciar em curso são na cidade e n rm todo o concelho.
Espero que a cidade se modernize e cresca culturalmente, e socialmente.
Novos equipamentos e serviços, para bem dos LAMECENSES.

Anónimo disse...

O povo tá farto de promessase palavras gastas! Este executivo, primeiro deve mostrar o que vale realizando obras, mas OBRAS a "sério". Porque "biscates" é o que se tem visto para já! Já do anterior executivo a biscatada era o prato forte, exceptuando no fim do mandato a construção da rotunda Fafel. Talvez a unica obra, apesar de haver ainda algumas imprecisões que se deveriam corrigir, com engenho e arte.

Anónimo disse...

A cultura deve ser vista como uma das prioridades, desde a juventude até aos mais idosos. Quando isto acontecer então acredito que Lamego é uma cidade moderna e rica. Mas sem infraestruturas nada feito caros snrs!

Anónimo disse...

Tenho me apecebido ao longo deste ano de blog que a malta da direita camáraria é muito nervosa e culturalmente pouco desnvolvida. Gostam de armar a guerra para, talvez, encobrir sabe-se lá o quê! A malta da esquerda ex-camarária apesar de culturalmente estar uns patamares bastante acima, chegaram à conclusão que andaram 8anos a entreter o povo, mas o povo não é tão burro como julgavam que deveria ser! por isso andam cheios de remorsos, qual madalena arrependia.

Anónimo disse...

+E tu Lenine, nem és carne, nem és peixe.

Anónimo disse...

O Wolf, quer dizer o Cabral, continua com as suas baboseiras, a afastar o pessoal deste blog

Anónimo disse...

Mas o menu politico de lamego é que nem é carne nem é peixe, é mais do tipo "fast food", ou seja uma mistura de ingredientes que ninguem sabe! Come e cala-te se queiras ou não.

Anónimo disse...

"xiquinho e a banda do calote", vão lançar um disco.
Entre os titulos podem-se destacar:
1-Come meu povinho, come meu burrinho;
2-Ai que rico pipo este que nos amamenta;
3-Onde mora a justiça? viva a nossa liberdade;
4-Ora venham mais 5, que estas já eram.
Entre outros...
faça já a sua reserva pelo telef. 254609600

Anónimo disse...

Eu acho que é porque arranjou um emprego, pago por todos nos, agora não tem tanto tempo para insultar pessoas no blog...

Anónimo disse...

é isso!

Anónimo disse...

Tanta politica já cheira mal, meus amigos!!!! sendo apolitica, deixem que diga aos elitistas de lamego( e lamego está cheio deles) que em vez de estarem ( a maior parte deles) sentados nas esplanadas da cidade, que visitem as vilas e cidades do distrito de viseu.....(no minimo) e verao o q realmente significa a palavra"desenvolvimento"! lamego durante décadas pareceu a cidade das cavernas.....
uma grande parte dos lamecenses so se preocupa em ter umas calçinhas de marca e um um carro topo de gama.... mas como sao demasiado limitados nem sequer vêm o q se tem passado na cidade. metam-s no verdinho( n é pedir muito) e vejam a merda q foi feita durante varios mandatos socialistas!NADA!é de lamentar ainda n haja uma circunvalaçao.... é de lamentar que em lamego tenham q vir individuos oriundos de outras cidades mostrar aos analfaburros o q é trabalhar e fazer obras..... exempplo disso é o facto de o "verdinho"(unico transporte urbano)já ir ate ao limite geografico da cidade, nomeadamente a calvilhe! foi preciso vir o xiqunho, como alguns (por inveja) lhe chamam, para ter-mos um rotunda limpa, arranjada e eluminada!
Lamego precisa de desenvolvimeto cultural!bom ensino superior!ainda tou à espera q m digam onde é q o Zé Antonio arranjou terrno para a construçao do polo do ispv! onde está meus amigos?!
para terminar, devo dizer-vos q uma grande parte das pessoas( e sao algumas)q tem a infelicidade d passar por ca , devido a motivos profissionais, a unica coisa q anseia, é o dia de partida! sabem porquê?! porque a maior parte das gentes de Lamego tem a mania do elitismo, e de viver das aparencias... estamos no seculo 21!
deixem trabalhar o Franscisco!falem quando ele terminar o mandato!muito gente nesta cidade parece-me q n consegue ver para la do nariz! tao tristes pq acabou a mama!!!

Anónimo disse...

Este contra-informação é um triste.
Tanto palavriado só para dizer baboseiras.
´
É outro Cabral, ou é mesmo ele que tenta sempre deitar poeira nos olhos dos lamecenses, mas não consegue. Os habitantes de Lamego já tiveram tempo, num ano, de fazer a diferença e estão desolados com tanta aldrabice, tanta asneira, tanta comezaina e obras nada.
Tudo o que está a ser feito, já veio do executivo anterior.

A nossa autarquia está a ser endividada até mais não. Pobre de quem vier a seguir.

Estes incompetentes e más-linguas nem sequer se lembram que o partido que governou a Câmara anteriormente foi votado pelos lamecenses, durante quatro mandatos seguidos, ou seja esteve lá 16 anos e só saíu porque os adversários se coligaram, senão nunca mais.
Então porque foi que o povo votou tantas vezes seguidas???
Nas próximas falaremos.
Quando vejo centenas de lamecenses arrependidos de ter votado na coligação!!!
Gente sem norte, sem competência.
Gente que tem passado duvidoso etc...etc...etc...

Anónimo disse...

heheh, o anonimo, "Os habitantes de Lamego já tiveram tempo, num ano, de fazer a diferença", mas então os mandatos nao sao de 4 anos!?

já agora, para comparar com o que fez (hehe) o anterior teriamos que esperar 8 anos, não!?

