terça-feira, abril 22, 2008

QUINTA PEDAGÓGICA EM LAMEGO

A Câmara Municipal de Lamego está a “desenhar” o projecto que quer ver nascer na Quinta da Magueija, com o objectivo de a transformar num espaço para o desenvolvimento de projectos ligados à agricultura e florestas, com a componente pedagógica.A propriedade, que inclui uma habitação, foi legada ao município pelo médico lamecense João de Almeida Carreira, com a responsabilidade, definida no testamento, de a câmara municipal a transformar numa quinta pedagógica ligada à “vida rural”, explica o presidente da autarquia, Francisco Lopes.


O projecto, cujo estudo está a ser coordenado pelo arquitecto Raul Lino, tem o acento tónico colocado “na inovação, experimentação e investigação”, nota o presidente do município que quer ligar a Quinta da Magueija ao Parque Biológico da Serra das Meadas, um santuário de espécies animais e vegetais que, todos os anos, é visitado por milhares de pessoas.

Investigação sobre cogumelos e o aproveitamento “num regime semi-industrializado” das ervas aromáticas são algumas das ideias que a Câmara de Lamego tem para aquele espaço, estudando, em paralelo, o estabelecimento de uma parceria público-privado, em articulação com as universidades.

“Estamos numa fase de concepção para ver que caminho vamos tomar”, explicou o autarca ao Jornal do Centro, assumindo a importância que o projecto tem para o seu executivo.
Francisco Lopes tirou o projecto da gaveta, quando, em 2005, venceu as eleições à presidência da autarquia, numa lista social-democrata, destronando o PS que, há décadas, governava o concelho.

À semelhança do Parque Biológico da Serra das Meadas, a Quinta da Magueija serviria como mais um instrumento para educar os jovens, permitindo-lhes tomar contacto com uma realidade desconhecida para a maior parte, que está habituada a ver os alimentos apenas no supermercado. FONTE: JORNAL DO CENTRO

47 comentários:

Anónimo disse...

Quinta pedagógica, é uma ideia que pode induzir para uma realidade feliz e terá impacto junto dos mais novos, espero que corra tudo bem, não vá a quinta ficar a produzir nabos e patos para a barriga dos autarcas. É mais uma alcavala que o município vai ter que sustentar. Que tudo seja feito de forma conveniente.
Será que o XL está a preparar-se para vir a ser o seu presidente quando sair de presidente da Câmara? A exemplo do seu colega antecessor que emigrou para presidente do lixo.
Ah grande Lamego!

Anónimo disse...

1º o Engº Francisco Lopes no dia em que abandonar a CML, não vai precisar de cunhas nem tachos para continuar a ganhar a vida.
2º Finalmente alguém deu uma boa solução à magnífica quinta de Magueija, totalmemente abandonada pelos executivos anteriores.
Mais un grande projecto do actual Presidente da Câmara.
E olhem que não sou PSD, mas sei entender o que é bom para a minha cidade.

Anónimo disse...

E o TRC? Continua às moscas?

Anónimo disse...

se todos forem como tu decerteza que continua

Anónimo disse...

Quinta Pedagógica em Magueija è mais uma aldrabice do Francisco Lopes que iniciou a sua campanha eleitoral para 2009.
Estou profundamente admirado com a desfassatez deste homem que parece um o maior iluminado da terra.
Basta de mentiras sucessivas.
Não engane os mais distraidos.
Seja sério.
O senhor não se compara com o PINTO CALOTES ou melhor até parece o Pinto Calotes ou LOIRENÇO COPINHOS.
Diga a verdade sr Presidente.
Diga que o doador daquele património queria que naquela quinta se fizesse um lugar onde se pudesse fazer experimentação e Formação sobre as actividades rurais, isto é transformar a quinta num campo experimental das actividades rurais da nossa região.
por isso tudo que não estiver no ambito da vontade do DOADOR poderá se Familia assim o entender ter o direito de reversão.
Sejam serios .
Não utilizem a mentira e a demagogia para enganar os Lamecenses.

Anónimo disse...

demagogias foi aquilo k os socialistas sempre impingiram aos lamecenses durante 16 anos.o eng.francisco lopes chega vÊ e põe em práctica...viva lamego!

Anónimo disse...

Parôlos!
Tudo que se faz, ou pretende fazer tem conotaçao politica e eleitoralista?

