quarta-feira, agosto 08, 2007

ANTA - PATRIMÓNIO A PRESERVAR


Já vai longe o ano de 2003 em que um empresário inglês radicado na Madeira se lembrou de comprar uma dezena de casas e alguns terrenos na aldeia de Anta - Mazes com o intuito de criar oficinas artesanais, uma queijaria tradicional, uma padaria com os fornos antigos, fazer o circuito do linho, desde a plantação até ao produto final, turismo rural, enfim, uma série de promessas e projectos com ambição turística que desapareceram antes de nascerem. E a verdade é que até hoje nada foi feito para preservar um património classificado pelo IPPAR como Património de Interesse Público. É urgente que se tomem medidas que protejam Anta e que impeçam atentados como este...


52 comentários:

Anónimo disse...

Sou da opinião que se deverá utilizar a telha cerâmica, pelas suas qualidades de isolamento e impermeabilização ao contrário da tradicional lusalite telha de fibrocimento carregada de amianto, substância perigosa para os animais que por ali pernoitam. Já viram o que era mamar nas tetas duma cabra contaminada !!!

Anónimo disse...

ESTÁS A FALAR DA TÉTÉ...

Anónimo disse...

Coitado do empresário inglês! Nem sabe com quem se foi meter! A câmara municipal de Lamego é uma cambada de energúmenos, que pensa que desenvolvimento é betão, é rotundas, é multiusos, é urbanizações, é a vivendazinha! Defesa do património histórico? Isso é mentira!
Basta ver as intervenções ao teatro ribeiro da Conceição, o novo museu episcopal, o colégio da Imaculada Conceição, o que eles querem fazer do Jardim da República, à Fonte do Lamecus!!! and so on.... ver blog www.mamarrachos-douro.blogspot.com
Falta sensibilidade à Câmara para perceber e saber valorizar o nosso património

Anónimo disse...

Ó Cabral, não de esqueças que esta telha já foi colocada na vigência desta Câmara, o que reforça a ideia de que naquela casa só há cabeças ôcas.

Anónimo disse...

Senhores que tomaram de assalto a nossa Câmara e que só têm feito desgraças.
Quando nos livramos das obras da Av. 5 de Outubro ?
Melhor fora que não tivessem mexido nela.
Os comerciantes como eu estamos a levar uma grande bombada.
Estamos a pensar sériamente em levar a Câmara a Tribunal,para nos compensar dos enormes prejuizos que estamos a têr.
Era para estar pronta este mês e ainda nem vai a meio.
Mais uma grande aldrabice do presidente e seus lacaios.

Anónimo disse...

ESTE CABRAL É UM ESPECTÁCULO.

PARA ESCONDER OS GRANDES ABORTOS PRATICADOS POR ESTA CÂMARA, TENTA DESVIAR A ATENÇÃO DOS LAMECENSES, PARA A ANTA DE MAZES, COMO SE TRATASSE DE UM ASSUNTO IMPORTANTE.
ESTAIS CONVENCIDOS QUE OS LAMECENSES ESTÃO A DORMIR.

FORA COM A CAMBADA...

Anónimo disse...

Essa de o Presidente da Câmara esvaziar uma colectividade como a Associação Organizadora das Festas dos Remédios, que foi criada, exclusivamente, para a organização das festas, não lembra ao diabo.
Que poderes tem um individuo de Macado de Cavaleiros, ou da Régua, ou seja lá donde fôr, para tomar uma decisão dessas.
Isto cheira-me a mais uma ilegalidade.
Alguém me sabe elucidar melhor sobre este caso ?

Anónimo disse...

Em relação: à cobertura de um edificio em ANTA...
Srs. do Executivo da Câmara M. de Lamego?
Quantos fiscais de obras contempla o quadro de pessoal da Câmara???
Se não forem suficientes, ponham o Tonibé a exercer essas funções.
Julgo que este indivio ainda vos merece confiança;
Apesar de alguem o considerar que a este funcionário não lhe devem atribuir novas funções.
É o funcionário que mais funções exerce na Câmara.
Estou certo ou estou errado.

Anónimo disse...

São de partir o côcô, agora o mamarrancho do Teatro Ribeiro Conceição já é deste Executivo. Não foram Vcs que tanto brandaram aos 4 ventos que este Xico Lopes só andava a fazer as obras que o Zé tinha deixado? Que era uma vergonha a forma vil como este executivo andava a assumir obras que não eram dele?

