terça-feira, julho 17, 2007

SUSPEITAS ARQUIVADAS

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu arquivou uma queixa contra a Câmara de Lamego, que tinha sido acusada de favorecimento no procedimento para a constituição da parceria público/privada que vai construir o futuro pavilhão multiusos.

A decisão do Tribunal foi hoje divulgada pela autarquia (PSD/CDS-PP) que, em nota de imprensa, lembra que a queixa tinha sido apresentada pelo vereador do PS Pedro Miguel Torres.

Segundo disse, a Procuradoria da República considerou "não haver qualquer elemento nos autos" que permita "concluir ter havido qualquer favorecimento da Câmara Municipal", nem "qualquer desfavorecimento da Empresa Ferreira Construções S.A." (segunda classificada), no âmbito do procedimento público de selecção da empresa privada para a constituição de uma parceria público/privada.

O procedimento público tinha sido lançado pela empresa municipal Lamego Convida.

Acrescentou ter enviado para o Tribunal "cópia de todos os documentos relacionados com o procedimento em causa", tendo este considerado que não existiam nos autos elementos que permitissem concluir que a Câmara tinha "praticado qualquer ilegalidade" que o levasse a intervir.

Por outro lado, a autarquia refere que a Procuradoria da República "considera que a questão suscitada não possui os requisitos necessários à intervenção do Ministério Público", uma vez que "não estão em causa quaisquer interesses públicos relevantes", nem "a defesa da legalidade democrática, mas apenas e tão só os interesses dum particular, que nem sequer é queixoso nos autos".

Neste âmbito, o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, afirmou que Pedro Miguel Torres "deve aos membros do júri do concurso, bem como aos membros do executivo municipal, especialmente aos do PS, que foram maltratados neste processo, um veemente pedido de desculpas".

"Deve, também, uma cuidada explicação aos lamecenses sobre a motivação da sua conduta, se se deveu a interesses do consórcio preterido ou simplesmente a razões políticas", acrescentou.

Francisco Lopes considera que a "gravidade da situação" reside no facto de o vereador socialista estar "na posse de todos os elementos e informações", tendo agido "de forma iníqua contra a câmara de que faz parte e contra os seus colaboradores e funcionários que integraram o júri do concurso". Fonte: LUSA

36 comentários:

Anónimo disse...

o eng. francisco lopes é uma pessoa honesta!é um ilustre de lamego!todos os lamecences se orgulham dele!

Anónimo disse...

Gostava de saber em que dia começam as festas dos remédios e se já há cartaz, nos outros anos por esta altura já havia.

Anónimo disse...

O Texto que colocaram para que fosse comentado, é de facto ilucidativo do papel que desempenham alguns elementos do PS na nossa autarquia. Felizmente que a decisão em apreço foi tomada por um órgão de soberania. O que dirão desta vez alguns elementos do PS?....Será que também aqui houve favorecimento?....Tal é esta situação como a situação da vereadora Drª. Teresa, em que o Presidente do Instituto de emprego, pessoa afecta ao PS, deu a entrevista que se teve oportuniddae de ler a um dos jornais locais, são situações incómodas para o PS, mas cada um tira as ilações que deve tirar. Há coisas que eram desnecessárias....

Anónimo disse...

Honesto até pode ser... não conheço a pessoa. Agora ilustre de Lamego???!!!
De Lamego??!!
Motivo de orgulho para os Lamecenses??
Por favor!
Daqui a uns anos até o poderemos julgar como um dos melhores autarcas que Lamego teve, mas para isso é preciso dar tempo ao tempo. Não é em dois anos... e não basta o "betão" para isso!

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Bom autarca (ainda q mal acompanhado...), sim! Agora, Ilustre de Lamego??? Juízo! Esse Senhor n é de cá. "Cada macaco no seu galho!" Quanto ao Pedro Torres, parece-me q deu um passo maior q a perna...

Anónimo disse...