Parôlos!

Anónimo disse...

"nota o presidente do município que quer ligar a Quinta da Magueija ao Parque Biológico da Serra das Meadas, um santuário de espécies animais e vegetais que, todos os anos, é visitado por milhares de pessoas"

Terei lido bem "milhares de pessoas". Bem sei que as crianças também são pessoas, mas as suas visitas são compulsivas.
Quanto a visitantes, a pagantes, é mais um desfalque para a autarquia.
Claro que não se pode tirar os tachos a malta, se não, estes passam fome. E depois... os votos.

Anónimo disse...

Então não me digam, que o nosso querido teatro e a sua fantástica gestão não está a funcionar.

Então o Arq. Miguéis, uma pessoa que está ligada á cultura da cidade á décadas e de larga experiência no ramo, não está a dar cartas.

E os príncipes "Director" e "Coordenador" profissionais, de currículum dez estrelas, não motivam a malta. Será que não há dinheiro para teatros?
Não por falta de dinamismo, pois tenho ouvido na rádio, tenho lido nos jornais, as reuiões que estes têm feito com as associações locais para também elas colaborarem, então o mecenato, então os ministérios da cultura das artes e espectáculos.

Já agora alguém, do outro lado do muro, conheçe o director do TRC (curioso) onde é que esta malta terá indo buscar a inspiração do TRC.

Anónimo disse...

A OFUAAL (Organização das Freguesias Unidas dos Alcoólicos Anónimos de Lamego), divulgou esta semana um estudo, elaborado pelo jurista Black Areiosa (“Areias”, para os amigos), que avisa sobre o perigo de existir um vazio legal no concelho de Lamego, sobre a clonagem humana reprodutiva ou terapêutica, pelo que qualquer habilidoso poderá clonar uma pessoa sem ser criminalizado. “Não estamos a ser alarmistas e a falar de cenários hipotéticos, de ficção científica”, garantiu Black Areiosa ao totodasversas.blogspot. “Por causa destas lacunas legais, Lamego tem É Pintos, Marcos Olivas, Entesa Santos, Amanda-o da Fonte Sêca, Demalapior Moreiras e Lilis Outeiros, que são clones de Zezé Camarinha, Colador de Cartazes, Gioconda, Um-Monte-de-Qualquer-Coisa, Acólito da Igreja de Almacave e Fátima Felgueiras, respectivamente. Nos casos de Demalapior Moreira, Amanda-o da Fonte Sêca e Marco Oliva os casos ainda são mais graves, pois são clones de outros clones, visto que os acólitos de Almacave e o Monte-de-Qualquer-Coisa já são clones do Santo-de-Pau-Carunchoso e de Outro-Monte-de-Qualquer-Coisa, respectivamente, ao passo que o Colador de Cartazes já é um Clone de um Cartaz em Reciclagem, o que mostra até que ponto a falta de escrúpulos morais da curiosidade de alguns Habilidosos pode chegar”, alertou ainda Black Areiosa, clone do clone de Tonhão Carretas.

Anónimo disse...

já sabemos quem é este totodasbersas, é o fernandovski cabraosovski

Anónimo disse...

Decência e respeito por aqueles que são diferentes de nós... fazer uma comparação com as PESSOAS que frequentam as Porta Pra Vida é muito infeliz e demonstra o quanto é básico o autor das mesmas.

Fiquem bem

Anónimo disse...

Neste blog, infelizmente, assiste-se a um grupo de ignóbeis que apenas dizem asneiras e ofensas, em vez de discutirem civicamente projectos e ideias.
Se este projecto fôr para dar um aproveitamento daquele magnífico espaço, estou de acordo. Contudo é preciso acautelar o futuro para não se tornar um fardo para a CML.
Há que confiar nos governabtes que zelam pelo bem-estar de todos, independentemente da força política que representam ou servem.

Anónimo disse...

CUIDADO...

TOTODASBERSAS, DE3SERTOU DO MANICÓMIO... E ANDA À SOLTA...

MAIS UM...

Anónimo disse...

amanha a assemblei municipal vai ter cobertura da radio douro sul , o povo tem que estar atento e ouvir a radio algumas verdades vao ser ditas , por isso estejam atentos ......

Anónimo disse...

Gostaria aqui de exaltar a memória do médico lamecense João de Almeida Carreira que legou enquanto vivo a quinta da Magueija. Bem haja pois. São pessoas como ele que o mundo tem falta.