Isto só visto, ao nivel da melhor Revista Portuguesa:::::::

Atenção não sou o CABRAL

Anónimo disse...

Grave não é pôr esta ou outra telha...GRAVE é deixarem cair no esquecimento um lugar com tantas potencialidades e nada fazerem.....

Anónimo disse...

ANÓNIMO DAS 4:20.
TODA A GENTE SABE EM LAMEGO QUE A OBRA DO TEATRO PERTENCE INTEIRINHA AO EXECUTIVO ANTERIOR.
MAS SE ESTE EXECUTIVO ACHAVA, O QUE NÃO É O CASO, QUE O MAMARRACHO NÃO FICAVA BEM, PORQUE NÃO ARRANJOU OUTRA SOLUÇÃO ???
OS CABRAIS, POR EX. DEFENDERAM O MAMARRACHO.
ELES SÃO "ENTENDIDOS" NA MATÉRIA.

Anónimo disse...

pertence ao ex??
sim sim e a fonte ao lado do escadorio tambem

Anónimo disse...

O XL JÁ COMEÇOU A PAGAR AS OBRAS?

Anónimo disse...

Mas que bando de arruaceiros e energrumes vêm para aqui faladrar! Aqui pratica-se a politica do bota a baixo e da idolatria cega. Que bando de... de abutres todos sois.O que escrevem aqui, tanto os xuxas assim como os laranjas com bolor é mal dizer e ridiculo. Sois todos enxertos da mesma arvore da estupidez! Abaixo esses gajos que de lamecences não têm nada. Politica não é assim que se faz, meus c...! Sejam mais imaginativos e inteligentes. Os comentários que têm aqui publicado é de uma falta de nivel atroz! É este o nivel de literacia e cultura dos habitantes desta cidade? De certeza que não, para aqui só vêm publicar esses comentários os atrasados mentais, ou com graves problemas do foro psiquatrico(Alguns até levam porrada em casa das suas respectivas). E o fundador deste blog de certeza que é outro atrasado mental, pelos coments que faz. Um conselho: Ide levar injecções intravenosas de boa educação e cultura!

Anónimo disse...

Ó gentalha insipiente, só falais de cabrais e outros que tais!

Anónimo disse...

NOTICIA DE ÚLTIMA HORA

A Irmandade de NªSª dos Remédios, contratou Tonibé para as suas fileiras, pois segundo fonte da dita Irmandade, estão-se a aproximar as festas de NªSª dos Remédios e nos últimos anos tem caido, nesta altura, mais dinheiro no bolso do Tonibé que nos cofres do Santuário. Comentem.

Anónimo disse...

deixem o home em paz, ele tem filhos a estudar que lhe gastam a massa em tainadas. para não falar nos seus proprios gastos...

Anónimo disse...

O Tonibé é o melhor artista que a Câmara pode ter.
Quem vai ele apoiar nas próximas ?

Anónimo disse...

o tonibé é aquele careca do abrigo?

Anónimo disse...

Esse careca do Abrigo é outro igual ao Tonibé, outro lambe-botas, outro merendeiro.

Anónimo disse...

O meu amigo M..... que é engenheiro na Câmara de Lamego esteve a relatar-me a revolução que se vive na autarquia por causa da proibição imposta aos funcionários, de estacionarem os seus veículos nos terrenos atrás do edificio dos Paços do Conselho, como sempre aconteceu.
Vive-se um ambiente de revolução, contra o Presidente e vereadores, nomeadamente o barrigudo do Amandio, que segundo consta, deixou ir o presidente de férias e tomou este bonita atitude.
Segundo o meu interlocutor, a Liliana acessora do dito cujo, passa o dia a espreitar da janela, a ver se alguém fura a ordem do patrão para imediatamente chamar o reboque da PSP.
Vai assim a nossa Câmara, nesta bandalheira, onde ninguém se entende, onde toda a gente manda, onde todos dizem, abertamente , mal uns dos outros.
O que é certo é que os funcionários estão revoltados e dispostos a fazer barulho.

Corram com essa gentalha, que tanto mal tem feito a Lamego.

Anónimo disse...

Sou funcionário desta casa sinistra. Sou um dos revoltados com a atitude do vereador Amândio e um dos inconformados com a repressão da assessora Liliana Magueija.

