sábado, abril 26, 2008

QUEIXA-CRIME

O teor da declaração do voto “contra” proferida pelo líder do grupo municipal do Partido Socialista, Agostinho Ribeiro, na Assembleia Municipal de Lamego, após a aprovação por maioria, na quinta feira, da Conta de Gerência e o Relatório de Gestão e a Proposta para aplicação de resultados da Câmara de Lamego, referentes ao ano de 2007 provocou indignação no seio do executivo camarário e levou o presidente da Câmara, Francisco Lopes, a reagir violentamente à declaração de Agostinho Ribeiro.


Recordamos que Agostinho Ribeiro, durante a sessão da Assembleia Municipal, questionou e solicitou esclarecimentos ao Revisor Oficial de Contas(ROC), José Alberto Lima, sobre as reservas anotadas no relatório às contas de Gerência e no Relatório de Gestão de 2007 da Câmara de Lamego. As quais, segundo o ROC da Câmara de Lamego, se prendem com o rigor contabilístico da especialização do ano económico o que teria beneficiado os resultados e melhorado a situação económica e financeira da câmara em 2007.

Depois dos esclarecimentos do ROC da Câmara de Lamego, Agostinho Ribeiro juntamente com seis deputados municipais do Partido Socialista de Lamego votaram contra a aprovação da Conta de Gerência e do Relatório de Gestão de 2007 da Câmara de Lamego. Na sua declaração de voto Agostinho Ribeiro decidiu remeter aqueles documentos de Gestão para a Procuradoria Geral da Republica, o Tribunal de Contas e a Inspecção Geral da Administração Local.O presidente da Câmara de Lamego disse ontem à Rádio Douro Sul que “é um disparate” a afirmação e a vontade de Agostinho Ribeiro enviar as Contas da Câmara para o Tribunal de Contas porque isso "é já um imperativo legal a que a autarquia está obrigada".

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes considera “inadmissível a atitude” do deputado municipal do PS, Agostinho Ribeiro, na quinta-feira, após a votação da Conta de Gerência e o Relatório de Gestão na Assembleia Municipal, depois dos esclarecimentos do ROC e com os quais disse estar satisfeito.

Francisco Lopes não reconhece que exista qualquer “braço de ferro” com grupo de deputados municipais do Partido Socialista de Lamego, mas sim “um problema de má fé e incompetência” do líder daquele grupo municipal, Agostinho Ribeiro:

Francisco Lopes disse à Rádio Douro Sul que vai apresentar uma queixa crime contra Agostinho Ribeiro porque “ forjou, inventou..." contas de Gerência da Câmara de Lamego”.FONTE: RÁDIO DOURO SUL

sexta-feira, abril 25, 2008

FEIRA DE SANTA CRUZ 2008

A edição deste ano da Feira de Santa Cruz / 3 de Maio quer voltar a afirmar-se como o maior certame de arte equestre realizado na região e conquistar a adesão de milhares de pessoas, oferecendo para tal um programa de grande qualidade e abrangência, no qual o cavalo continuará a ser o centro das atenções.

Do cartaz de actividades, que decorrerá entre os dias 1 e 4 de Maio, destaca-se a realização do III Encontro Nacional de Charretes que percorrerá as principais ruas da cidade e através do qual a organização pretende captar o interesse de um grande número de participantes, tornando Lamego numa das principais localidades portuguesas a acolher este tipo de eventos.

Popularmente conhecida por “3 de Maio”, a Feira de Santa Cruz visa reabilitar a arte equestre, sendo um evento de forte adesão popular que o Município de Lamego continuará a promover em força durante os próximos anos.

