segunda-feira, agosto 07, 2006

PEQUENAs GRANDEs OBRAs

A Câmara Municipal de Lamego efectuou, em Julho último, uma pequena intervenção que visou a requalificação urbana da zona comercial da Rua de Almacave/ Cândido dos Reis. Esta empreitada pretendeu criar condições para evitar o estacionamento automóvel anárquico ao fundo da rua de Almacave, junto de alguns estabelecimentos comerciais, e beneficiar paisagísticamente a zona abrangida. Os trabalhos de requalificação urbana da zona comercial da Rua de Almacave/ Cândido dos Reis consistiram no calcetamento, a cubos, do passeio pedonal e na colocação de vasos ornamentais que, para além de proporcionarem um colorido especial ao local, impedem o estacionamento naquele passeio. Esta intervenção, efectuada numa das artérias comerciais mais movimentadas da cidade de Lamego, foi ao encontro das expectativas dos comerciantes da zona que se mostram satisfeitos pelo facto das montras das suas lojas se tornarem mais visíveis para os potenciais clientes.
FONTE: CML site oficial

Há pequenas coisas que fazem realmente a diferença. Pequenas obras que não existem há anos porque ninguém tinha ideias, dinheiro ou vontade. Goste-se ou não, com esta e outras pequenas obras, Lourenço e a Câmara mostram que, com pouco dinheiro e muitas ideias, Lamego está a mehorar. Continuamos a ter um cinema que fecha para férias no Verão mas, felizmente, já temos um parque infantil!

46 comentários:

Anónimo disse...

São estas as obras desta Câmara?
Ora borra-te com elas...

Anónimo disse...

EM COLO-DE-PITO JÁ VI DISTO HÁ ANOS.

QUE MARAVILHA DE OBRA FEZ A CÂMARA DE LAMEGO QUE ATÉ PAGOU PARA VIR PUBLICADA NO PASQUIM.

ANDAIS A TENTAR ENGANAR A QUEM?

Biblioteca Escolar disse...

AMIGOS, como habitante de Lamego, de facto a rua ficou melhor.
No entanto a cidade precisa de mais e melhores obras, planeadas, com ideias firmes e esclarecidas, tal como a da piscina coberta.
A cidade precisa de obras, mas obras com cabeça e pés. Uma das coisas q a cidade necessita neste momento é de uma circular, uma artéria que faça escoar melhor o tránsito.

Anónimo disse...

O que a nossa cidade precisa é de uma Câmara em quem os lamecenses acreditem. que não é de certeza esta, a Câmara das bagunçadas.

Em nove meses zero!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Zero não ...
Muitas merendolas. almoçaradas, jantaradas, e passeatas à nossa custa. E pelo meio o desaparecimento de um Mercedes que ainda ninguém sabe o que foi feito dele.

E andam agora a enfeitar a cidade com vasos de mangericos para tapar os olhos?
Os lamecenses já conhecem os governantes que lhes calharam na lotaria.
Já não vão em fitas deste género.
Tende vergonha...

Aitarak disse...

BIlhetes pros ROLLING STONES -
2 = 650 euros!
Na frente e no meio dos dois palcos!

contacto: ystylos@clix.pt

Anónimo disse...

Os ROLLING STONES, vêm a Lamego?

Grande obra do Xico Lopes, Pinto & comandita.

Uma salva de palmas....

Anónimo disse...

Na foto dos manjericos o Loirenço já está com uma coca!!!

Aposto que foi tirada da parte da tarde.

Anónimo disse...

Ó Cabral...

Enganás-te os lamecenses com o cartaz das festas.

Ou a ideia foi do pessoal da Câmara?

É que está tudo deitado...

Anónimo disse...

Ystylus tens meios bilhetes?

Anónimo disse...

Quando a ambinação não dá para mais... um ano para pregar dois pregos. Isto vai longe...

Anónimo disse...

ESSA DE NO CARTAZ DAS FESTAS ESTAR TUDO DEITADO E PARTIDO AO MEIO (DIGO EU), TEM ALGO A VER COM O PESSOAL DA CAMARA, DEPOIS DAS MERENDOLAS ?

OU COM A NOVA COMISSÃO DE FESTAS,OUTROS QUE TAIS?

Anónimo disse...

REALMENTE, NA FOTOGRAFIA O LOIRENÇO PARECE QUE ESTÁ CHEIO DE REUMATISMO...