Tenho esperença que quando o Presidente chegar isto volta à normalidade.

A vêr vamos.

Anónimo disse...

ALGUÉM ME SABE DIZER, PORQUE RAZÃO O PRESIDENTE DA CÂMARA, VOLTOU A CHAMAR PARA A ORGANIZAÇÃO DAS FESTAS, UMA COMISSÃO QUE ELE TINHA DEMITIDO NO ANO PASSADO, POR TEREM FEITO DESAPARECER 40.000 EUROS ?

Anónimo disse...

AINDA NINGUÉM PERCEBEU QUE O XL ANTES DE IR PARA FÉRIAS DEIXOU UMAS COISITAS PARA O AMANDIO FAZER ENQUANTO NÃO ESTÁ CÁ PARA MANDAR COM AS CULPAS PARA O AMANDIO?

- A ORDEM DE PROIBIR O ESTACIONAMENTO AOS FUNCIONÁRIOS DA CAMARA PORQUE O TERRENO AGORA É DA LAMEGO CONVIDA

- ASSINATURA DO CONTRATO DA MENINA QUE É PRIMA DA MULHER DO XL SEM TER HORÁRIO DE TRABALHO E QUE VAI PARA A LOJA JÁ

SR ENGENHEIRO M.... E RESTANTES FUNCIONÁRIOS PEÇAM AO CALOTES QUE LIGUE PARA O PRESIDENTE E VOS DEIXE OUVIR A CONVERSA.

A MIM JÁ NÃO ME ENGANA MAIS.

Anónimo disse...

O XL já começou a pagar as obras?

zerapaz disse...

tanto anónimo, fosga.se! Saiam da toca...

zerapaz disse...

è impressão minha, ou em qualquer imóvel q esteja classificado pelo IPPAR é necessária uma autorização desse mesmo instituto, e a cÂmara
não risca nada?

Anónimo disse...

O terreno é de quem ???
O terreno é da cidade...

Qual Lamego convida !!!

Anónimo disse...

1º. ALERTA...
Srª. Drª Marisabela, responsável? máxima? do Centro Regional de Emprego em Lamego...
Srs.Presidentes das Câmaras abrangidas por aquele Centro...
Porque não estiveram presentes na última reunião convocada pela Drª.Marisebela naquele Centro com parte dos desempregados???
Pergunta...
Sabem explicar porque só esteve presente o presidente da Câmara de Tarouca???
Mas muito recentemente o Mário que ainda é presidente da Câmara, anunciou numa rádio local( paga pela Câmara) se íria candidatar é novo mandato.
Ora como a Drª. Marisabela já foi jurista da Câmara do Mário ( sim porque a Câmara de Tarouca é só dele)e, tambêm como a Drª. reside em Tarouca, temos de concluir que, a Drª. Marisabela começa já a fazer campanha pró-Mário.
2º. ALERTA...
Gostaria que alguêm responsável, concelhio,distrital, seria ideal, a nivel nacional. Averiguássem, quantos funcionários da Câmara e autarquias do concelho de Tarouca foram filiados no Partido Socialista???
Qual a data, etc..
Coitados dos funcinários, tiveram de se filiar no PS, quando não não teriam lugar como funcionárioda Câmara ,ETC..
Pergunta directa; Houve ou não pressão a um familiar de um presidende junta do concelho deTarouca e,por parte do presidente da Câmara, junto daquele familiar(responsável por uma INSTITUIÇÃO), que a Câmara só lhe atribuiria determinado subsidio, se aquele autarca se filiasse no PS???
Era óptimo que alguem tivesse a coragem de responder, porque no concelho de Tarouca quase todos os residentes o sabem.
VERGONHA...
VERGONHA.

Anónimo disse...

As minhas desculpas por fugir ao tema em discussão.

Anónimo disse...

Anónimo das 4:46

Estás a perder o teu tempo.

Nas próximas eleições o Mário volta a ganhar com maioria absoluta.

Conheço muita gente de outros partidos que vão votar nele.

Ele fez de Tarouca uma cidade.

Eu e a minha familia que nunca fomos do partido nele, vamos dar-lhe o nosso voto.

E já agora... tu também votas nele ...

Anónimo disse...

os meus amiguinhos que dizem que o atentado é culpa desta câmara liderada pelo XL estão redondamente enganados, o atentador responsável é mesmo o zé do lixo!