O vosso problema é que este num ano ja fez mais do que voces em 8!!! Alem disso esta a preparar uma serie de obras, e é isso que vos preocupa!!

Quanto aos 16 anos, eu atribuo isso á aselhice do PSD que nao consegui derrotar dois candidatos de outro partido que durante esse tempo andaram a entreter as pessoas e nao fizeram obras!!!

Engraçado, mas ainda nao vi ninguém arrependido de votar na coligação... Antes pelo contrario...

Anónimo disse...

Anónimo das 06:56, tenho dó da tua ignorância.
És um coitadito...

Anónimo disse...

eu sou bom, bom, bom, muito bom...

Anónimo disse...

epá! então eu estou a autosodomizar-me? estou a ver miragens ou quê? Lanço os foguetes, apanho as canas, faço outros foguetes, lanço os foguetes, apanho as canas, ...

Anónimo disse...

jfc=wolf(fy)

Anónimo disse...

o senhor q disse que sou burra, eu conselho: Aprenda a ler! saiba distinguir palavras escritas no masculino e no feminino! ISSo é tao básico, que qualquer miudo consegue faze-lo!
Devo dizer-lhe q não sou o senhor Cabral! incomoda-o ouvir a realidade?! é tipico nas pesoas como você! o pessoal de lamego tem a mania q é melhor q os outros todos, não é?!...
pressuponho q você nunca tenha saido de lamego!... o mais longe onde possa ter ido é ao super-mercado à saida da cidade..... é pena..... inumer -me a quantidade de obras q foram feitas durante os mandatos socialistas! nao tem q saber contar a´te 10! sabe por quê?!!! foram 0 ! simplesmente casas e casa, e o q mais incomoda, ´eq mesmo este tipo de obras foram realizadas de forma desorganizada....
compre uns óculos e veja o está ser feito!! não me venha com atreta q estão a ser obras esboçadas plo antigo presidente.... esse teve n mandatos para o fazer.... contudo so se preocupou em comprar um mercedes para poder ir tomar a bica ... e para as merendas....
o senhor Antas de Barros quantas vezes solicitou ao antigo presidente um local para poder ser construido um polo do ISPV?! inumeras..... ´lamentavel q pessoas como você so consiam ver o vosso nariz!!

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo!!
e já agora, também gostava de ver enumeradas as obras(?) da anterior camara!

Anónimo disse...

Então. ó anónimo das 6:25, tens ums miadas q so os totos de Lamego ´q se riem....!diz voçê:" pobres dos q vierem a seguir...."! tem piada! quando o f lopes chegou à camara, esta ja estva individada a´té as pontas dos cabelos! onde se gastou o dinheio é q nem eu nem a grande parte dos lamecenses sabe! se calharfoi em carros ,viagens..... e sabe-se la mais o q....
aldrabados andamos nós a ser durante n mandatos socialistas.... vamos la recoradr: obras feitas: a) obras de caridade..... o senhor presidente da camara meteu la os amiguinhos. a camara parece uma arvores genologica( so rochas ou calhaus....) realmente, coitadinho do francisco! teve q por ordem na quela casa. ate aqui chegava a q horas queriam, saiam quando lhe apetecia! e os fiscais?! até a casa ja tiveram d os ir buscar para q o mercado municipal fosse aberto! pois é , agora queixam-se e choram: acabou a mama!!! parece um quartel general!! ( é assim mesmo. ih ih) ´e preciso trabalhar!!
comezainas, disse voçe?! talvez tivessem sido feitas a bordo de um helicoptero q levantava voo para passear certas e determinadas pessoas....!( isso devo dizer q foi uma grande vergonha q moram em outros locais do pais!!!
e obras?! quantas foram feitas?! ja contou?! eu ajudo! central de camionagem?! onde está??! moimenta da beira q é vila tem uma central de camionagem excelente! circunvalaçao! so em sonhos daqueles q diariamente teem q sair e ntrar na cidade! mas tarouca, ali ao lado tem! onde está a universidade privada q a cidade tinha ha alguns anos?! sabe? eu nao... o polo q a universidade de aveiro queria construir na cidade, onde está?! em agueda... centro comercial, digno de ser chamado centro comercial?! qual deles prefer: forum de viseu ou dolce vita emvila real?! parque de estacionamento?! sim , temos um para triciclos e carrinhos de bebe no largo espirito santo.... biblioteca digna de acolher todos aqueles quantos a procuram?! onde está?! é lamentavel q tenhamos uma biblioteca com 2 computadors do seculo passado!!!
ainada n se deu conta q ja fomos ultrapassados por qualquer vila ou cidade do distrito de viseu?!eramos a 2 cidade do distrito... fomos ultrapassados por Mangualde, nels, tondela... tarouca.. ainda queriam voçes q esta cidade fosse distrito?! dá para rir!!!!!ih ih ih ...! somos diocese ... n sei até quando....
lamego precisa de desenvolvimento! nao precisa de gente q pensa como se pensava ha 100 anos...o turismo n chega!

Anónimo disse...

Isso mesmo...
Continuai a falar sózinhos...
Já ninguém vos ouve...-

Anónimo disse...

Tu e os da Câmara já não precisam.
Já há muito que andam mascarados para ninguém comhecer os caloteiros.

Anónimo disse...

Tens uma tal conversa tens. ó Cabral...

Anónimo disse...

Tanta obra, mas sera que alguma tera utilidade pratica????
O transito no meio da cidade ficara igual...congestionado.

Viva a burrice e a estupidez.