quinta-feira, setembro 28, 2006

LAMEGO - SAÚDE EM BAIXA

Depois de adiado o Novo Hospital, do encerramento da Maternidade e da possível "despromoção" das urgências em serviço de urgência básico só falta agora encarar a dura realidade do Centro de Saúde de Lamego:

O Centro de Saúde de Lamego (CSL) está desadequado em termos de espaço e funcionalidade do edifício, alerta Sérgio Taveira, director desta unidade de saúde. Defende que o ideal seria existirem duas unidades de saúde modernas, funcionais, adequadas à população, à semelhança do que se pode encontrar actualmente nos concelhos vizinhos.

Segundo o responsável, as instalações do edifício não proporcionam boas condições de trabalho aos seus profissionais, em parte devido à elevada concentração de utentes nas áreas de atendimento e salas de espera, contribuindo para o excesso de ruído e alguma sensação de desorganização.«Esses factores perturbam um atendimento que gostaríamos que fosse mais personalizado e de melhor qualidade», refere este profissional, que garante haver «queixas frequentes dos utentes em relação às dificuldades sentidas na marcação de consultas, o tempo excessivo gasto nas filas quer para marcação de consultas quer para validação do receituário, do desconforto das salas de espera, particularmente no piso -1».

O Centro de Saúde de Lamego foi construído há cerca de 19 anos. Desde então, passou por algumas obras de melhoria, no que toca ao conforto dos utentes e profissionais e a instalação de aquecimento. Inicialmente foi projectado para servir uma população de cerca de 12 mil pessoas, mas actualmente ultrapassou a sua capacidade em mais de 50%, servindo 18500 utentes. Destes, mais de 1600 estão sem médico de família. Ao todo, o Centro de Saúde atende cerca de 300 utentes por dia. Este número não contabiliza os doentes para tratamento, vacinação, actos administrativos, consultas e microrradiografias efectuadas no Centro de Diagnóstico Pneumológico.No primeiro piso há seis gabinetes médicos e dois de enfermagem. A área administrativa e a saúde pública, além da direcção, estão situadas no piso zero. No piso -1, estão mais três gabinetes médicos, a sala de tratamentos e de vacinação e dois gabinetes de enfermagem. No piso -2, encontra-se o Centro de Diagnóstico Pneumológico, o serviço social, biblioteca e gabinete de enfermagem. Os automóveis do CSL ficam estacionados à porta, pois não há estacionamento próprio.

Nas instalações trabalham dez médicos, 11 enfermeiros, dois técnicos, oito administrativos e mais cinco profissionais de outras áreas, num total de 36 pessoas.«As actuais instalações não têm condições. A sala de espera do piso -1 é muito desconfortável. Conheço as unidades de alguns concelhos vizinhos, onde pode-se desempenhar bem o nosso trabalho. Este é uma das poucas unidades que não foi renovada. Precisamos de um ambiente tranquilo, organizado, com melhores divisões, para que possamos desempenhar melhor o nosso trabalho. Além disso, notámos um aumento significativo dos utentes e já não podemos comportar essa demanda», afirma o director.Sérgio Taveira recorda ainda que o Centro de Saúde foi projectado para servir uma população muito menos numerosa, tendo, portanto, «cumprido a sua missão». FONTE: JORNAL DIGITAL

22 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto esteve o GUTERRES no (des)governo, ou seja antes de FUJIR, A CÂMARA SOCIALISTA não conseguiu para Lamego nenhum investimento público, agora que está tudo velho admiram-se que queiram fechar os serviços. E o mais engraçado é que a culpa é do XICO LOPES... não me façam rir, eu vou dar um exemplo:

Ainda se lembram do último presidente SEM SER SOCIALISTA?
ANTÓNIO FERREIRA um ilustre,~

no tempo que esse Homem esteve á frente dos destinos da cidade sabem o que foi feito EM LAMEGO?

- QUARTEL DO BOMBEIROS

- HABITAÇÃO SOCIAL(comboio e alboraçães)

- CICLO PREPARATÓRIO

- TRIBUNAL DE TRABALHO e NOTÁRIO

- ESCOLA SEC. DA SÉ

- MERCADO MUNICIPAL

- CENTRO DE SAÚDE

- BLOCO OPERATÓRIO

ENFIM...

DIGAM-ME SÓ UMA, UMINHA SÓ FEITO PELO ZÉZITO!

PS.-sem ser a fonte no fundo do escadório, essa mesmo a que deixou de deitar água e agora o xico lopes RESOLVEU.