Anónimo disse...

És um coitadito.

Anónimo disse...

Para o tarouquense disse...
Como sabe (ou talvez não saiba, porque não é verdade o sr. ir votar no Mário, e sabe porquê'''o amigo não vota em Tarouca)o Mário já nas últimas eleições perdeu votos.
Como tambêm sabe...o Mário está a arranjar tacho ao presidente da Assembleia Municipal, para que este continue a dar-lhe o nome.
Se O SR.Dr. Simo~es lhe tira o tapete, vou-me rir.
O tarouquense disse...não duvidade que a rádio local que lhe dá cobertura pouca e nenha influência tem no eleitorado -como vê até lhe estou a fazer poblicidade-.
Mas tenha cuidado os subsidios podem acabar.
Como o tarouquense sabe o amigo só pode votarem Tarouca se mudar de residência...

Anónimo disse...

Estás enganado.
Eu sou de Tarouca onde nasci à 41 anos.
Sei bem quem tu és e sei quanto odeias o Mário.
Um dia havemos de falar...

Anónimo disse...

Bem se engana quem cuida...

Anónimo disse...

SE O PESSOAL DE TAROUCA QUER MANDAR BOCAS AO MÁRIO QUE FAÇA UM BLOG. ESTE É PARA O FRANCISCO LOPES! RAÇA DE INTROMETIDOS. . .

Anónimo disse...

O XL JÁCOMEÇOU A PAGAR AS OBRAS?

Anónimo disse...

o xl para pagar as contas vai por a tua mulher a render....QUE TAL????

Anónimo disse...

essa foi forte... :-)

Anónimo disse...

EU NÃO OFENDI NINGUÉM, NEM QUERO SABER QUEM VAI SER POSTO A RENDER PARA O XL PAGAR.

QUERO É RECEBER OS SALÁRIOS QUE TENHO EM ATRASO E O MEU PATRÃO DIZ QUE SÓ PODE PAGAR QUANDO O XL LHE PAGAR A OBRA!
NÃO QUERO SABER DAS POLITICAS, ATÉ TENHO CARTÃO DO PSD E SÓ QUERO QUE ME PAGUEM.
CUSTA MUITO DIZEREM-ME QUANDO É QUE O XL COMEÇA A PAGAR AS OBRAS?

Anónimo disse...

Aquilo que um blogue traz de positivo é a possibilidade de todos exprimirem a sua opinião e de apresentarem o seu ponto de vista sobre qualquer questão sem as dificuldades e restrições que os órgãos de informação tradicionais impõem. O que traz de pior é a possibilidade que oferece a qualquer um, bem ou mal intencionado, inteligente ou mentecapto, preocupado ou não com a divulgação da verdade e só desta, poder utilizá-lo contribuindo para a triste ignorância em que, estranhamente, e apesar de todas as novas tecnologias, continuamos a viver mergulhados.

Qualquer pessoa bem intencionada, inteligente e amante da verdade, antes de emitir uma opinião num blogue, procura, melhor ou pior (note-se que não tem de ser um jornalista), fazer uma investigação mínima em volta do tema sobre o qual vai emitir opinião, sob pena de, se assim não fizer, estar a utilizar esta importante forma de expressão como mero meio de se apresentar aos outros como alguém com opinião e como tal, ao que julga, com peso na sociedade, ou seja, é uma forma de ampliar a sua imbecilidade até a um limite que antes do aparecimento da internet seria impensável. Inadvertidamente, não percebe que o mais ténue desmentido pode arrasar a sua credibilidade atirando-o para o ridículo.

É por isso que o autor da comunicação apresentada no blogue «Lamego em foco», e intitulada : Anta – Património a preservar, deverá corrigir todas, repito: todas, as afirmações que faz nessa curtíssima intervenção, sob pena de, e num espaço de tempo relativamente curto – para que nada caia no esquecimento, ter de ser ridicularizado publicamente, e nessa altura, provavelmente não apenas no blogue em que colabora. Porque atitudes do tipo da que toma, ainda que eventualmente por mera falta de precisão e por ausência de «trabalho de casa», são prejudiciais à sociedade em geral, aos lamecenses, mas muito particularmente às gentes de Mazes que sabem ainda ter razão para manter a esperança num projecto, que não serve para fins políticos, não visa o lucro como fim único, mas que pretende criar uma plataforma de crescimento integrado baseada no património e no ambiente e muito principalmente no capital humano daquela zona serrana que diariamente experimenta a sorte bem longe da terra natal.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que refere o interveniente anterior.
Que sirva de lição ao moderador deste blog.

