domingo, outubro 15, 2006

URGÊNCIAS À DISTÂNCIA

O director do Hospital Distrital de Lamego (HDL) garante que “60 por cento dos doentes” da unidade hospitalar “ficam a mais de 45 minutos de um Serviço de Urgência Polivalente (SUP)” caso a proposta do Governo para a rede de serviços de urgências, que está em discussão pública até ao final do mês, se concretize tal qual está elaborada. Em causa estão “25 mil utentes”.
Um dado que pode ajudar a contrariar as metas definidas pela comissão técnica responsável pelo documento, nomeada pelo Ministério da Saúde, que preconiza que 90 por cento da população portuguesa deverá ter um “tempo de acessibilidade inferior a 45 minutos, até um Serviço de Urgência Médico Cirúrgica (SUMC) ou SUP” - a rede será constituída por três níveis de urgência: SUP, SUMC e Serviço de Urgência Básica (SUB), por ordem decrescente de qualificação.
Na região, Lamego está entre dois hospitais com SUP, o de Viseu e o de Vila Real. Na proposta técnica, as urgências do Hospital de Lamego perdem a actual qualificação de SUMC para se assumirem como SUB. O director do Hospital de Lamego, Marques Luís, avisa ainda que “25 por cento dos utentes” que a unidade serve “fica a mais de 30 minutos de um SUB”, quando a proposta de rede de urgências perspectiva um tempo de acessibilidade dentro de meia hora “até um qualquer ponto da rede de urgência” para 90 por cento da população do país. A reclamação de Marques Luís estende-se à classificação das urgências de Lamego. A desqualificação, de SUMC para urgência básica, não é o ponto crítico para o médico. “O HDL não pode ter SUMC por escassez de recursos”, admite, reclamando, ainda assim, a classificação de “urgência básica qualificada” que não está prevista no documento em discussão pública, mas que é um conceito que o ministro da Saúde admitia para Lamego, num “despacho de 15 de Março”.
A preocupação do clínico agudiza-se quando analisa a rede de transportes de doentes na região. “O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) não dispõe de capacidade para transportar doentes urgentes e emergentes, em tempo útil, para as urgências de Viseu ou de Vila Real”. “A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) [veículo de intervenção pré-hospitalar] de Viseu não ultrapassa Castro Daire e a de Vila Real não chega a Lamego” - alerta. (...)
FONTE: JORNAL DO CENTRO

39 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmente se os municípios não fossem antros de corrupção o país estaria bem melhor de finanças. Ao contrario daquilo que o presidente da associação de municípios Fernando Ruas diz não existir, devia dar-se ao trabalho de provar o mesmo.

Todos sabemos que a falta de transparência nos actos administrativos é notória. As vinganças pessoais são mais que muitas, a falta de escrúpulos é evidente em todas as decisões municipais. Portanto para se ser honesto não basta parecer, tem de ser transparente e não esconder nada a ninguém:

Por isso espero que um dia o castigo desta gentinha reles e mesquinha seja severo.

Anónimo disse...

ONDE ESTÃO AS GRANDES CAPACIDADES E COMPETENCIAS DO XL?

NÃO SEGUROU A MATERNIDADE E AGORA NÃO CONSEGUE SEGURAR A URGÊNCIA EM LAMEGO?

SE ISTO FOSSEM TAINADAS CONSEGUIA DE CERTEZA MANTER A URGENCIA!

Anónimo disse...

Os Guterristas iam mandam este pais para a banca-rota.
Os socretistas estão a desmantelar o pais e a fechar tudo, para daqui a meia duzia de anos vermos o que é obvio, ou seja, é necessário que as populações tenham nas suas localidades as infraestruturas mais basicas. Nessa altura vamos gastar muito mais, em vez disso devia-se era corta nas pensões que o estado atribuiu a esse mentacto dos politicos (como o ex presidente da CML) que com quarenta e tal anos já tem direito a reforma. Onde este pais vai parar.


VIVA O SOCIALISMO. Eunão voto, nem nunca votarei. Antes morto.

Anónimo disse...