Anónimo disse...

Lamego desde o inicio do século XX sempre foi uma das mais importantes cidades do Douro. Uma cidade social, económica e culturalmente desenvolvida, historiadores colocam-na a par com Chaves, Bragança, e culturalmente nada ficada a dever ao Porto. Uma cidade digna, como dignas são as suas gentes. É certo que esta adormeceu um pouco no tempo, mas eu pergunto?

O que cada um dos Srs. já fez para melhorar a cidade?

DT

O cada um dos Srs. já promoveu para melhor dignificar a cidade?

Quem dos Srs. alterou o seu modo de vida em prol da cidade de Lamego? (é certo que despretensiosamente o digo pois pouco ou nada fiz mas não grito aos sete ventos "O REI VAI NU!")

Fala-se mal de tudo e de todos pelo puro prazer de dizer mal ou ser do contra.
Meus senhores sereis vós crianças mimadas que só olham para "a trave que o outro traz nos olhos" e não para a vossa cegueira.

Outros dizem-se fartos de uma cidade que os acolhe, lhes dá formação, e possivelmente emprego ainda que seja modesto mas digno!

É tempo de construir e não de destruir! Ainda que seja com palavras.

Sejamos construtivos é certo que nem tudo vai bem (quase nada) mas nós aqueles que de alguma forma fazem parte da sociedade (e acredito que o façamos todos) temos por obrigação não de criticar compulsivamente mas pressionar a autarquia para fazer mais e melhor.

Anónimo disse...

Ao dt said...

O moderador deste blogue é um autêntico "bota abaixo."
Está constantemente a criticar os anteriores executivos a quem os Lamecenses derem o seu voto por 4 vezes seguidas.
A oposição para conseguir vencer desta vez teve de se aliar. Portanto foram dois contra um.
O que interessa é que só faltam 3 anos para eles desaparecerem, pois só vieram para estragar o que estava feito.
Nove meses já lá vão e nem um prego...
Portanto esses é que são os verdadeiros derrotistas de que fala o dt.

Anónimo disse...

É verdade. Este moderdor bota abaixo tudo o que não foi feito nos últimos anos. Bota abaixo Lamego não ter um parque infantil, bota abaixo Lamego não ter um hospital, bota abaixo Lamego só ter um acesso à A24, bota abaixo Lamego não ter uma zona industrial, bota abaixo Lamego não fomentar o turismo, bota abaixo Lamego não ter uma estratégia de crescimento, bota abaixo tudo e todos os que acham que Lamego evoluiu muito nos últimos anos.
És um bota abaixo moderador!

Biblioteca Escolar disse...

DT, dou-lhe inteira razão! A cidade de Lamego era umas das mais importantes e desenvolvidas cidades do interior. Pena que ao longo do século XX os politicos e não só tenham deixado a cidade cair num beco e num marasmo dificil de sair. A cidade precisa de um parque industrial, promover o turismo, de um pavilhão multiusos, de uma biblioteca municipal nova ou adaptada, obras, mais obras em prol do desenvolvimento da cidade para que os nossos filhos possam cá ficar futuramente. Lamego precisa das suas gentes vivas e cheias de vitalidade, com ánimo, com criticas positivas e construtivas. Necessita de pessoas capazes de planificar , de lançar objectivos concretos, firmes.
Eu não nasci em Lamego, nasci em Gondomar, distrito do Porto, mas como habitante actualmente de Lamego, defende a cidade e espero que todos habitantes também.

Anónimo disse...

Meus Srs. o que é que vós, cidadãos desse Município, podeis fazer para melhorar essa bela e outrora também “minha” Cidade?

Tem de ser este o pensamento e a atitude de Munícipes activos e exigentes e não outro!

Quantas Assembleias Municipais cada um de vós já participou/assistiu?
Quantas cartas já enviaram ao vosso Presidente da Câmara mostrando respeitosamente o vosso descontentamento?
Quantas vezes preencheram o livro de reclamações acessível/obrigatório existente (ou não) na Câmara Municipal pelos maus serviços prestados à comunidade ou a cada um de vós que é atendido na referida Câmara?

Podereis dizer:
As Assembleias são normalmente a horas não compatíveis com o emprego de cada um ou vedadas aos Munícipes!
Para quê enviar cartas se elas não chegam ao destinatário!
Dá muito trabalho preencher uma reclamação, e muitas vezes não o sabemos fazer!

