segunda-feira, setembro 29, 2008

Obras XL

Com a chegada de Francisco Lopes à Câmara Municipal de Lamego levantou-se uma nuvem de pó sobre a cidade. Obras por todo o lado. Arranca-se tudo o que cheirava já ao bafio de anos de esquecimento e refaz-se com a qualidade que já tardava.
De grandes obras já à vista como as Piscinas Cobertas, a requalificação das Avenidas 5 de Outubro, Egas Moniz (Rina), Defensores do Douro (Monsanto) e Relógio de Sol está também para muito breve a Afonso Henriques em perfil de auto-estrada.
Na Egas Moniz de referir o gradeamento que nunca ninguém se tinha lembrado e a famosa rotunda que todos pediam junto ao E.Leclerc. Tantos acidentes para uma resolução tão simples...
No Bairro da Ponte podemos ver hoje um belo parque de estacionamento e uma praia fluvial.
A recuperação do Teatro Ribeiro Conceição.
A requalificação e gradeamento desde a Auto-Parque até à Santa Casa de Misericórdia. Pequenas coisas que dão logo outro ar e outra segurança...
O Posto de Turismo e zona envolvente.
Etc. Etc. Etc.
Com este andamento é fácil prever um segundo mandato ao mesmo ritmo. Falta a Central de Camionagem o Canil Municipal, mais um parque infantil XL e esperar pelo Hospital e pelo Multiusos...fácil, fácil para um Homem que não pára.

25 comentários:

aderna disse...

O pior é quem vai pagar a factura! Sim, porque segundo dizem a Câmara está hipotecada até à medula. E de resto a principal obra ainda não foi feita, que é uma ligação da cidade à rotunda da A24, ninguém funciona numa terra assim estrangulada e sem vias de comunicação à altura das suas necessidades. Contudo sempre se foi arranjando o dinheirito para fazer a praia fluvial no bairro da ponte. Estou de acordo que se hipoteque o futuro com obras estruturantes de grande interesse para a totalidade da população, obras de 1ª necessidade e não presentear o bairro da ponte com uma infra-estrutura de laser, sem primeiro existir uma via de comunicação que alivie a cidade e contribua para a criação de riqueza e de emprego, uma via que sirva a todos, e não só o laser de alguns. Mas o XL privilegiou o seu amigo dos copos, o presidente da junta da Sé, natural do bairro da ponte. O XL distinguiu o que numa primeira fase não era distinguível. Deduzo que há munícipes que gostam de ter um presidente que não sabe definir quais são as prioridades para fazer investimento, pela parte que me cabe, um presidente dessa estirpe é dispensável.

vírus disse...

Cergal.toto.salimao e agora aderna?

Biblioteca Escolar disse...

Obras que tardavam já se vêm no fundo do horizonte, outras virão.
falta sim a ligação do centro da cidade à A24, escoamento fundamental da cidade...
o novo hospital e vamos ver se vem o pavilhão multiusos e o novo centro comercial que se fala???

José

Aquilles disse...

E anda a deixar o de Cepões a fazer obras - mamarrachos - sem projectos e que não respeitam o PDM..
visitem: www.gdrcepoes.blogspot.com

Anónimo disse...

Ate ao momento realizar-se obras que se esperavam a anos


Mas


Ainda falta o novo Hospital, Pavilhão Multiusos e por fim o Tão necessário CAMPUS POLITECNICO!!!

FORÇA XL!!!!!
os teus objectivos tem de passar por esta 3 GRANDES OBRAS!!!!

lamecus disse...

Já que se fala nas piscinas cobertas deixo o meu reparo relativamente ao concurso de professores para trabalhar na empresa Lamego convida. As pessoas colocadas nas piscinas municipais cobertas, que nem currículo têm para o efeito, uma delas com o curso tirado em Lamego sem qualquer especialização em natação ou qualquer actividade relacionada com água. Pessoas com cursos sem via ensino estarem a dar aulas sem competência para tal, assim não podemos ir longe..
Quanto às restantes vagas para as aecs, é engraçado ver pessoas recém licenciadas a ficarem colocadas e outras com anos de experiência ficarem de fora. Pessoas a dar aulas se mhabilitações para tal.
Professores com cursos tirados em Ese's passam à frente de Professores com cursos em universidades conceituadas, enfim..
Enquanto a politica das cunhas se praticar na nossa cidade não podemos ir longe, já não se olha à qualidade dos professores.
Engraçado também é, segundo o presidente e por palavras proferidas por si prometendo que os recibos verdes iam acabar e em lamego iriam ser celebrados contratos, mas os mal ditos recibos verdes ainda reinam.

acrisolar disse...