Anónimo disse...

AGORA JÁ PERCEBI PORQUE ME ESTÃO SEMPRE A CHAMAR DE CABRAL, É QUE O EX. AFINAL É COMEMDADOR DOS CABRAIS.

Da Ordem Honorifica do Mérito Internacional do Descobridor do Brasil Pedro Álvares CABRAL, numa cerimónia de outorga realizada no Panteão dos Cabrais na vila de Belmonte.




O EX. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, José António Santos, recebeu no dia 26 de Abril, o grau de “Comendador” da Ordem Honorifica do Mérito Internacional do Descobridor do Brasil Pedro Álvares CABRAL, numa cerimónia de outorga realizada no Panteão dos CABRAIS, vila de Belmonte.
A atribuição do grau de “Comendador” a José António Santos justifica-se, segundo a Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral, pelo “prestígio assinalável” que está a conferir, enquanto presidente, à Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico(embora não pagasse ás funcionárias).

Anónimo disse...

Caros Lamecenses "Senhores Sabedores deb tudo ou quase tudo", volto com mais umas questões que espero alguém me saiba responder:
1º- Porque será que as ditas obras para "acabar" com as infiltrações/ humidades do Centro de Saúde, nunca se realizaram, apesar de terem vindo a Lamego, vários dirigentes do ministério da Saúde e serviços associados, anunciarem as ditas obras!...
2º- Porque será que o distinto Director do dito centro de Saúde, Sr. Dr. Sérgio Taveira, se demitiu à uma série de meses e ainda não foi substituído, nessas funções?!...
3º- Há alguém me sabe dizer quem foi o autor ou autores da referida obra?É que no meu entender não é preciso ter-se um canudo de arquitecto ou engenheiro para se perceber que um Centro de Saúde deve ser construído de forma horizontal e não vertical!...
4º- Lembram-se quando o Senhor Campos, o tal que é de Viseu e também foi Ministro no Tempo do "Tonhinho" Guterres, veio ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, ladeado pelo José "Tonhinho" Santos, entenda-se Exmo Sr. Professor do 1ºCiclo do Ensino Básico em funções, na altura, de Presidente da Câmara de Lamego, por ter iludido os Lamecenses e por falta de estratégia das Hostes Laranjas, entenda-se muitos Senhores com vontade insaciável de poder, mas sem capacidade de apresentar lista/programa credível, veio a Lamego que o seu Governo ia fazer não um Hospital, mas sim um Hospital e dois Centros de Saúde!...Já nessa época eu e a rapaziada, dizemos:" Quando a esmola é muita, o pobre desconfia..."; e passados estes anitos, não é que a rapaziada tinha razão!... Há coisas levadas da breca!...
5º- Digam-me meus Senhores, se souberem, senão tentem saber, e depois digam-nos ONDE e QUANDO é que vão ser construídos os ditos Centros de Saúde e Hospital!...
6º- Mais uma vez, não sei se concordam, mas é apenas a minha opinião!...Tenho dito.

Anónimo disse...

Mas então Lamego tem executivo municipal?

Não parece.
É que não se vê nada e segundo sei as eleições já foram há um ano...

O anónimo anterior concorda comigo.
Ele diz que não se tem feito nada.

Anónimo disse...

Sinto muita pena da burrice, da esmagadora maioria das criaturas que intervêm neste blog, que no fundo serão uma ou duas mas que vão mudando de pseudónimo.
Estão vendidos ao Xico Lopes que os obriga a prestar-lhe vassalagem.

Anónimo disse...

Enquanto esteve o GUTERRES no (des)governo, ou seja antes de FUJIR, A CÂMARA SOCIALISTA não conseguiu para Lamego nenhum investimento público, agora que está tudo velho admiram-se que queiram fechar os serviços. E o mais engraçado é que a culpa é do XICO LOPES... não me façam rir, eu vou dar um exemplo:

Ainda se lembram do último presidente SEM SER SOCIALISTA?
ANTÓNIO FERREIRA um ilustre,~

no tempo que esse Homem esteve á frente dos destinos da cidade sabem o que foi feito EM LAMEGO?

- QUARTEL DO BOMBEIROS

- HABITAÇÃO SOCIAL(comboio e alboraçães)

- CICLO PREPARATÓRIO

- TRIBUNAL DE TRABALHO e NOTÁRIO

- ESCOLA SEC. DA SÉ

- MERCADO MUNICIPAL

- CENTRO DE SAÚDE

- BLOCO OPERATÓRIO

ENFIM...

