sábado, outubro 14, 2006

PROPOSTA DE LEI DAS FINANÇAS LOCAIS

Depois das várias tentativas da maioria dos autarcas de forçarem o Governo a voltar atrás, e depois dos ataques da oposição, o executivo levou esta semana, à Assembleia da República, a proposta da nova Lei das Finanças Locais. O poder autárquico do distrito de Viseu, composto por 16 câmaras do PSD, quatro coligações PSD/CDS-PP e quatro do PS, está na sua maioria “revoltado” com a nova lei.
O aumento da desertificação que o Interior tem sido vítima, o impedimento de contratar novos trabalhadores, os benefícios dados aos concelhos mais populosos, o problema do endividamento e a “diminuição” da autonomia do poder local, são as principais críticas apontadas à proposta do executivo de José Sócrates. (...)
Ao contrário de Fernando Ruas que, com frequência, expressa a frase: “a saúde financeira de Viseu está bem e recomenda-se”, há muitos autarcas a braços com dificuldades em amortizar milhões de euros e que verão as contas complicadas com a entrada em vigor da nova Lei.
“No Concelho de Lamego, que está muito atrasado em termos de infraestruturas e equipamentos, afectará todas as áreas, nomeadamente as mais básicas como o abastecimento de água e saneamento, as acessibilidades, a requalificação urbana e os equipamentos elementares como biblioteca, piscinas cobertas e outros que ainda não existem”, desabafa o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, para quem “a única vantagem desta lei seria a redução do défice público a partir do controlo do endividamento autárquico, o que não acontecerá porque o contributo do poder local para o défice público já é positivo”.(...)
FONTE: JORNAL DO CENTRO

9 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmente se os municípios não fossem antros de corrupção o país estaria bem melhor de finanças. Ao contrario daquilo que o presidente da associação de municípios Fernando Ruas diz não existir, devia dar-se ao trabalho de provar o mesmo.

Todos sabemos que a falta de transparência nos actos administrativos é notória. As vinganças pessoais são mais que muitas, a falta de escrúpulos é evidente em todas as decisões municipais. Portanto para se ser honesto não basta parecer, tem de ser transparente e não esconder nada a ninguém:

Por isso espero que um dia o castigo desta gentinha reles e mesquinha seja severo.

Anónimo disse...

O CHIQUINHO QUERIA ERA MAIS E MAIS EUROS PARA GASTAR EM FESTANÇAS, PORCOS, VISITAS A ESPANHA ....

Anónimo disse...

Para que querem as Câmaras do distrito de Viseu, ligadas ao PSD e CDS mais dinheiro?

Para o gastarem em almoços e jantares?
Para andarem a festejar aniversários da vergonha?

Para aumentarem os ordenados dos presidentes e respectivos capangas?

Para pagar as dividas dos amigos?

As verbas haviam de ser reduzidas a 50% às Câmaras que estragarem dinheiro como a de Lamego.

Anónimo disse...

Estimados Lamecenses, caros concidadãos, mais uma vez tenho a ousadia de levantar aqui algumas questões e responda-me quem souber, se é que alguém sabe:
1º- Expodouro - volvidos quase 20 anos desde a sua primeira edição, e após as últimas edições que foram por demais deprimentes e redutoras do verdadeiro potencial económico e turístico de todo o Douro Sul, que atitude a Organização deveria tomar:
a) Reformular e relançar;
b) Passar a bianual e reformular;
c) Não Realizar.

2º- Sabiam que apesar do Sr. Professor José António Almeida Santos, anterior Presidente da Câmara anunciar por diversas vezes que o Concelho de Lamego estava coberto,quase a 100%, pela rede de distribuição de água e saneamento básico, isso é mentira e VERDADE VERDADINHA, é que em pleno século XXI D.C., existem muitas habitações que ainda não usufruem "desse LUXO básico", inclusivé bem junto aos Paços de Concelho de Lamego, e referimo-nos a algumas Habitações da Rua da Seara!...Que pensa fazer o actual executivo?!...
3º- Não acham lastimoso o estado do pavimento da Av. 5 de Outubro, artéria por onde circulam cerca de 90 e tal % dos veículos que entram e saiem de Lamego!... Para quando a sua total repavimentação?
4º- Já que este executivo anda a fazer obras no Cemitério de Santa Cruz, questiona-mos, para quando a sua ampliação?Obra no nosso entender à muito necessitada?
Bem Concidãdãos, por hoje é tudo e sabemos que mais uma vez muitos discordaram da nossa opinião, mas muitos mais são aqueles que a subscrevem. Tenho dito!...

Anónimo disse...

Cada amostra de obra... uma tainada.

Eh.Eh.Eh.

Anónimo disse...

Este Wolf é o Fernando Cabral...

Anónimo disse...

Este Wolf é o Fernando Cabral...

Anónimo disse...

Muito sinceramente agradeçemos as duas respostas, mas, continuamos sem saber para quando a ampliação do cemitério de Santa Cruz, porque no concerne ao proprietário do terreno, já à muito éramos conhecedores da sua posição!...Mas continuamos sem resposta para a resolução do problema!...Damos um conselho, e porque não construir um novo Cemitério no perímetro da Junta de Freguesia da Sé, devidamente equipado com as infra-estruturas de apoio e prevendo possíveis necessidades de ampliação daqui a vinte e tal anos...No nosso entender," não podemos ter só a cabeça para separar as orelhas!...", desculpem-nos a ousadia do comentário anterior, mas é só para darmos um "puxão de orelhas ao autor(es) da resposta, é que não basta dizer alguma coisa, é necessário saber do que se fala e apresnetar soluções para os problemas, com cabeça, tronco e membros, que os munícepes apresentam!...Para além disso, não podemos actuar conforme os "Caprichos e interesses particulares" pretendem, mas acima de tudo e de uma vez por todas quem envereda por ocupar um lugar público, deve de facto servir a causa pública de forma rigorosa.
Em relação à pavimnentação da Av. 5 de Outubro, a questão que formulamos era muito precisa e baseava-se num ponto essencial que temos a amabilidade de reproduzir em maiúsculas PARA QUANDO A SUA %REPAVIMENTAÇÃO? - Responda quem souber!...
Espanta-nos ainda o facto de o autor(es) da resposta terem ignorado as outras duas questões que formulamos!...Mas entendemos quem não sabe ou não tem opinião, não se deve pronunciar sem se documentar/informar!...Ficamos à espera de resposta!...Tenho dito, com aquele abraço Amigo, mas jamais se esqueçam, não queremos prejudicar Lamego nem os Lamecenses, esqueçam as guerrinhas particulares, deixem de olhar para o vosso umbigo e recoloquem Lamego no Mapa!...

Anónimo disse...

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo que só vivia para
brilhar.
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em
desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada.
No terceiro dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que te vou
comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?

- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!
Este é dedicado aos CABRAS que não brilham mas apenas são as cobras deste burgo!