Lamego, no ano de reabertura do seu Teatro Municipal, apresenta pela primeira vez o seu Festival Internacional de Piano, com grandes intérpretes portugueses e estrangeiros em quarto semanas de concertos e uma Masterclasse de Piano.
A programação desta primeira edição privilegia a disponibilização ao público do Festival de oportunidades de contacto com pianistas de reconhecido mérito e reportórios de inegável qualidade artística.
Dos jovens pianistas virtuosos estrangeiros ao pianista português António Rosado cuja brilhante carreira celebra 30 anos e do pianista oriundo de Vila Real, Nuno Pereira ao concertista e investigador musicológico, Ângelo Martingo, o I Festival Internacional de Piano de Lamego conta com a presença de grandes pianistas da actualidade provenientes de variadas escolas interpretativas.
Os recitais de piano colocarão à disposição dos ouvintes reportórios que atravessam o património cultural pianístico com obras compostas originalmente para piano e com transcrições para este instrumento versátil.
O Teatro Ribeiro Conceição possui um piano de concerto Grotrian-Steinweg, construído por encomenda em 1927, cujo restauro devolveu a sua sonoridade envolvente, muito característica da época. Estes pianos são, de há muito, famosos pela sua sonoridade e beleza tímbrica constituindo mais uma razão para partilhar com o público este património cultural de Lamego.
Nos dias 26 e 27 de Julho, pelas 21h30 o Teatro Ribeiro Conceição abre as portas a Tae-Hyung Kim (Coreia do Sul), Tian Yang Wang (China), Timur Gasratov (Ucrânia) e Ksenia Morosova (Rússia) – jovens pianistas vencedores de vários concursos internacionais, que apresentarão programas de elevada exigência técnica e virtuosismo. FONTE: NOTÍCIAS DO DOURO