Aí está!

Já tentaram alguma vez?
Já se mostraram interessados em saber juridicamente as formas das reclamações e as bases dessas mesmas reclamações?

Pois é Meus Srs. ser um Munícipe interessado e activo é mostrar tanto ao Município como ao País que estamos interessados, exigentes e presentes em todas as decisões que esses “Senhores” (colocados no lugar que ocupam por “nós”) tomam.

Penso que será a minha humilde contribuição por um, agora Munícipe de Sintra, outrora um fervoroso defensor de Lamego e de tudo o que essa Cidade representa.

Um abraço a todos os que amam a Cidade de Lamego e a melhor arma para aqueles que “Botam a Baixo” incondicionalmente é o desprezo.

DT

Anónimo disse...

É assim mesmo...

Desprezo para os "Bota Abaixo" como o moderador deste blog.

Anónimo disse...

Se fosse há um ano atrás, o Betinho já tinha encharcado o seu pasquim, com fotografias daquelas autênticas "latrinas" que se espalham pelo centro da cidade.
Uma na Av.Dr.Alfredo de Sousa enfrente ao Banco Totta, outra à frente do Soldado Desconhecido e mais duas no jardin da A.Visconde Guedes Teixeira.
Exalam um cheiro pestilento sentido por quem passa perto.
Por aqui se vê o critério deste artista que bate o record de processos em tribunal, razão porque está sempre do lado errado.
Será que o Betinho perdeu a máquina fotográfica???
Razão tem o meu amigo Pancrácio que diz que ele nem jornaleiro é, quanto mais jornalista....

Anónimo disse...

Realmente voces têm muito que se queixar, estiveram lá dezenas de anos e nada fizeram. NADA, e quando sairam deixaram, isso sim, a cidade e arredores numa miséria!!

Ainda ontem pessei pela Adega, tem um cruzamento que não lembra ao diabo, uma estrada até lá que é uma vergonha, a estrada para a a A24 outra vergonha, não fizeram UMA ÚNICA RUA OU AVENIDA NOVA!!! Nem uma zona industrial que qualquer terriola tem, souberam fazer... Tristes...

Quando chegaram as eleições fizeram uma rotunda com 3 faixas...
Durante o voço tempo Lamego perdeu 8% da população, perdeu o 2ª lugar como cidade do distrito agora já é Tondela a 2ª, onde se fez obra nos ultimos anos! O Teatro foi a vergonha que foi, só conseguiram gastar dinheiro numa tela gigante...

Eu não tenho a ver com partidos, mas gosto de Lamego e tenho olhos na cara! O que é que vocês querem!? o poder outra vez!? É para isso que todas as semanas insultam o presidente no vosso jornal? Ide trabalhar! Ou pelo menos deixai os outros trabalharem!!!

Anónimo disse...

Ó obras said!?

Então está tudo tão mal feito e em nove meses ainda não corrigistéis nada???
Que tendes andado a fazer durante todo esta tempo, a papar almoços e merendolas???
Tendes que trabalhar muito para chegar aos calcanhares dos ultimos executivos.
Dizia ontem alguem que por 4 vezes seguidas os lamecenses deram o voto ao PS... porquê???
E deste vez se não fosse a coligação apanhavéis um tal banho...
Concorrei sózinhos nas próximas... Mostrai a vossa força...
Nem de porrada sois fartos.
Lamego agora é que está a atrazar-se em relacção ao resto do país.
Vens falar da Câmara do Marta?
Desconheces que ele vos mandou às... Favas???
Afinal acabas por não dizer nada das "latrinas", do roubo do Mercedes, das fárias que os lamecenses pagaram à TÉTé na Áustria, da morte da Feira Medieval e da Bienal da Prata, do assalto à Comissão de protecção de menores e de tantas, tantas outras coisas.
Tende vergonha de tanta asneira em tão pouco tempo...

Anónimo disse...

Não percebeste, pois não, não é mal feito, é NÃO FEITO!!! PERCEBES!? Sabes o que é isso!?!? Se não, dá-me exemplos de obras feitas nos ultimos 8 anos sem ser uma rotunda e um pavilhão! Anda lá aponta-as no terreno!?

Tiveram que ser estes a começar o teatro a vossa grande obra de fachada!?!?
Por acaso passei agora por um dos 2 unicos cruzamentos que fizeram, aquelas mal feitos, e o da N2 está corrigido...