Julgo que já todos haviamos dado conta da sua incapacidade, para tratar de muitos assuntos aqui revelados.

Anónimo disse...

No programa das festas consta:
Dia da Casa Regional de Lamego a festejar em Meijinhos.
Porque não dizer Casa Regional de Meijinhos ???
Ficava muito melhor...

Anónimo disse...

Acabei de chegar de férias e foi logo ler os jornais da terra e com é óbvio ler as ultimas do blog.
Nada de novo.
Mas fui conversando com os sempre informados desta linda terrinha e aí assim, fiquei deveras supreendido.
Então a Comissão de festas reuniu duas vezzes, quem decide é o Roçado e provavelmente o Pinto Calotes.
à quem nós estamos entregues.

E como foram seleccionados os artistas ?
E quem decidiu quais os espectáculos melhor adquados aos pergaminhos de Lamego?

Então algum dia o Roçado soube decidir alguma coisa ? Ele foi sempre um pau mandado de toda a gente. Bom rapaz como diria o Padre Américo.
Se esta gente soubesse aproveitar a importancia das FESTAS DE NOSSA SENHORA DOS REWMÉDIOS para promover LAMEGO E O DOURO prestavam um contributo importantissimo a todos os que fizeram de Lamego a sua Terra para trabalhar e viver.
Senhor Presidente da Camara entregue as festas a quem sabe e ponha esses lambe botas de Barretos, Laurindos, Roçados e quejandos a fazer alguma coisa de util.
O profissionalismo deve estar a frentre de compromissos cpoliticosd.

Vejam como se faz em VIANA DO CASTELO ou PONTE de LIMA.
Aí sim transformaram ads Festas em verdadeiras montras de PROMOÇÃO das actividades mais importantes para alem da promoção do seu patrimomónio monumental, paisagistico, gastronómico etc.

Precisamos de gente com vistas largas.
Até para o Ano

Anónimo disse...

O amigo Mallaguerra pode começar por ler o Expresso de 12 de Julho de 2003 para verificar que o trabalho de casa está feito. Se pretende acrescentar algum exercício sobre o futuro e a preservação de Anta tem aqui um bom espaço para o fazer.

Como o Sr. bem diz "um blogue traz de positivo a possibilidade de todos exprimirem a sua opinião", e a verdade é que o Sr. não deixou aqui qualquer opinião que ampliasse o tal projecto "que não serve para fins políticos, não visa o lucro como fim único, mas que pretende criar uma plataforma de crescimento integrado baseada no património e no ambiente e muito principalmente no capital humano".

Não critique quem faz, faça.

Anónimo disse...

aO ANÓNIMO DISSE DE 12/08 10,24
tAROUCA TEM O blogue miradouro.
pROCURA A VILA DE sALZEDAS.
vERÁS QUE ESTÁ MELHOR QUE O lAMEGO EM FOCO.

Anónimo disse...

Fui espreitar e pergunto-te...
Aquilo é algum blog ???
Há-de ir para longe.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:36.
Com estas inteligências a tratar das nossa festasw, queria melhor ???

Anónimo disse...

o projecto do máguerra deve ser guardar lá o gado e deixar tudo ruir ambiental e lentamente. capital humano cheira a tacho? naaah.

Anónimo disse...

Ao anónimo disse: das 3,38 de 15/08.
Tens razão...o Mário anda a tentar subornar o dono.
Vamos esperar se consegue???
Se for algêm ligado ao clero, o blogue não vai longe.
Nem que o Mário tenha de ir à missa duas vezes por dia, e ao domingo correr as igrejas todas do concelho.

Anónimo disse...

Ao anónimo disse do dia 15/08 3,38 horas.
Caro amigo...
Acertou na mucha.
O blog VILA DE SALZEDAS
PIFOU.
Não foi necessário esperar pela missa de domingo.
Sem dúvida...
TAROUCA É O TERROR DOS POVOS VIZINHA E O ASSOMBRO DAS NAÇÕES ESTRANGEIRAS.
Obrigada pelo acerto.