Oh vírus vira-te! Tu sabes que só destróis – que utilidade tens? – Apenas serves para chatear! És infiltrado, porventura a mando de alguém, fraco é o teu fim normalmente acabas no lixo! Pira-te parasita!
O José Pedro Silva está fascinado! Para ele não há presidente como o XL! É feliz, com certeza, nem sequer topa o papel que está a fazer, o papel de invisual, há pessoas assim, embebedam-se com a ideia da grandeza, Santa ignorância, afinal de contas contentas-te com tão pouco! É por causa de gente como tu que os presidentes de Câmara como o XL relaxam, enfraquecem, dormem sem pesadelos. Mas tens que pensar que há gente diferente de ti, que não é contentável como tu, sabes, têm esse direito! É gente que aprecia e se preocupa com a terra de uma forma diferente de ti, pouco importa aquilo que tu digas, as pessoas são assim, entendes?... Gostas que o XL dê prioridade a investimentos como piscinas cobertas, pavilhão multiusos, se calhar tu nem serás usuário dessas infra-estruturas, mas gostas de grandezas. E se o XL resolvesse o problema do saneamento básico, em algumas localidades? Dá menos nas vistas não é? Mas o saneamento básico é muito importante, sabias! Há locais na freguesia da Sé que ainda não têm saneamento básico!
Para não falar de situações pardacentas que proliferam na gestão de interesses, deveres e direitos, que a arrogância trata de forma insonsa pastosa e enviesada. Estes comportamentos são bem diferentes daqueles que os mesmos adoptam quando necessitam de ser validados pelo voto. A memória é curta e é nessa contingência que muitos dos que saciam os prazeres dos déspotas, não têm noção porque o fazem.

Eurico A. Oliveira disse...

Locais sem saneamento básico??? em que século estamos? então foram essas as prioridades de dezenas de anos de PS em Lamego? Fomos capazes de ser invisuais tantos anos? Fomos.

Em tantos anos de Zezinhos cor de rosa é verdade que não demos nas vistas...porque nada que batesse nelas se fez. E o que se fez sem lhes acertar foi miserável para tantos anos de salários e reformas pagos pelos munícipes. Mesmo assim eramos das câmaras mais mal pagadoras do país...um luxo!

Hoje há visão de futuro,projectos com aproveitamento de fundos comunitários,recuperação de património,recuperação de investimento, criação de postos de trabalho com ou sem cunha,novas acessibilidades, novos horizontes. Tirámos as palas? Ai isso tirámos...e, depois de vermos o que se pode fazer num mandato, dificilmente cairemos noutra.

Parabéns Eng. Francisco Lopes, deu nas vistas por ter feito. Lamego vai agradecer-lhe com uma maioria esmagadora para o 2º mandato. Até já.

Biblioteca Escolar disse...

CARO, Acrisolar
eu não vivo de fachadas nem de grandes obras,
vivo em Lamego e nem nasci cá.
apenas verifico que por mais que este presidente tenha defeitos e claro que como todas as pessoas tem muitos, ele ao menos tenta fazer e que se veja obra,
o anterior presidente acha que fez tanto por lamego?
diga-me lá o que ele fez ?
este pode gastar mt dinheiro, gasta sim da câmera e dos contribuites, mas ao menos vê-se a cidade em movimento, com obras , coisas que não se via alguns anos.
está esclarecida a minha ideia?
cumprimentos.

M disse...

Turismo: Governo cria nova Comissão Instaladora do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Douro

06 de Outubro de 2008, 20:12

Lisboa, 06 Out (Lusa) - O secretário de Estado do Turismo decidiu hoje criar uma nova Comissão Instaladora do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Douro para que seja desencadeado, em breve, o processo eleitoral que permitirá a entrada em funcionamento desta estrutura.