Anónimo disse...

Eu já disse que O DR JOÃO ALMEIDA
DOOU A QUINTA DE MAGUEIJA E A VIVENDA ONDE FUNCIONA A ASSOCIAÇÃO PORTAS P RA VIDA. COM DOIS OBJECTIVOS
A QUINTA CAMPO EXPERIMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÌCOLA E NUNCA QUINTA PEDAGOGICA:
A VIVENDA PARA SER TRANSFOPRMADA EM ESTALAGEM PARA RECEBER FIGURAS DE SUPERIOR INTERESSE PARA LAMEGO:

EU JÀ AVISEI QUE OUTRO DESTINO PODE SER UTILIZADO PELA FAMILIA OU PELOS CASEIROS DA QUINTA PARA EXERCEREM O DIREITO DE REVERSÃO.
DEPOIS DIGAM QUE NÂO FORAM AVISADOS.
AGORA PENSO TAMBEM QUE O SENHOR PRESIDENTE JA ESTÁ EM CAMPANHA ELEITORAL PARA 2009.
E O MELHOR É QUE ELES PENSAM QUE NÃO PRECISAM DA COLIGAÇÂO:
IDES LEVAR UM LINDO ENTERRO

Anónimo disse...

Rádio Clube Cá-do-Sítio corta com o monocromático e inicia transmissão a cores.
Farto de transmitir em branco (música somente vocal conhecida como CAPELLA) Rulio Lebre vai explorar as quatro vozes da MISSA e do MOTETO, o que adicionará no mínimo mais quatro cores aos ouvidos das FILHAS DE S. CAMILO que, no entanto, conservarão a pureza do branco. Ainda mais entediado com a transmissão em preto único, que ainda continuará dedicada às viúvas dos maridos vivos que um dia cairão do andaime de uma qualquer obra espanhola, numa espécie de mistura do “Do minore K 477 (K6 479°) Marcha fúnebre de W.A.Mozart com o quarto andamento da 9.ª Sinfonia de Beethoven, conhecido como "Hino à Alegria”, a RCdS recorreu à Paleta de Cores. “Claro que isso não tem nada a ver com os Morcegos mas muita gente tem-nos pedido estes códigos de cores e sendo assim, aí estão; esperamos que sejam úteis mesmo que neste momento só tenhamos este conjunto de cores em Sistema Braile”, revelou uma toupeira 94FM num sorriso de gozo rasgado.
Rúlio Lebre diz mais: “ Vou transmitir as Assemleias Municipais e a missas dos domingos em linguagem gestual, para que a voz da Rádio Clube chegue a todas as surdas analfabetas que não conseguem perceber as letras das músicas de Céline Dion e Tony Carreira e muito menos dos coros da Sé e Almacave quando a nossa rádio as transmite”.

Anónimo disse...

Sobre a transmissão radiofónica da Assembleia Municipal e das possíveis verdades que lá vão sr ditas, eu sei muito bem a quem se refere.
Refere-sre ao imbecil do Dr. Agostinho Ribeiro, que mais não faz do que se pavonear nas assembleias municipais, armado em zelador da causa pública.
Pois Dr. Agostinho Ribeiro, já não se lembra como se encaixou no museu?
Eu avivo-lhe a memória. Acabou o Magistério Primário e como não tinha colocação, pediu para ir para o museu, tipo tempos livres, engraxou o Dr. Flórido e por lá ficou.
Ah e não tehnam medo desse palerma!
Relembrem-lhe em quanto endividou a Câmara durante a substituição do Sr. António Ferreira, então destituído.
Ah, e relembrem-lhe os partidos porque já passou. Qual camaleão! Eu relembro: CGS, PRD e PS. Só faltou o PSD.
Só não está na bancada do PSD, porque não lhe deram guardia, porque lá tentou, isso tentou!

Anónimo disse...

Mais vale um simples gesto do Dr. Agostinho Ribeiro, do que todas as atitudes tomadas por todos os elementos deste executivo.

Sabe mais o Dr. Agostinho Ribeiro, a dormir, do que todos eles acordados.

E então quando a educação e cultura, há um abismo enorme entre as duas partes.

Não tentem disfarçar, porque os lamecenses conhecem bem um e outros e sabem graduar a diferença.