A realização de corridas de cavalos (garranos e importados) e de uma grandiosa garraiada, para além de uma noite de fados no Teatro Ribeiro Conceição e da tradicional Feira Anual do Gado que decorrerá no Largo da Feira constituem outros pontos de interesse da programação.
A animação e o convívio serão uma constante, a par da realização de negócios de ocasião. FONTE: C.M.Lamego

terça-feira, abril 22, 2008

QUINTA PEDAGÓGICA EM LAMEGO

A Câmara Municipal de Lamego está a “desenhar” o projecto que quer ver nascer na Quinta da Magueija, com o objectivo de a transformar num espaço para o desenvolvimento de projectos ligados à agricultura e florestas, com a componente pedagógica.A propriedade, que inclui uma habitação, foi legada ao município pelo médico lamecense João de Almeida Carreira, com a responsabilidade, definida no testamento, de a câmara municipal a transformar numa quinta pedagógica ligada à “vida rural”, explica o presidente da autarquia, Francisco Lopes.


O projecto, cujo estudo está a ser coordenado pelo arquitecto Raul Lino, tem o acento tónico colocado “na inovação, experimentação e investigação”, nota o presidente do município que quer ligar a Quinta da Magueija ao Parque Biológico da Serra das Meadas, um santuário de espécies animais e vegetais que, todos os anos, é visitado por milhares de pessoas.

Investigação sobre cogumelos e o aproveitamento “num regime semi-industrializado” das ervas aromáticas são algumas das ideias que a Câmara de Lamego tem para aquele espaço, estudando, em paralelo, o estabelecimento de uma parceria público-privado, em articulação com as universidades.

“Estamos numa fase de concepção para ver que caminho vamos tomar”, explicou o autarca ao Jornal do Centro, assumindo a importância que o projecto tem para o seu executivo.
Francisco Lopes tirou o projecto da gaveta, quando, em 2005, venceu as eleições à presidência da autarquia, numa lista social-democrata, destronando o PS que, há décadas, governava o concelho.

À semelhança do Parque Biológico da Serra das Meadas, a Quinta da Magueija serviria como mais um instrumento para educar os jovens, permitindo-lhes tomar contacto com uma realidade desconhecida para a maior parte, que está habituada a ver os alimentos apenas no supermercado. FONTE: JORNAL DO CENTRO

quinta-feira, abril 17, 2008

DIA DOS MONUMENTOS

Os principais monumentos históricos da cidade de Lamego vão estar de portas abertas no próximo dia 18 de Abril, “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, prontos a receber quem quiser partir à descoberta do património religioso e dos espaços sagrados do concelho e deslumbrar-se com a sua monumentalidade.


Pela primeira vez, vão estar, à sua espera, jovens alunos voluntários da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) para efectuarem uma visita guiada a estes locais, visando contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas do concelho.

Organizada pela Câmara Municipal de Lamego e pela ESTGL, a comemoração do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios” pretende aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade. Neste sentido, já estão programadas diversas visitas de estabelecimentos de ensino do concelho.

Para assinalar condignamente esta efeméride, a autarquia preparou uma programação especial de sensibilização do público para a importância da salvaguarda e valorização do património religioso e dos espaços sagrados. Deste modo, será possível visitar, ao longo de todo o dia, a Sé Catedral de Lamego, a Igreja de Santa Maria de Almacave, a Igreja do Convento das Chagas, a Igreja do Convento de Santa Cruz, a Igreja de S. Francisco, a Igreja do Desterro, a Capela do Espírito Santo, a Capela de São Pedro de Balsemão e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. As pessoas que pretendem deslocar-se a estes dois últimos monumentos, vão ter transporte gratuito, disponível a partir da rotunda do Soldado Desconhecido. FONTE: ESPIGUEIRO

quarta-feira, abril 16, 2008

CONFLITO DE NORAS COM PS/LAMEGO CHEGOU À ESTRUTURA NACIONA DO PARTIDO

O caso do presidente da concelhia do PS de Santarém, José Miguel Noras, que mantém uma guerra com o próprio partido em Lamego, onde é vereador da câmara local, é do conhecimento do secretário nacional do PS para as autarquias e da Federação Distrital de Viseu, que critica as atitudes do dirigente político e vereador.

O presidente da distrital socialista de Viseu, José Junqueiro, disse a O MIRANTE que Noras está “a impedir a progressão política do PS em Lamego” e garantiu que a situação é do conhecimento dos responsáveis nacionais do partido.