DIGAM-ME SÓ UMA, UMINHA SÓ FEITO PELO ZÉZITO!

PS.-sem ser a fonte no fundo do escadório, essa mesmo a que deixou de deitar água e agora o xico lopes RESOLVEU.

Anónimo disse...

Anonimo 5:19 PM, Outubro 01, 2006:

Não vês nada? Vês mal! Então põe os oculos e dá uma volta pelo relogio do sol e Monsanto, ou vai ver o que está a acontecer ao edificio teatro que esteve encravado durante anos, ou passa pela urb. Paraiso, estrada dos remédios, zona do cimena para veres mais ruas pavimentadas em meses do que o ex pavimentou em 8 anos!
Já agora, se lesses jornais, já terias visto a abertura de concurso para a concepção e construção da Av. Egas moniz Desterro-A24) ou das piscinas municipais cobertas! Já agora ficas a saber que foi aprovada em reuniao a construção de um pavilhão multiusos e da av. Afonso Henriques (Sé-Adega)!
Como deverias ver, em menos de um ano já se fizeram mais coisas do que nos últimos 8 anos...

Anónimo disse...

Isso é tudo letra.
O Teatro? Mas os lamecenses não sabem a quem se deve o teatro?
Pintar aigumas ruas de Lamego a preto?
Parte delas nem precisavam.
É só para deitar poeira aos olhos dos lamecenses?
E para fazer isto endivida-se a Câmara para dezenas e dezenas de anos?
Estáis a fazer dos lamecenses burros?
Só se forem os que votaram nos mentirosos, nos comilões, naqueles que recebem ordenados chorudos, naqueles que passam o tempo em tainadas, nos caloteiros, e tu sabes bem quantos existem na Câmara,nos imcompetentes, naqueles que estão a transformas Lamego numa aldeia que de verde passou para cinzenta.
Quem,como tu, defende esta escumalha não pode ser de Lamego, ou então está comprado por tal gente.
Já tive orgulho de ser Lamecense, onde nasci à 45 anos.
Agora, estou desiludido com a cambada que tomou conta da minha terra.

Anónimo disse...

Letra? Então porque não foi feito antes!? Porquê?

Anónimo disse...

Porque o ex queria comprar a parte que faltave pelo seu justo valor e a cambada chegou e abriu as pernas dando tudo o que lhe pediram.
Mas há malabarismos no meio disto que um dia virão ao de cima.
Aguardemos...

Anónimo disse...

Só quem é BURRO e CEGO é que não sabe que se a câmara não tem comprado(E RÁPIDO) a última parcela do TEARO RIBEIRO CONCEIÇÃO, é este o nome, ía perder MEIO MILHÃO DE CONTOS. Quanto ao valor dado pela câmara foi de 60 mil contos, ora feitas as contas Lamego ganhou 44o MIL CONTOS. XICO LOPES obrigado fize-te aquilo que os SOCIALISTAS não fizeram em 16 ANOS.

Anónimo disse...

Não tens inteligência para mais.

Anónimo disse...

Não, tu é que deves ter, andas aqui á meses a criticar e ainda não me disses-te as obras que fez o ZÉZITO, aquando da sua LONGA passagem pelos passos do concelho(que não o viu nascer,felizmente.)Mas que lhe deu a reforma de 500 CONTOS.

Não peço MUITAS só uma emblemática, ou um grande investimento público. VÁ-LÁ PENSA BEM... FORÇA...TU UM DIA VAIS CONSEGUIR!!!

Anónimo disse...

A empreitada de renovação do Cemitério de Santa Cruz consiste na pavimentação das suas zonas de circulação, incluindo o corredor principal e as áreas laterais à Igreja, bem como a instalação de redes de águas pluviais. A juntar a isto, também está a ser refeito o muro que confina com a Rua Visconde de Arneiros. Os trabalhos em curso, cujo investimento ascende a 62.674,20 euros, visam colmatar as várias lacunas infra-estruturais que este espaço possuía, sobretudo o mau estado do piso que não oferecia as mínimas condições de utilização.

Anónimo disse...