Afinal o Torres tem é mt leria.....
Mais uma derrota do Ps local
Força XL!!!!
Tu até es uma bom presisente mas a corja que te acompanha... estraga tudo
Espero que nas proximas escolhas melhor os teu parceiros de equipa...

Anónimo disse...

o torres é um triste pal mandado do ze antonio!mais uma derrota para o ps local!

Anónimo disse...

Esse tal Torres,
É de Lamego?
Onde vive?
O que faz da vida?
Onde para?
Quem são os seus amigos?

Não será mais um a querer destaque, para mamar na porca da politica?

Anónimo disse...

Nada de foguetes.
O Eng Torres cumpriu um dever de cidadania. Teve acesso a um documento que punha em causa um procedimente e enviou a duvida para quem de direito. Até aqui muito bem.O tribunal em face de documentos entendeu que todo o processo está correcto. Até aqui tudo bem.
Não percebo o alarido do Presidente da Câmara. O tribunal só disse que não houve ilegalidade, coisa a que todos os autarcas estão obrigados. Por isso o Eng Torres só contribuiu para a confirmação dessa legalidade. Mas o processo ainda não acabou. Vamos aguardar que as outras entidades confirmae o que o tribunal disse. Se assim for tudo bem. Mas pode acontecer que assim não seja. E depois que dirá o Presidente. Nestas coisas é preciso ter alguma prudencia, porque situações de ilegalidades tem lá o Presidente facturas e requisições do Gamandio aos montes sem que ninguém saiba que autorizou. Ou não é verdade sr Presidente. E as dividas do BODEGUITAS AO EMpreiteiro . Quem as está a pagar. O melhor é não levantar ondas porque se uma inspecção entra na CAMARA não sei o que vai encontrar. Para não falar na Magueijeira que troca requisições por dinheiro. Não sabiam. Então na próxima digo o resto.

Anónimo disse...

2:41 ?

o torres tá com dores?
ou és tu zé tó?
vai a magueijeira que pode ser qu'ela te dê dinheiro por elas!

Anónimo disse...

O Eng. Torres é um bocadinho gabarola demais, mas no fundo até é boa pessoa. Quando se livrar de ser pau mandado do Prof. Zé António e se coligar definitivamente ao Dr. Conde pode ser muito útil à cidade.

Anónimo disse...

Tenham calma, senhortes da Câmara. Não deitem foguetes que a procissão ainda nem sequer vai no adro.

O ultimo a rir é o que ri melhor.

É que vocês estão metidos em muitas embrulhadas, das quais não se vão safar.

Aguardemos...

Anónimo disse...

DR Conde á presidencia... Já!!!

Anónimo disse...

E... aguardem que, para breve, o BUDEGUITAS vai meter o rabinho entre as pernas... Vai ser pior que o 11 de Setembro...

Anónimo disse...

Até mete dó, aquela de terem convidado a INCOMPETENTE da TéTè, para a administração da Lamago Convida.
Por aqui se vê como anda o executivo lamecense.

Sou comerciante da Avenida 5 de Outubro e estou cheio de obras até à ponta dos cabelos.

Anónimo disse...

Então corta-o.

Anónimo disse...

Só nesta triste terra...

Anónimo disse...

Depois qdo tiveres uma "AVENIDA" já vais encher a carteira...

Anónimo disse...

Os XUXAS andam aflitinhos, é só obras a florescerem nesta "PACATA" Cidade Verde. Em 16 anos de POLEIRO nada fizeram e agora andam AFLITINHOS. O eng. Xico Lopes, sabe mais a dormir que os XUXAS todos acordados.

Anónimo disse...

Mal vai Lamego... Condes? Torres? Parece que andamos a brincar com a politica...
Essa gente precisa é de trabalhar... pra mamar já basta os que estão na camara...

Anónimo disse...

Anónimo das 9:31.
Da maneira que falas parece teres algum caso com o Xico Lopes!!!
Olha... casa-te com ele.