O secretário nacional para as autarquias, Miranda Calha, diz que não se recorda do assunto mas acaba por salientar que estas questões têm “que ser tratadas a nível local e regional”, acrescentando que não pode nem deve pronunciar-se.

A retirada da confiança política a José Miguel Noras enquanto vereador pelo PS/Lamego foi comunicada a Miranda Calha, segundo garante a presidente da estrutura local dos socialistas, numa reunião em Viseu com os presidentes das concelhias do distrito e autarcas socialistas.

Um encontro onde se deu também a conhecer o que a concelhia entende ser a “colagem” de Noras e dos outros dois vereadores socialistas à coligação PSD/CDS-PP que lidera a câmara municipal.

Recorde-se que José Miguel Noras tem faltado a várias reuniões de câmara sem que peça para ser substituído e, conforme disse a O MIRANTE na edição de 3 de Abril , não pretende renunciar ao mandato antes das eleições de 2009. O que no entender de José Junqueiro significa “desrespeitar a perspectiva legítima do PS” de desenvolver a sua estratégia autárquica.

José Junqueiro, que classifica esta situação como “original”, considera que José Miguel Noras “devia olhar mais para o partido e menos para ele próprio”. “Ele não está a ser um bom amigo do PS e está a utilizar uma obsessão própria contra o PS de Lamego”, comenta o presidente da distrital de Viseu. FONTE: O MIRANTE

sábado, abril 05, 2008

DOURO ALLIANCE

"Douro Alliance" é o primeiro passo para tornar Vila Real, Peso da Régua e Lamego numa comunidade urbana única.“Douro Alliance” quer colmatar a “inexistência de centros urbanos de grande dimensão demográfica” no interior do país.

O Estado e os municípios de Vila Real, Peso da Régua e Lamego assinaram esta sexta-feira um contrato de financiamento, com vista à concretização do projecto “Douro Alliance”, que visa tornar estas cidades num pólo urbano de desenvolvimento da região.

O projecto já vem desde há uns anos a esta parte, no âmbito de uma proposta do Ministério do Planeamento, tendo sido criado um eixo urbano entre as três cidades. No âmbito do programa "Prós Urbe" foi desenvolvido um Plano Estratégico, mas a iniciativa não teve continuação.

Agora, a Secretaria de Estado do Ordenamento do Território lançou um concurso para a criação das chamadas Redes de Inovação e Competitividade. “Nesse sentido, os municípios decidiram retomar o projecto anterior”, afirma um dos responsáveis pela candidatura do “Douro Alliance”, Luís Ramos. O “Douro Alliance” quer colmatar um problema que existe no interior do país, que é a “inexistência de centros urbanos de grande dimensão demográfica”, revelou.

Vila Real, Peso da Régua e Lamego lucrarão, “ao dar o salto em frente no posicionamento em termos regionais e nacionais, tornando-se uma urbe a trabalhar em rede”, diz Carlos Saraiva, do Departamento de Planeamento e Coordenação da Câmara Municipal de Vila Real.

Esta iniciativa, que foi uma das cinco apoiadas pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), tem como principal objectivo “fixar empresas e pessoas, porque este é o grande problema que continua a dificultar o desenvolvimento destas regiões”, afirmou Luís Ramos.

Inicialmente, a aposta será em “acções preparatórias, discussão do que é uma rede de cidades, realização de uma série de fóruns, debates e concursos de ideias para depois delinear um Plano de Acção concreto para se apresentar ao QREN”, diz Carlos Saraiva.

As parcerias serão estabelecidas entre os três municípios, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e várias associações comerciais e industriais das três cidades.

A cerimónia de assinatura do contrato contou com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, os presidentes das três câmaras envolvidas, o director-geral da DGOTDU, Vitor Campos, o reitor da UTAD, Armando Mascarenhas Ferreira, e representantes das diversas associações comerciais e industriais das três cidades.FONTE: JPN