E quanto ao resto, espera... sabes bem que as coisas demoram, mas não é 8 anos claro!!! Existem projectos em andamento, já verás...
Os ultimos 8 anos tiraram-vos a moral para falarem...

Eleições? Qualquer pessoa ganha sempre duas vezes, o Zé ia ficando na primeira, lembras-te 6 votos de diferença... Agora se o candidato que ganhou fosse mais conhecido voces levavam uma abada!!
Ide trabalhar, e deixai de empatar..

Anónimo disse...

Observador, isso é tudo muito mau, mercedes, bienal, etc. Mas para os lamecenses o que interessa mesmo e o desenvolvimento da sua terra, e o pior é voces não terem feito obras e terem deixado 26 milhões de euros de divida!? Em que é que foi gasto esse dinheiro!?

Anónimo disse...

Estes nabos continuam a chamar de burros a todos os lamecenses que durante dezasseis anos escolheram para dirigir os destinos da Câmara, os candidatos do PS.

Já muita gente aqui disse que se ganharam desta vez, deve-se à coligação de direita, que foi cozinhada entre os dois partidos PPD e CDS.
Se assim não fosse e com os, mais 700 votos, que o candidato do PS obteve, o banho tinha sido de tal ordem que nunca mais secavéis

Mas estas contas são um bocado complicadas para as vossas mentes, daí a dificuldade em serem. por vós, compreendidas.

Então cabe na cabeça de alguém que os lamecenses votassem em quem não tivesse feito obra?
Mais uma dôr de cabeça para esta gente.

Então na altura das eleições as pessoas não conheciam o Xico Lopes?
Mas agora já o conhecem bem demais, tantos foram os atropelos cometidos em tão pouco tempo, que se tornou comnhecido além fronteiras.
Leiam os jornais diários dos últimos dias sobre a Bienal da Prata. E então o misterioso desaparecimento do Mercedes, que a acontecer num outro qualquer país, já o pessoal da Câmara estava a milhas.

Quanto ás obras, levar-me-ía muito tempo estar aqui a enunciá-las, mas o importante não é que vocês as conheçam,mas sim os lamecenses.

O anónimo da 1:02 faz-me rir com aquela dos 26 milhões...
Ó fernando quantas vezes é preciso explicar-te. Julguei que atingias com mais facilidade.

Quanto a trabalhar melhor seria mandares trabalhar os teus amigos e correlegionários da Câmara que esses sim, ganham bem e durante nova meses na fizeram.

E já agora não te esqueças das " latrinas", mal cheirosas que os teua amigos colocaram no centro da cidade. São para enfeitar?
Estão mesmo a condizer...
E não se esqueçam também do lixo que está a alastrar por toda a cidade.

Anónimo disse...

Ó ATENTO SAID... da 01:45.

Não percas tempo com estas inteligências balofas.
Eles não atingem.

Anónimo disse...

FRANCISCO LOPES = JOSÉ ANTONIO
PRECISAMOS DE UMA 3ª VIA.

Anónimo disse...

MELHOR QUE O XICO LOPES PODE SER... O...GILÓ

Anónimo disse...

O Sinhor variador do licho já beio das vacances?

Intão porque ispera para barrer o licho.

Toka a travalhar.

Biblioteca Escolar disse...

É preciso uma cidade forte, com pessoas inteligentes, hábeis e com ideias para fazer obras.
É preciso obras, mais obras para que a cidade cresça.

Anónimo disse...

Não é com esta malta...

Anónimo disse...

Será por causa do plano inclinado do Santuário e da amputação feita à fotografia de Nossa Senhora dos Remédios, que só foram distribuidos meia dúzia de cartazes das festas/2006 ???

Ou não houve dinheiro para fazer mais? (também não pode chegar para tudo).

E o programa? Será que sai antes das festas?

Anónimo disse...

Na Terça-Feora encontrei a TéTé em Viseu.

Disse-me que tinha ido ver os ciclistas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Corrijo "Terça-feira".

Anónimo disse...