Sabem de quem é a culpa da situação das unidades de saúde estarem assim em Lamego?!...
Não sabem?Então eu douvos-vos alguns nomes e episódios para ajudar a desvendar alguns responsáveis:
1º O sr. Campos, aquele que até é de Viseu e por diversas vezes veio a Lamego, prometer e mais prometer e atirar areia para os olhos dos lamecenses, chegando a afirmar numa sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho ( Sim naquela que o Sr. Eng. Marinho, então militamte da JSD de Lamego, quebrou o protocolo e colocou umas questões ao Sr. Ministro!...), prometeu que faria um Hospital e dois Centros de Saúde, isto no tempo daquele Sr. Eng., que foi primeiro Ministro e não sabia fazer contas de cabeça,o tal de SR. Guterres, (sim, exactamente no mesmo dia que o Sr. Professor Rui Machado, então Presidente da JSD de Lamego e os seus companheiros distribuiram diversos panfletos, inclusivamente ao dito Sr. Campos, aos Srs. Deputados Miguel Ginestal e José Junqueiro (PS), ao Sr. Coordenador da ARS, Sr. Pr. José António Santos(então Presidente da Câmara), entre outros responsáveis Distritais e Nacionaisda área da Saúde,afirmando que "Hospital novo era uma miragem, Lamego um deserto..., e solicitando ao Sr. Ministro para não fazer dos utentes "Camelos" que bastava de promessas e que queriam obra..."; o que é certo é que os jovens tinham infelizmente razão!...
Volvidos estes anos, o Sr. Campos é outra vez ministro e cancelou a adjudicação da Obra do Hospital novo que o nosso querido Santana Lopes tinha terminado o processo da selecção do consórcio construtor, Mota Engil!... E Veio o Sr. Campos deitar tudo ao "Douro" nomear uma nova comissão de estudo, sabe-se lá porquê e para quê?!...
2º- Os diversos Srs. Deputados de Lamego, sejam eles do PS, ou do PSD, o que fizeram; responda quem souber!... Tudo bem, são Deputados da Nação è verdade, mas Lamego e os concelhos da área de abrangência do Hospital de Lamego também fazem parte da nação e até são estes munícepes que permitem a sua eleição!...
3º- Que atitudes reivindicativas e construtivas tiveram os autarcas da área de abrangência do Hospital em especial o de Lamego (referimonos ao que esteve no poder, porque o actual ainda só cumpriu 365 dias de poder e o homem está mal rodeado!...
4º- o Qê que os diversos Conselhos de Administração do Hospital Distrital de Lamego, fizeram para a edificação do mesmo, referimo-nos em particular ao Sr. Presidente do Conselho/ Director Clínico e ao Sr. Enf. Director, porque os diversos Administradores nunca fucaram cá muito tempo, vai-se lá saber porquê, ou com que intenção,ou se houve a "ajudinha" de alguèm para que não ficassem cá muito tempo!...Abraço do Tio Beleza (irmão da Leonor)

Anónimo disse...

XICO LOPES O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELOS DIVERSOS SERVIÇOS QUE ESTÃO A SAIR DE LAMEGO.
O QUE JÁ FEZ ELE PARA O EVITAR???
NÃO TEM TEMPO???
SÓ TEM TEMPO PARA MERENDOLAS???
SOU SIMPATIZANTE DO CDS/PP E NÃO TENHO QUALQUER PROBLEMA EM DIZER ISTO:

O XICO LOPES E O RESTO DA CAMBADA SÃO UNS INCOMPETENTES...

Anónimo disse...

Vê lá ó Cabral se adivinhas quantos porcos havia na festa.

Anónimo disse...

Para as festas ninguém me convida........

Anónimo disse...

Este blog s estão mesmo fálidos, servem so para dizer o que não importa.
Discutam coisas com capacidade e interesse.
Estes blogs parecem a conversa da treta.

Anónimo disse...

Anónimo das 08:56.

Olha que estavam lá muitos porcos a festejar e muito ligados ao poder camarário.

Anónimo disse...

Wolf disse
Desculpai todos aqueles a quem injuriei em anteriores intervenções.
Prometo que daqui para a frente vou deixar de ser lobo para passar a ser cordeirinho, como aquele da fábula que acabou por ser comido.
Todo este tempo vos enganei sempre que defendia o XL, o Cabral e outros morcões. A partir de agora vou pôr tudo a nu. Vou partir a loiça.

Anónimo disse...

Este Wolf é o Fernando Cabral...

Anónimo disse...

Este Wolf é o Fernando Cabral...

Anónimo disse...

Este Wolf é o Fernando Cabral...

Anónimo disse...

Wolf sabes o que se passa com estes renegados, que têm uma fixação pelo Fernando Cabral?
Ele deve lhes ter dado forte, não param de chater. Até parecem melgas.
Grande segredo este!

Anónimo disse...

São poucas as vezes que estou em blogs, e logo agora já apagam comentários.
Temos censura? Ou o comentário éra já a minha resposta?

Anónimo disse...

Bom pessoal, sempre pensei que isto era um pouco mais movimentado e até divertido.
Que pasmasseira.
Até sempre!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Estou a ver.
Afinal o Fernando Cabral, de quem alguns não gostam e que lhes acabaram por lhe dar ainda mais importancia que ao XL, fez colapsar o blog da concorrência.
Boa.

Anónimo disse...

Ó wolf:
Continuas o mesmo ignorante. Olha que não se escreve "pasmasseira", mas si pasmaceira.
Se tivesses sido meu aluno, já tinhas umas orelhas que chegariam daqui a Lisboa, pois era com orelhas de burro que eu castigava os alunos que davam erros.
Cultiva-te homem! Compra um dicionário!

Anónimo disse...

Hoje em conversa com amigos (não importa quem)disseram-me para dar uma vista de olhos pela meialaranja.
Diziam eles que as "conversas" eram muito fortes, afinal, o blog esta fechado.
O que se está apassar.

Anónimo disse...

Ó wolf:
Não falei no anónimo das 10:36 por duas razões:
1.ª- por compreender que ele tenha tido uma distracção que o levou a cometer o erro;
2.ª- por tu seres o meu alvo preferido.
Ignorante!