Bem isto da saúde, tem muito que se lhe diga: Quem não a tem, procura-a, quem a tem nem sempre a preserva!... Vá-se lá entender o Porquê?!...
Depois desta breve introdução, mais uma vez, peço desculpa pela ousadia de formular algumas questões e Responda-me quem souber, isto é se alguém souber!...
1º- Alguém sabe o porquê de todos os executivos autárquicos, que passaram pela Câmara Municipal de Lamego, nunca terem tido a "ousadia" de asfaltarem o Troço que vai desde os Paços do concelho até ao Serviço de Urgência do Hospital Distrital de Lamego?!...
2º- Já experimentaram fazer o troço atrás referido deitadinhos numa Maca?... Por mais confortável e qualidade que tenha a Ambulância das diversas corporações de Bombeiros que servem a população da área de abrangência do referido Hospital!...Agora imaginem o que sofre um azarado de um Politraumatzado!...
3º- Para os senhores da área do Trânsito, nomeadamente, Sr. Vereador responsável e membros da dita "Comissão de Trânsito": já se deram ao "trabalho" de analizar, determinadas prioridades!...dou um exemplo: - Porque será que no acesso ao Hospital Distrital de Lamego, junto à Capela de Nossa Sra. da Saúde, têem prioridade os veículos provenientes da Urbanização da Franzia e não os que ( em maior Número) se dirigem à referida Unidade Hospitalar!... Não endendemos, mas... Expliquem-me Srs. do Trânsito!
4º- Porque será que o Sr. Professor do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, melhor identificado como Sr. Eis Presidente da Câmara Municipal de LAMEGO, Sr. José António Almeida Santos, enquanto Presidente, mandou construir ( e nosso entender, era necessário)o Parque de Estacionamento na Urbanização de Alvoracães e colocou a entrada e saída para a via de acesso ao Hospital, já por demais congestionada?!...Tudo bem, podem-nos dizer que do outro lado à as Escolas!...Mas poderiam condicionar a saída pelo Bairro de Nazes e já aliviavam a Av. 5 de Outubro e a Almacave!...
Não sei se concordam com a nossa opinião,mas parece-me, que ...
Temho dito.

Anónimo disse...

Tens dito ... e disse-te MUITO BEM.

Eu concordo 100% com este nosso amigo, é deste tipo de senhores que são bem vindos aos blogs, São
pessoas que falam em assuntos concretos sem maltratarem ninguém.

Anónimo disse...

Ó wolf, tu és o mais ordinário que utiliza este blog e agora estás a dar lições de moral?
Tapa a cara com .....

Anónimo disse...

Ó wolf, tu és o mais ordinário que utiliza este blog e agora estás a dar lições de moral?
Tapa a cara com .....

Anónimo disse...

Ó wolf, tu és o mais ordinário que utiliza este blog e agora estás a dar lições de moral?
Tapa a cara com .....

Anónimo disse...

Ó MEU amigo ANÓNIMO, EU QUERO É QUE FALES DISTO:

UM HOMEM ÀS DIREITAS

No tempo que esse Homem esteve á frente dos destinos da cidade sabem o que foi feito EM LAMEGO?

- QUARTEL DO BOMBEIROS

- HABITAÇÃO SOCIAL(comboio e alboraçães)

- CICLO PREPARATÓRIO

- TRIBUNAL DE TRABALHO e NOTÁRIO

- ESCOLA SEC. DA SÉ

- MERCADO MUNICIPAL

- CENTRO DE SAÚDE

- BLOCO OPERATÓRIO

ENFIM...

DIGAM-ME SÓ UMA, UMINHA SÓ FEITO PELO ZÉZITO!

PS.-sem ser a fonte no fundo do escadório, essa mesmo a que deixou de deitar água e agora o xico lopes RESOLVEU.

É SÓ ISTO QUE EU QUERO QUE COMENTEM!

Anónimo disse...

Ó Wolf obras, trata-te.
Vai ao psiquiatra.

Anónimo disse...

Ó MEU amigo ANÓNIMO, EU QUERO É QUE FALES DISTO:

UM HOMEM ÀS DIREITAS

No tempo que esse Homem esteve á frente dos destinos da cidade sabem o que foi feito EM LAMEGO?

- QUARTEL DO BOMBEIROS

- HABITAÇÃO SOCIAL(comboio e alboraçães)

- CICLO PREPARATÓRIO

- TRIBUNAL DE TRABALHO e NOTÁRIO

- ESCOLA SEC. DA SÉ

- MERCADO MUNICIPAL

- CENTRO DE SAÚDE

- BLOCO OPERATÓRIO

ENFIM...

DIGAM-ME SÓ UMA, UMINHA SÓ FEITO PELO ZÉZITO!

PS.-sem ser a fonte no fundo do escadório, essa mesmo a que deixou de deitar água e agora o xico lopes RESOLVEU.

É SÓ ISTO QUE EU QUERO QUE COMENTEM!