Agostinho Ribeiro um homem de saber, os outros nem pouco mais ou menos.

Anónimo disse...

Quem será o imbecil que diz que o Dr. Agostinho Ribeiro é um imbecil?
O Dr. Agostinho Ribeiro sabemos todos quem é, mas o imbecil que disse as imbecilidades que disse o melhor é manter-se no anonimato. É o fato que lhe fica melhor.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:19.

trata-te.
Estás muito doente...
...da mona.

Anónimo disse...

vê-se mesmo que o mundo para estes imbecis começa na Régua e termina em Bigorne. Dizem cada barbaridade...

Agarrem-se ao Agostinho e verão o tombo que levam. São todos muito isto e aquilo e depois abandonam o barco como foi o caso do Zé António e de outros ... ou então mudam de partido conforme lhes dá jeito.

Aposto que muitos dos que agora vêm aqui falar em poços de virtudes eram os mesmos que diziam cobras e lagartos quando muitas das vezes o nome do Agostinho aparecia como possivel candidato.

O Agostinho é o que é e vale o que vale... entronização de santos é noutra secção....

Fiquem Bem

Anónimo disse...

Anónimo das 2:03.

Confessa lá que gostavas de ser como o Dr. Agostinho Ribeiro.

Lamecense ilustre e respeitado pelas pessoas de bem desta cidade.

Homem com H.

O que vos dói ???

Anónimo disse...

Anónimo das 2:03.

Confessa lá que gostavas de ser como o Dr. Agostinho Ribeiro.

Lamecense ilustre e respeitado pelas pessoas de bem desta cidade.

Homem com H.

O que vos dói ???

Anónimo disse...

Anónimo das 2:03.

Confessa lá que gostavas de ser como o Dr. Agostinho Ribeiro.

Lamecense ilustre e respeitado pelas pessoas de bem desta cidade.

Homem com H.

O que vos dói ???

Anónimo disse...

Lamecense?
Retornado mas é.
Ficaram ofendidos, mas não passa dum vira-casacas que já correu uma data de partidos.
Só faltam o PCP e o Bloco.
Ah, e o PSD, mas este apesar de se ter oferecido, deu-lhe o chuto.
Daí a animosidade na Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

Tens é dor de C....

Anónimo disse...

O comentador das 9:41 de 22 de 2008 e das 8:51 de 23 de 2008, das duas uma ou é o caseiro ou é familiar do médico Lamecense João de Almeida Carreira, da forma como fala sente-se que manifesta algum sentimento de ressabiado. A vida é difícil! Como dizia o Camilo de Oliveira.

Anónimo disse...

então ouvi dizer que o ps foi mais uma vez humilhado na assembleia municipal?epá tá mau pa esses lados...

Anónimo disse...

caro anónimo isso já não é novidade para ninguem...

Anónimo disse...

Claro que com esta escumalha do PSD tudo é de esperar.

Com arruaceiros, incompetentes, e outras coisas mais, que me abstenho de mencionar, que podem os lamecenses esperar?

Anónimo disse...

E então??? ninguêm comenta aquela inauguração de 200 metros de estrada-variante oesta de Tarouca???
Inaugurada- benzida pelo diáconomo M.Amorim- prsidente da Câmara de Trouca do 24 de Abril de 1974, presidente da união nacional, etc., etc..
Assistiram ao aqcto alâm do executivo, presidente da Assembleia Municipal ambos PS, o secretário de estado adjunto das obras públicas e das comunidades, DOIS DEPUTADOS PS JOSÉ JUNQUEIRO e MIGUEL GINESTAL, etc.,etc.
Ao queo presidente da Câmara de Tarouca humilha todo o concelho, ao permitir que um 24 de Abril de 1974 lhe corte a fita.
VERGONHA...VERGONHA.
Os tachos conquistam-se de qulquer forma.
TRISTE.
Sr.Presidente da Assembleia Municipal que diz a tudo isto.?

Anónimo disse...

O PS humilhado? Foi, foi... Tão humilhado que até o Presidente da Assembleia perdeu as estribeiras.
Da próxima vez não vás pelo que ouves dizer, vai lá mesmo e verifica. É melhor. Grande PS, eles é que nos demonstram como estão as coisas na Câmara.

Anónimo disse...

Se alguém saíu humilhado foi a coligação, que já nem sabia o que fazer.
É que já são tantas as embrulhadas que eles já nem sabem como se livrar delas e então depois têm que ouvir.
O PS faz deles gato-sapato...