Anónimo disse...

Ao que tu chegás-te, ó Cabral.
Quem diria,,,

Anónimo disse...

Lamego, que é um antro de corruptos e ladrões de meia tigela, apenas tem o que merece. Uma câmara de atrasados mentais que deixa fugir toda a possibilidade de trabalho para os municipes mais novos. Os politiqueiros merdosos desta cidade só sabem governar para o bolso deles. Isto já nem sequer tem a ver com partidos, mas apenas com mafiosos e bandidos que não estão presos.

Anónimo disse...

Mas afinal quem é essa vedeta que dá pelo nome FC?? Mais um parasita que vive à custa dos impostos dos eleitores cegos de Lamego? Ou mais um atrofiado mental que saiu do Júlio de Matos (porque já não o queriam lá) com a mania das grandezas só porque trabalha numa merda de um banco? Ou mais um falhado que veio corrido de todos os "empregos" que teve e anda à procura de um tacho na actual câmara? Ou um transviado que pensa saber escrever, mas apenas faz "corte e costura" de livros publicados e nunca lidos pela "elite cultural de Lamego" = analfabetos, itletrados e incultos!

Anónimo disse...

Realmente a "porcaria" do Blog "meiamaçã" está fechado e tudo agora é censurado. Devido, provavelmente, aos "porcos" que se degladiavam diariamnete em torno de figuras ridículas e mongloides como o f.c., vulgo CABRA, insultando todas as inteligências com palavrões e dizeres de má língua quais alcoviteiras da praça. O essencial ficou sempre de fora. Analisar e criticar todos os membros podres da política lamecense: desde os socialistas até aos actuais criminosos - que infelizmente ainda não estão presos. Zurzir nessa figura grotesca é dar muita importância a um bandido em fase de construção...

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo com os anónimos das: 06:08, 06:15 e 06:20.

Os cabrais insistem em manter um blog que só é utilizado por eles e mais dois ou três iguais a eles.

Anónimo disse...

Não estou a perceber, afinal a vossa opinião não conta.
São dois a escrever em surdina e chegam à conclusão que afinal só são os cabrais que aqui escrevem.
Velá se atinas.

Anónimo disse...

Vocês juntos não chegam aos calcanhares de qualquer um dos Cabrais.
E os dois juntos e respectiva família tenha dúvidas que chegam aos calcanhares do Fernando Cabral.
A dor de cotovelo é má, mas toma cuidade que a de corno é pior.

Anónimo disse...

O Fernando Cabral deve por-te de canto, pereces-me muito amoado.
Faz como ele: Escreve, cria associações culturais e desportivas a cidade agradece.

Anónimo disse...

Um amigo meu tem o filho na patinagem, cujo treinador é o Cabral (Fernando) e que não sabe como é possível que dado as condições que ele tem para realizar esta terefa, ele tenha muidos que poderão vir a ser grandes jogadores.

P.S.: a filha dele é uma patinadora excelente (querem ver que ainda vai ter que aturar a filha).

Anónimo disse...

CÃO QUE LADRA, NUNCA MORDE.
NÃO PASSAS DE UM TRISTE, MAIS UM TRISTE.
ESPERO QUE NINGUÉM TE LEVE A SÉRIE.
RECEITAS ABREVESES A TODOS, MAS TU JÁ LÁ ESTIVES-TE OU ESTÁS LÁ.

Anónimo disse...

Já estou a tremer de medo, com as tuas ameaças.
Tem juizo na tola...

Anónimo disse...

Senhor moderador.
Em nome da decência não pode fazer o favor de eliminar o comentário anterior???

Anónimo disse...

Eu bem tenho dito que este blog é de uma ordinarice sem precedentes.

Acabem de vez com esta aberração...

Anónimo disse...

Hó antónimo, anónimo ve-lá se te acalmas. Tira férias. Vai dar um pesseio e não voltes, ninguém vai dar por isso.
Continua a blogar assim que tu vai longe
Mesmo longe.
Não! Ainda mais longe.
Olha, mas não voltes, ninguém vai dar por isso.

Anónimo disse...

vocês, não dizem nada mas mesmo nada de jeito!...Só bacoradas e tretas de dois ou três galos que já apanharam a gripe das aves!... Brevemente acabavos o pio!... Nem que seja no hotel branco a ver o sol a nascer aos quadradinhos.

Anónimo disse...

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo que só vivia para
brilhar.
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em
desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada.
No terceiro dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que te vou
comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?

- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!
Este é dedicado aos CABRAS que não brilham mas apenas são as cobras deste burgo!

Anónimo disse...

Deste lado ninguém te quer comer, mas se tiveres uma irmã assim geitosa diz.

Anónimo disse...

Não tens resposta ???

Anónimo disse...

Ó cão (wolf) de merda estavas a pensar na puta da tua irmã ou da tua cunhada gorda que fugiu de lisboa do IST onde fazia broches a 12 euros. Ou então, talvez na arrombada da tua mãe que fodeu com os donos das tascas de Lamego para ver se o filho fazia o curso de direito em coimbra...