segunda-feira, dezembro 12, 2005

WIKIPÉDIA

Lamego é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e subregião do Douro, com cerca de 10 900 habitantes. Situada na margem sul do rio Douro, a cidade faz ainda parte da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro.
É sede de um município com 166,71 km² de área e 28 081 habitantes (2001), subdividido em 24 freguesias.

Cidade antiquíssima, datando já do tempo dos romanos, foi reconquistada definitivamente em 1057 por Fernando Magno de Leão aos mouros; quando os distritos foram instituídos em 1835 por uma reforma de Mouzinho da Silveira, Lamego foi inicialmente prevista como sede de distrito; mas nesse mesmo ano a sede do mesmo foi deslocada para Viseu, devido à sua posição mais central.
É sede de diocese (é a única diocese portuguesa que não correponde a uma capital de distrito), e no concelho são numerosos os monumentos religiosos, dos quais se destacam a Sé Catedral, a Igreja de São Pedro de Balsemão e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, que dá também o nome à Romaria anual cujo dia principal é o 8 de Setembro, que é também o feriado municipal.
Conhecida também pela sua gastronomia, nas qual se destacam os seus presuntos, o "cabrito assado com arroz de forno" e pela produção de vinhos, nomeadamente vinho do Porto, de cuja Região Demarcada faz parte, e pelos vinhos espumantes.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Lamego"

3 comentários:

Anónimo disse...

Este post vem provar que Lamego é realmente uma cidade muito antiga, e com atractivos. Os atractivos não são só monumentos, mas também gastronómicos e culturais.

Anónimo disse...

o pinto é grande...

Anónimo disse...

Foi pena é Lamego ter ficado parada no tempo nos ultimos anos, porque se não hoje poderia ser uma cidade com alguma evolução e qualidade de vida...