Bernardo Trindade convocou para hoje uma reunião urgente com a Comissão Instaladora do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Douro para ultrapassar problemas acerca da liderança do organismo, que levou à decisão de Bernardo Trindade de criar por despacho uma nova comissão Instaladora após uma reunião com a actual Comissão, em que lhe foi unanimemente pedido que resolvesse a situação.

"Vou imediatamente proferir um novo despacho para resolver o clima de instabilidade e permitir a realização de eleições rapidamente, de forma a que o Pólo de Desenvolvimento Turístico do Douro inicie a sua actividade", disse o secretário de Estado à agência Lusa, após o encontro.

O despacho deverá ser emitido terça-feira, acrescentou Bernardo Trindade.

Os elementos da actual Comissão Instaladora, que se escusaram a prestar declarações à Lusa no final do encontro, reconheceram perante o secretário de Estado a sua incapacidade para resolver a situação de impasse quanto à sua liderança.

O impasse terá surgido porque o presidente e o vogal da extinta Região de Turismo Douro Sul não se entendem sobre quem deve ter lugar na comissão instaladora, criada pelo Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE)".

Algumas das Entidades Regionais de Turismo (ERT) já marcaram o acto eleitoral que vai permitir avançar com as futuras estruturas.

O governo concretizou uma reestruturação no sector do turismo reduzindo o número das antigas regiões de turismo, que eram 19, para cinco ERT, a que se acrescentam os pólos turísticos, com autonomia de gestão.

Com a lei publicada em Abril, Portugal passou a ter as regiões turísticas de Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve - além de Madeira e Açores - e ainda os pólos turísticos Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano e Alqueva.

RRA

Lusa/Fim

Blá-Blá disse...

Lamego finalmente no caminho do progresso depois de ter estado parado no tempo por esses derrotados com mau perder e os quais só intentam atrapalhar, destruir e deitar abaixo.
Em frente contra tudos e contra todos.
Muito à a fazer ainda para recuperar o tempo perdido por esses que então assobiavam para o lado...

jojesa disse...

Este executivo mostra obra. É um facto e os criticos têm que aceitar essa evidência se forem inteligentes...

Hipoteca o futuro, não andamos todos hipotecados?!... Mas, mesmo assim não deixamos de comprar,
comprar, comprar...

Como Lamecence "emprestado", verifico que no próximo ano vou votar neste homem - só não gosto do Amãndio e do Sr. Silva, que não é Silva-, a cara deles não me inspira confiança..., mas o Sr. XL lá sabe.

Estruturante, isso sim, fazia milagres na cidade, seria a construção da circular exterior da cidade. Se este o XL não a prometer, afinal ainda vou pensar melhor em quem vou votar...

Já agora, o Multisusos não começava a ser construido em Outubro?!... E que raio de acessos são aqueles à frente das piscinas cobertas? Ali, naquela entrada na N2, uma rotunda fazia maravilhas. Ninguém vê isso.

Observer disse...

Vilão é aquele que abana o capacete por conveniência.
Criticar no meu caso, quer dizer dedicação e atenção para com Lamego.
Este executivo está a fazer obra? É um facto que sim! Mas para mim não interessa fazer obra por obra. É preciso saber interpretar a realidade no espaço e no tempo. Os s recursos são escassos, logo, é preciso saber aplicá-los superiormente, saber detectar as necessidades. Este executivo tem mostrado pouca eficácia, na aplicação dos recursos, é escasso em ideias, não deve ter pessoas a coadjuvá-lo à altura. Devaneia muito. Uma parte do esforço financeiro com que custeia as obras, vem da Comunidade Europeia + de 50%. Por isso, é para mim estranho que a principal obra que a cidade precisa, CIRCULAR EXTERNA tenha sido postergada. Será que ninguém enxerga que a cidade não é viável enquanto essa obra não for construída? E depois! Construam-se as piscinas, os teatros, os pavilhões multiusos, as praias, etc. . Quer mostrar obra? Que termine as obras de saneamento básico (construa as estações de tratamento de águas residuais).
Será que o problema de escassez de água, no abastecimento ao domicílio, já está solucionado, e, não voltamos ser confrontados com as situações desagradáveis do passado?
Tem pessoas que botam comentários em defesa do XL e apontam como malvado o anterior presidente.
Costuma-se dizer, águas passadas não movem moinhos. Não tenho dificuldade em reconhecer que o presidente anterior foi fraco, mas isso não serve de álibi ao actual presidente. Foi porque o anterior presidente ser fraco que o actual presidente ganhou as eleições. Incompetência não justifica incompetência, penso eu. E depois tenho uma grande dúvida sobre se o XL será o homem certo para defender os interesses de Lamego no protocolo Douro Alliance, quando estiver a debater com a Régua, terra de onde é natural.

