A Câmara de Lamego contestou hoje o estudo que a coloca na lista de autarquias que pagam às empresas de construção com prazos superiores a 12 meses, assegurando que está a regularizar as dívidas de Agosto passado.
No entanto, em comunicado hoje divulgado, a Câmara de Lamego assegura estar «a proceder ao pagamento de todas as dívidas contraídas junto de fornecedores e empreiteiros relativas ao mês de Agosto de 2006», ou seja, «com um intervalo de atraso de apenas quatro meses».
A autarquia, liderada por Francisco Lopes, ressalva que o actual quadro financeiro é «bem distinto» do que existia em 2005, quando «herdou do anterior mandato uma dívida global de cerca de 11 milhões e 700 mil euros (verificada a 31 de Outubro de 2005)». «Nessa altura, o pagamento a fornecedores era concretizado com um intervalo de 15 meses de atraso, enquanto que os compromissos a industriais de obras públicas eram saldados com um intervalo ainda mais dilatado, de 22 meses de atraso», refere.
No entanto, depois de ter conseguido «acordos de pagamento directamente com as empresas credoras ou através de instituições bancárias (em regime de factoring)», a autarquia conseguiu regularizar a dívida referente ao período 2002/2005 aos empreiteiros e outros fornecedores.
«A negociação da dívida, de montantes superiores a 20 mil euros, envolveu acordos num valor global de 2.292.602,66 euros, abrangendo 23 fornecedores e empreiteiros. O teor destes acordos estipula o recebimento da totalidade da dívida por parte dos credores, suportando estes o pagamento de juros a instituições bancárias de cerca de 3%», explica.
Neste âmbito, a Câmara paga a dívida mensalmente aos bancos sem juros, durante três anos.
O município chegou ainda a acordos directos com seis fornecedores e empreiteiros para o mesmo período, «num montante correspondente a 982.227,25 euros, recebendo estes a dívida em causa mensalmente sem juros», esclarece.
O município chegou ainda a acordos directos com seis fornecedores e empreiteiros para o mesmo período, «num montante correspondente a 982.227,25 euros, recebendo estes a dívida em causa mensalmente sem juros», esclarece.
Desta forma, entre Novembro de 2005 e Dezembro de 2006, a autarquia pagou «cerca de 1 milhão e 400 mil euros de dívida contraída até 31 de Outubro de 2005 e ainda toda a facturação referente a autos de obras públicas, de Novembro de 2005 a Julho de 2006». Fonte: Diário Digital / Lusa
22 comentários:
CANTAS MUITO BEM, MAS................NÃO ME ALEGRAS!!!!!!!!!!!
Não sei se canta ou não, mas agrada-me saber que estamos no bom caminho. A arte de saber como pagar dívidas comprova-o.
Se fosse a ti não tinha tanto a certeza.
A montanha pariu um rato...
Wolf, nota-se mesmo que és um atrasado mental.
Coitadito.
Chego a ter pena de ti, da tua ignorância, da tua doença.
Caro Wolf.
Acabo de reparar que já não tens cura, infelizmente...
ALGUÉM ME SABA DIZER O QUE SE ESTÁ A PASSAR COM AS CONTAS DA COMISSÃO DE FESTAS DOS REMÉDIOS DE 2006 ???
POR FAVOR CONTEM-ME.
pa kuandu uma votação sobre o melhor bar da cidade?!!! s bem k só exixte um d verdade,ne? bar cooperativa de consumo!!!
pa kuandu a votação do melhor bar da cidade??? s bem k n existem dúvidas ké o bar cooperativa de consumo!!!
Nesta terra onde só há papalvos e onde o executivo é do mais patético que conheço, para que querem determinados serviços.
Isso é dar pérolas a porcos.
Mas esta gente merece alguma coisa ???
Realmente a que votou PS não merece muito...
Engraçado, antes tínhamos dividas e não tínhamos obra, agora temos obra e estamos a pagar as dividas...
Então nem os incompetentes dos Cabrais, nem a nódoa negra do Wolf, sabem dizer o que se passa com as contas da Comissão de Festas 2006 ???
Ou é por o presidente da camara ser também o presidente da Comissão de Festas ???
continuamos à espera dos teus sábios esclarecimentos! mas desta vez não inventes...
Já que tanto insistem aí vai a última sobre as contas das Festas: apresentam um saldo negativo de 35 mil euros ou seja cerca de 7 mil contos na moeda antiga.
Enquanto a anterior Comissão pagou uma série de dívidas de anos anteriores e conseguiu ainda transitar de 2005 para 2006 com um saldo positivo de 3 mil euros, a actual Comissão desbaratou esse saldo, gastou o subsídio anual da Câmara e deixou um deficit com a realização de umas festas de "trampa".
A quem vamos pedir responsabilidades? É lógico que será ao Presidente da dita Comissão que, por acaso, é o Xico Lopes.
Xii granda treta...
Não espanta ninguém o que se está a passar com as contas da Comissão de Festas 2006.
Com aquela gente, já era de esperar.
Razão, tiveram os antigos elementos não quererem colaborar com esta comissão.
E ainda não sabemos tudo...
Como é que pode ser, umas festas com qualidade muito inferior às de 2003, 2004 e 2005, terem ficado num balúrdio ???
Aqui há gato !!!!!!!!
Não sei das contas, mas acho que nunca umas festas deram lucro, nem é para isso que elas são feitas. E para mim as festas de 2006 foram superiores ás outras.
Ou andas cego ou não percebes nada disto.
Há quantos anos não viamos uma "merda " de festas como as do ano passado.
Ou julgas que os lamecenses não têm olhos para ver?
AFINAL, NINGUÉM SABE PARA ONDE FOI A MASSA ?
Voces falam como se enganassem alguém! As festas foram iguais as anteriores, são sempre a mesma coisa!! O dinheiro se calhar faltou como se calhar faltou nas outras!
estes gajos só pensam em festas? Numa festa todos os fundos adquiridos serão para as despesas relacionadas com as festas. Agora no meio disso tudo há-de haver alguem que "xuxe", principalmente quando não há uma contabilidade clara e devidamente organizada, com todas asdespesas e proveitos devidamente justificados.
Mas enfim, viva Lamego, viva Portugal!
...ah! porque afinal o que ao povo interessa é bombos e foguetes, o resto já é outra festa.
Enviar um comentário