TOMA ...

Anónimo disse...

Se alguém saíu humilhado foi a coligação, que já nem sabia o que fazer.
É que já são tantas as embrulhadas que eles já nem sabem como se livrar delas e então depois têm que ouvir.
O PS faz deles gato-sapato...

TOMA ...

Anónimo disse...

Se a estupidez fosse música... formavas uma GRANDE BANDA.
Há cada burro???
Forte besta pariu tua mãe.

Anónimo disse...

Não fiques nervoso.

É chato, mas é a realidade.

PSD de Lamego = PSD Nacional.

Uma bagunçada, uma trapalhada como diz o Alberto João.

Anónimo disse...

Sim é uma grande obra essa dita"quinta" mas só se for ao meio da semana.Espero que com tanta pedagogia cá pra mim é demagogia feita á maneira da Liliana.Já agora relembro que em Magueija,há uma associaçâo a favor do rio Balsemâo,e, aproveitam e começem a reflectir,pensar bem que nem só de quintas vivem "as merendeiras",por isso vejam lá o que é que andam a magiricar para ai???Quem faz uma queixa crime sou EU.Sra. vareadora do ambiente que se cuide se nâo tiver olhos para aquilo que está mal em relaçâo á porcaria dessas quintas que o deitam "merda" para o rio com a sua conivência.Quanto a mini hidrica,espero que seja e vai ser construída,dentro da legalidade isto é nâo deixar morrer o rio BALSEMÃO,estrangulá lo á nascença.A ONU declarou 2008 o ano Mundial do Planeta Terra.Façam inspeçôes a toda agente sem excepçôes de nenhum amigo politico

Anónimo disse...

Quero dar os parabens a sra dr vareadora do ambiente porque já a vi em acçâo emprol do meu rio e querido Balsemâo ap
os uma descarga de sei lá o quê.OBRIGADO MESMO

Blá-Blá disse...

Enfim

Anónimo disse...

Thank You for being the member of this website. Please allow me to have the opportunity to show my satisfaction with Host Gator web hosting. They offer professional and fast support and they also offer numerous [url=http://www.aboutus.org/HostingHostGatorCoupons.com ]HostGator discount coupons[/url].

I like HostGator hosting, you will too.

http://forum.nomadz.net/forum/member.php?149899-foroptiptwo

Anónimo disse...

Look like patch, a construction gang turned up to start erection a bath linens on the minor lot.

The [url=http://mios.my-board.org/sdh.html]450216[/url] [url=http://kamachu.000space.com/ksd.html]183845[/url] 408913 3cb5h5it [url=http://masuher.blogdetik.com/2012/11/29/russia-has-withdrawn-from-the-market-sets-for-doomsday/]6zt8h2mw[/url] asinine people's 5-year-old daughter sequel took an transfer in all the

oomph growing on next door and drained much of each light of day observing the workers.

Anónimo disse...

Unified duration, a construction troupe turned up to start erection a billet on the unfrequented lot.

The [url=http://daclac.000space.com/abd.html]678546[/url] 484678 398654 885494 [url=http://blogs.hoy.es/tudess/2012/11/28/in-saudi-arabia-the-plane-was-replaced-by-a-cat/]9dm3e8th[/url] down period people's 5-year-old daughter in point of fact took an attracted on in all the

occupation moneyed on next door and pooped much of each faint of date observing the workers.

Anónimo disse...

Edda hour, a construction percentage turned up to start edifice a area on the unfinished in lot.

The 175015 [url=http://poa7.000space.com/suh.html]182827[/url] [url=http://poa7.000space.com/tda.html]328412[/url] 738348 [url=http://kamachu.000space.com/ned.html]310833[/url] asinine at one's own human nature's 5-year-old daughter in actuality took an influence in all the

venture active on next door and drained much of each podium observing the workers.

Anónimo disse...

Whenever we look at the word the expression love, not only in relations to a close romance utilizing another, although to be a sensation that could be engendered if you have miltchmonkey a more rewarding relationship on your own much too : and even as a a sense of greater unity spouse and children and also the human race * the idea results in being all the more superior that every one anyone is looking to get in daily life is usually really enjoy.

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casino[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]online casino[/url] manumitted no deposit perk at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatchcasino.com
[/url].