StaLong3 disse...

Boas... Mesmo sendo a primeira vez que faço uma visita a este blog, não queria deixar de utilizar a oportunidade para referir a enorme utilidade do mesmo a ao mesmo tempo deixar o meu voto de protesto em relação a "coisas" que se passam em Lamego, mais concretamente com a "famosa" empresa "LamegoConvida" a qual já vi referenciada neste mesmo espaço.
Vamos falar dos concursos que a referida empresa abriu ao "publico" como é o caso das piscinas municipais...
Tendo sido eu um dos candidatos a um cargo nas futuras piscinas de Lamego, enviei o meu CV destinado à Dra. Teresa Santos (tb conhecida por " CARACOLINHOS ") e qual o meu espanto quando fui contactado pela Camara Municipal de Lamego para ir a uma entrevista e aí pensei: "isto afinal é uma coisa séria", mas infelizmente estava redondamente enganado pois segundo as informações que obtive, as referidas vagas já estariam preenchidas pelos "filhinhos dos papas" habituais e constatei que o concurso "publico" não tinha passado de uma fachada para, mais uma vez, enganar o "Zé Povinho", visto que de todos os candidato presentes nessas entrevistas, ainda não consegui encontrar um que tenha sido contactado novamente de modo a dar seguimento ao processo. Peço desde já as minhas sinceras desculpas a todos, mas vi-me na necessidade de desabafar um pouco e achei que este seria o local ideal. Aproveito tambem para deixar a proposta aos administradores deste blog para que seja criado um "post" onde todos os candidatos, que como eu, ainda esperam pacientemente por uma resposta da Camara Municipal de Lamego, possam deixar as suas opiniões, sugestões e desabafos. Saudações LAMECENCES. Stalong3

lamecus disse...

stalong3 concordo plenamente contigo, em vez de colocarem pessoas com aptidões e formações na área colocam-se os filhinhos dos amigos sem formação nenhuma..
Só espero que não corra nada mal porque depois é preciso apurar responsabilidades e aí sim vão todos fugir com o rabo à seringa.
Este concurso das piscinas e tamém das aecs já é falado até em vila real pela sua maneira irrisória de selecção dos candidatos.

desiludido disse...

Grandes obras não à dúvidas mas, as principais são as habitações sociais que já estão prometidas desde o Natal do ano passado e até agora nada.
Só uma pergunta:
-Será que a Câmara está à espera das próximas eleições para conseguir mais uns votozitos e um pouco antes fazer a entrega dessas habitações?
Se os "responsáveis" pela entrega,visitassem as "casas" onde actualmente sobrevivem as pessoas, convidá-las-iam para passar o próximo natal com eles.
Mais não digo.

José da Silva disse...

A propósito das habitações sociais, agora por altura do Natal ou mais cedo o XL e seus acólitos deve inaugurar o já conhecido Bairro dos ciganos. Não se esqueçam de colocar os contentores para o lixo, pois nas imediações e junto à estrada apenas existe um.

goresearchcreativity disse...

gostaria de falar com autor do blog, como é que eu faço isso?

Custodio Jose disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Custodio Jose disse...

Quando é que o Cabral tira esta MERDA daqui???

Chico do Pinto disse...

http://larachosnapolitica.blogspot.com/

veja os cartazes de campanha que ainda ninguém mostrou|

joca disse...

Serve o presente para informar que se encontram abertas as inscrições para o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, a realizar na Cidade de Lamego.
Preço: desde 270 €
Informações e inscrições: www.comunilog.com / comercial@comunilog.com

PARASITAS disse...

é lógico que em Lamego os burros votam bem

Thiago Ribeiro disse...

Boa tarde, queria saber sobre a minha família Que mora em Lamego sou bisneto de Fernando Augustinho Ribeiro

Thiago Ribeiro disse...

E Olímpia da soledade