Anónimo disse...

Qualquer tonto e basta ser tonto para fazer o que faz o Xico Lopes, agora o que o torres fez é preciso ter os tomates no sítio... não se esqueçam que o Pinto da Costa também veio dizer que os processos foram arquivados e depois é que foram elas.
Lá para as fritas conversamos

Anónimo disse...

Na página electrónica da Câmara Municipal de Lamego pode-se ler a notícia “MAIOR SUGURANÇA NO ACESSO À ESCOLA BÁSICA 2/3 DE LAMEGO”. É com grande satisfação que me sinto, ao ver que esta zona está ser alvo de obras de requalificação urbanística de modo a garantir maior segurança aos MORADORES e ALUNOS que diariamente passam por ali. Só espero é que desta vez a câmara não se esqueça de colocar as protecções na rotunda funil, pois esta também está nas imediações da escola e representa um perigo constante para as pessoas e para alguns animais que por ali passam.

Anónimo disse...

POR FAVOR VOLTEM A ACTIVAR O BLOG MEIA LARANJA.

LAMEGO PRECISA DELE.

Anónimo disse...

Expliquem-me o porquê...

O Presidente da Câmara tira pelouros ao Amandio.
O Amandio põe o presidente e o Pinto nas ruas da amargura e já à muito não acompanha o presidente.
O Pinto descasca no Amandio e diz que é um incompetente.
O Pinto dá forte e feio no Coutinho, seu adversário nas eleições da concelhia do CDS/PP.
O Presidente deixa a administração da Lamego ConVida que se pensava que fôsse para o Coutinho mas que acaba por ir para a TéTé.
O Coutinho está na prateleira.
A TéTé que anda atrapalhada com a auditoria ao IEFP, embora o aldrabão do Betinho tente deitar poeira para os olhos dos lamecenses, já foi 3 vezes a Lisboa na companhia do Xico Lopes, para tentar safar-se deste tremendo problema.
Ninguém se entende e o Amândio promete partir a louça e retirar o apoio do PSD local ao presidente.
Ainal quem me ajuda a decifrar tudo isto ???

Anónimo disse...

COLOQUE-SE UMA BRUXA NOS CORREDORES DO EDIFICIO DA CÂMARA.

Anónimo disse...

bruxas é o que á mais na casa grande. Quanto ao PSD Lamego, o Gamandio, não manda sozinho, ele que se cuide, tambem lhe passam a perna num instante.

Anónimo disse...

Eu já tinha avisado aqui á 3 semanas que o amandio estava para ir para a parteleira. O pinto manda no xl e este faz o que ele quer é um banana um frouxo. Chico vais acabar mal, e não tarda nada.

Anónimo disse...

O jornal do betinho esta para a camara, pior que o avante está para o partido comunista. Betinho és um imbecil não tens deontologia, só sabes falar fazer não é contigo. és um lembe botas, o que tu fazes para viver, não tens dignidade nem caracter. Pira-te desta terra, vai-te embora.

Anónimo disse...

Que eu saiba ele é nascido e criado em Lamego, agora tu... deves ser de colo do pito.

Anónimo disse...

Nascido e criado aonde ???
Felizmente que Lamego não quer gente desta.

Se ele tivesse vergonha na puta da cara já tinha emigrado para a Sibéria.

Esse individuo é um nojo, simplesmente...

Anónimo disse...

gente sem nivel que escreve asneiras

Anónimo disse...

Consta que este ano não vai haver Festas em Lamego.

Anónimo disse...

O ANO PASSADO A PSEUDO-COMISSÃO DE FESTAS FEZ DESAPARECER 40.000 EUROS.
É NATURAL QUE ESTE ANO TENHAM QUE ENCOLHER O ORÇAMENTO.

Anónimo disse...

O COMILÃO DO ROÇADO, NEM DIZ NADA SOBRE AS FESTAS.

Anónimo disse...

ilustre de lamego???lol

da Régua, talvez