Onde é que o copitos do Lourenço da Junta, meteu a água da Fonte do Almedina?
Então agora não vai à Câmara insultar o presidente como o fez com o anterior, acompanhado com a escumalha da pior espécie que existe em Lamego?
É natural que ele esteja pouco interessado com a água, porque o que ele gosta é de vinho.
Haja um pouco de decoro e de personalidade.
Nem que seja para tapar os olhos, como é habitual nesta gente, dê uma satisfação à população sobre este assunto.
E de futuro sejam educados com os outros, porque mais cedo ou mais tarde vira-se o feitiço contra o feiticeiro.
Os que na altura foram insultados por esta canalha deviam agora reclamar, só que da parte destes há outra educação e outra cultura.
Não se misturam com arruaceiros.
E esta é mais uma do executivo que nós temos a governar-nos.

Anónimo disse...

NUNCA ESCREVI NESTE BLOGUE NEM NOUTRO QUALQUER.
PASSO POR CÁ DE VEZ EM QUANDO SÓ PARA LÊR.
TENHO REPARADO QUE QUASE TODOS OS DIAS HÁ UMA ASNEIRA NOVA COMETIDA PELOS SENHORES DA CÃMARA.
FORAM AS NOTICIAS SOBRE A FONTE DO ALMEDINA, QUE POR AÍ CORREM, QUE ME FIZERAM VIR PROTESTAR CONTRA O QUE O PRESIDENTE DA JUNTA DE ALMACAVE E O PRESIDENTE DA CÂMARA ESTÃO A FAZER.
GOVERNEM COM DIGNIDADE.
SE NÃO SABEM OU NÃO TÊM DIGNIDADE, ENTÃO DEMITAM-SE.

Anónimo disse...

Então naõ foi o EX PRESIDENTE, SIM O EX, Que autorizou a construção quela obra, ABERRAÇÃO DE OBRA, que o real gastronomia está a construir? têm a memória MUITO CURTA.

E FOI ESTA CONSTRUÇÃO QUE ESTRAGOU A ÀGUA.


A CULPA É DO EX PRESIDENTE.

Anónimo disse...

E JÁ AGORA O CARTAZ...

QUE DIZER...~

A MEU VER....





É O MELHOR CARTAZ DE TODOS OS TEMPOS.




MAIS NADA,.


QUEM NÃO GOSTAR... MAME NA OUTRA MAMA, he! he! he!


Parabéns ó Cabral, tá MUITO FIXE estes PACÓVIOS que moram nesta ALDEIA COM MUITAS CASAS, têm que aprender muito para perceberem de ARTE E DESIGN. PARABÉNS

Anónimo disse...

Estes Cabrais são uns crómos.
Continuam a fazer a festa... a deitar os foguetes... e a apamnhar as canas.
Julgam que os outros não percebem.
Então fazer um cartaz das festas de Lamego, igual ao da Règua e ao do Bairral de Penude é alguma aventura???

Não sei como a Comissão de Festas foi nisso.

Anónimo disse...

Será que o PROGRAMA DAS FESTAS só vai sair depois destas começarem???

É o ano em que vai sair mais tarde.

Já com o cartaz foi a mesma coisa...

Anónimo disse...

Tenho um pedido importante a fazer ao menino Betinho.

O menino que é dono de um pasquim da Régua, podia fazer o favor de tirar umas quantas fotografias áqueles barracos, que parecem capoeiras, e que estão espalhados pela baixa da cidade, e encharcar o seu pasquim com elas.
Realmente aquilo fica tão mal, tão mal, e cheiram tão mal, tão mal, que na altura das festas vão levar os forasteiros a pensar que são retretes e pimba...toca de fazer ali as necessidades...
Para não deixar ficar mal os seus amigos e compinchas deste executivo, pode mesmo dizer que isto é obra do Zé António...
Mas faça isso por favor, como fazia quando estavam em funções os executivos anteriores
Eu depois gratifico-o... Tá bem???

Anónimo disse...

Será que o programa das festas sai antes destas começarem, ou vai acontecer como o programa eleitoral da coligação que só saíu depois das eleições?

E já agora, as capoeiras são para ficar?

Anónimo disse...

Como já viste meu BURRO, o programa já saiu, agora só espero que tenha tanta sorte quanto o programa da COLIGAÇÃO, porque graças a ele correram com a corja que estava na câmara, E TAMBÉM GRAÇAS A DEUS...

Anónimo disse...

BURRO?

Vê lá se alguém da tua familia houve

Anónimo disse...

rectifico...OUVE

Anónimo disse...

Como já viste meu BURRO, o programa já saiu, agora só espero que tenha tanta sorte quanto o programa da COLIGAÇÃO, porque graças a ele correram com a corja que estava na câmara, E TAMBÉM GRAÇAS A DEUS...